Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
É POSSÍVEL TER QUALIDADE NA OFERTA EM EaD?
2
SUMÁRIO Introdução Objetivo Referencial Teórico
Procedimentos Metodológicos Apresentação e discussão dos resultados Conclusões
3
INTRODUÇÃO Incompatibilidade da Qualificação do Trabalhador com vagas do Mercado. Administração Pública: necessidade de funcionários qualificados para o atendimento ao cidadão. Desafios para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública em EaD: Aceitação no meio acadêmico e mercado de trabalho para graduação tecnológica. Resistência de vários segmentos com relação à EaD.
4
OBJETIVO Descrever a metodologia desenvolvida para a criação e implantação de um Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, na modalidade de EaD, em padrões elevados.
5
REFERENCIAL TEÓRICO Base legal:
Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Referenciais de Qualidade da Educação Superior a Distância. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância. Base teórica para a Qualidade de cursos em EaD: Interatividade Comunicação
6
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Escolha do Coordenador do Curso com experiência em Administração Pública (em atividades fora da educação). Instituição de uma Equipe Multidisciplinar com experiência em educação e no setor público. Definição da Organização Didático-Pedagógica (dimensões - Técnica-científica e Política). Construção do Perfil Profissional do Egresso. Construção do Projeto Político-Pedagógico do Curso, Currículo e Ementário.
7
APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Organização didático-pedagógica prevê uma disciplina por mês em curso modular. Elemento central: Material Didático impresso (MDI), ou seja, Caderno de Estudo com todo conteúdo curricular em linguagem simples, clara e objetiva, com exercícios, ilustrações, reflexões e sugestões bibliográficas e atividades complementares. MDI em consonância com os recursos tecnológicos de modo evitar a falta de interação professor-aluno.
8
Plano de Estudo para cada disciplina, elaborado pelo professor e tutor.
CD ROM : apresentação da disciplina, Mapa Mental, apresenta cinco vídeo- aulas correspondente ao semestre e leituras complementares. É importante para o Acolhimento do aluno ao curso. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): oferece espaço para fórum de discussão; biblioteca; mensagens; tira-dúvidas; ambiente de grupo; sala de aula chat; e comunicação por . Biblioteca virtual em parceria com a Pearson. Aula presencial (terceiro domingo da disciplina)
9
CONCLUSÃO Avaliações do MEC. Pontos Fortes:
Proposta Pedagógica; Organização Didático-Pedagógica; Infraestrutura; Corpo Docente e a Tutoria. Ponto a corrigir: Embora o curso tenha uma Biblioteca Virtual e seja a distância, a maior crítica é a falta da biblioteca com livros em função da quantidade de alunos.
10
FIM OBRIGADO Professor Antonio Fernando Vieira Ney
AVM Faculdade Integrada Telefone (21)
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.