A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenhos do processo de pesquisa qualitativa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenhos do processo de pesquisa qualitativa"— Transcrição da apresentação:

1

2 Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Capítulo 15 Desenhos do processo de pesquisa qualitativa

3

4 Objetivos da aprendizagem
Ao concluir este capítulo, o aluno será capaz de: Compreender a relação tão próxima existente entre a seleção da amostra, a coleta e a análise dos dados, e a concepção do desenho ou “abordagem” da pesquisa no processo qualitativo. Conhecer os principais desenhos ou “abordagens” gerais na pesquisa qualitativa. Entender a diferença entre os desenhos qualitativos e os desenhos quantitativos.

5 Desenhos de pesquisa qualitativa: um comentário prévio
Cada estudo qualitativo já é um desenho de pesquisa. No enfoque qualitativo o desenho representa a abordagem geral que iremos utilizar no processo de pesquisa.

6 Quais são os desenhos básicos da pesquisa qualitativa?
Teoria fundamentada. Desenhos etnográficos. Desenhos narrativos. Desenhos de pesquisa-ação. 6

7 Desenhos de teoria fundamentada
O desenho de teoria fundamentada utiliza um procedimento sistemático qualitativo para gerar uma teoria que explique num nível conceitual uma ação, uma interação ou uma área específica. O pressuposto básico do desenho da teoria fundamentada é que as proposições teóricas surgem dos dados obtidos na pesquisa, mais do que dos estudos anteriores. Fornece um sentido de compreensão sólido porque se “encaixa” na situação estudada, pode ser trabalhada de maneira prática e concreta, é sensível às expressões dos indivíduos do contexto considerado, além de conseguir representar toda a complexidade que surge durante o processo

8 Tipos de desenhos de teoria fundamentada:
Desenho sistemático. Desenho emergente.

9 Desenhos de teoria fundamentada: desenho sistemático
Enfatiza o uso de certos passos na análise dos dados, cuja principal característica é que os dados são categorizados com codificação aberta, depois as categorias resultantes são organizadas num modelo de inter-relações (codificação axial), que representa a teoria emergente e explica o fenômeno em estudo.

10 Esquema de desenho sistemático

11 O desenho emergente No desenho emergente efetuamos a codificação aberta e é dela que surgem as categorias, que são conectadas entre si para construir a teoria. No final, o pesquisador explica essa teoria e as relações entre categorias. A teoria nasce dos próprios dados, não é forçada em categorias.

12 Desenhos etnográficos
Os desenhos etnográficos pretendem descrever e analisar ideias, crenças, significados, conhecimentos e práticas de grupos, culturas e comunidades. Podem ser bem amplos e abranger a história, a geografia e os subsistemas socioeconômico, educacional, político e cultural. A etnografia implica a descrição e a interpretação profundas de um grupo ou sistema social ou cultural.

13 Classificação dos desenhos etnográficos I
Desenhos “realistas” ou mistos. Desenhos críticos. Desenhos clássicos.

14 Classificação dos desenhos etnográficos II
Desenhos microetnográficos. Estudos de casos culturais. Meta-etnografia.

15 Desenhos narrativos Nos desenhos narrativos o pesquisador coleta dados sobre as histórias de vida e as experiências de certas pessoas para descrevê-las e analisá-las. Os desenhos narrativos podem se referir a: Toda a historia de vida de um indivíduo ou grupo. Uma passagem ou época dessa história de vida. Um ou vários episódios. Classificação: a) de tópicos, b) biográficos e c) autobiográficos.

16 Desenhos de pesquisa-ação
A finalidade da pesquisa-ação é resolver problemas cotidianos e imediatos e melhorar práticas concretas. Seu propósito fundamental é trazer informação que oriente a tomada de decisões para programas, processos e reformas estruturais.

17 Desenhos de pesquisa-ação
Características principais: A pesquisa-ação envolve a transformação e a melhoria de uma realidade. Parte de problemas práticos e vinculados com um ambiente. Implica a total colaboração dos participantes na detecção de necessidades. As três fases essenciais dos desenhos de pesquisa-ação são: observar (construir um esboço do problema e coletar dados), pensar (analisar e interpretar) e agir (resolver problemas e implementar melhorias).

18 Desenhos básicos da pesquisa-ação

19 Outros desenhos Desenhos fenomenológicos: experiências individuais subjetivas dos participantes.

20 Exercício Quanto a sua formulação do problema de pesquisa qualitativa: qual desenho você utilizaria como abordagem principal do estudo? Discussão: quais são as vantagens de cada tipo de desenho qualitativo?


Carregar ppt "Desenhos do processo de pesquisa qualitativa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google