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Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Qualificação da Atenção.

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1 Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Qualificação da Atenção ao Pré-Natal e Puerpério, na ESF Boca D’Agua, Uibaí-Ba Especializando: Luiza Carla Gonçalves Dourado Orientadora: Cristiane Ribeiro da Silva Castro

2 Introdução Importância da ação intervencionista na unidade:
Oferecer uma assistência de qualidade, à mulher durante um período fisiológico de sua vida; Avaliar a execução do programa na unidade (captação e acompanhamento das gestantes,agendamento compartilhado das consultas, realização do acolhimento,práticas de atividades educativas,formas de registros e execução das ações pelos profissionais).

3 Introdução Caracterização do município:
Uibaí: localizado no sertão nordestino,com quase hab., zona rural maior que a urbana; Economia: agrícola, serviço público e comércio; Saúde: 4 ESF’s, 1 hospital de pequeno porte, laboratório municipal e os serviços pactuados; NASF e CEO: implantação; Não possui serviço de PN de alto risco no município.

4 Introdução Caracterização da UBS Boca D’Agua:
Localizada na zona rural, com população adistrita de 2677 pessoas e destas 25 gestantes; Predomínio casas de tijolo,energia elétrica,água da embasa,fossa asséptica, renda do bolsa família e agricultura, utilização de serviços do SUS e média de 4 pessoas/casa;

5 Introdução Caracterização da UBS Boca D’Agua:
Estrutura física de acordo com o Estado todos os cômodos necessários e equipe completa; Responsável por mais 7 povoados, com 3 postos satélites; População adistrita, demanda agendada, agenda compartilhada, acolhimento,PN baixo- risco, HIPERDIA,coleta de preventivo, puericultura, PF, atividades educativas e VD.

6 Introdução PN na UBS antes da ação de intervenção:
Boa adesão e cobertura; Equipe qualificada/acolhimento; Agenda compartilhada; Atividades de grupo; Falta de local para registros específicos; Informalidade na avaliação dos dados e informações Distanciamento entre ESF e gestão.

7 Objetivo geral Melhorar a atenção à mulher durante o período da Pré-Natal e puerpério, na Unidade de Saúde da Família Boca D’Agua, situada no município de Uibaí- Ba.

8 Objetivos específicos
Ampliar a cobertura de Pré-Natal; Melhorar a adesão ao Pré-Natal; Melhorar a qualidade da atenção ao Pré- Natal e puerpério realizado na unidade; Melhorar registro das informações; Mapear as gestantes de risco; Realizar promoção da saúde;

9 Metas Para a ampliação da cobertura de PN na unidade, foi recomendado:
Aumentar a cobertura das gestantes da área com pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) para 95%; Garantir a captação de 95% das gestantes no primeiro trimestre de gestação; Para a melhora na adesão ao PN, foi indicado: Garantir consulta em dia de acordo com os períodos preconizados pelo protocolo para 95% das gestantes;

10 Metas Para a melhoria da qualidade da atenção prestada na unidade, foi apontado: Realizar pelo menos um exame ginecológico em 90% das gestantes durante o pré-natal; Realizar pelo menos um exame de mamas em 95% das gestantes durante o pré- natal;

11 Metas Para a melhoria da qualidade da atenção prestada na unidade, foi apontado: Garantir a 100% das gestantes a prescrição de suplementação de sulfato ferroso e ácido fólico conforme protocolo; Garantir a solicitação de 100% dos exames preconizados pelo protocolo do Ministério da Saúde;

12 Metas Garantir que 95% das gestantes completem o esquema da vacina antitetânica e realizem pelo menos duas doses da hepatite B; Garantir avaliação de saúde bucal em 50% das gestantes durante o pré-natal; Realizar exame de puerpério em 90% das gestantes entre o 30o e 42o dia do pós- parto;

13 Metas Para a melhoria dos registros, foi preconizado:
Manter registro na ficha espelho de pré- natal/vacinação em 90% das gestantes; Manter registro de IMC em e ficha-espelho em 90% das gestantes; Para a realização do mapeamento das gestantes de risco, foi proposto: Monitorar a realização de avaliação de risco gestacional em 90% das gestantes;

14 Metas Para a efetivação da promoção à saúde, foi sugerido:
Garantir a 90% das gestantes orientações nutricionais durante a gestação; Promover o aleitamento materno junto a 90% das gestantes; Orientar 95% das gestantes sobre os cuidados com o recém-nascido;

15 Metas Orientar 95% das gestantes sobre anticoncepção após o parto;
Orientar 95% das gestantes sobre os riscos do tabagismo e do uso de álcool e drogas na gestação.

16 Metodologia De acordo com cada eixo pedagógico:
Monitoramento e avaliação: Cobertura do PN; Início no 1º trimestre; Periodicidade das consultas; Realização dos exames, vacinas e avaliação bucal; Registros de dados; Risco gestacional.

17 Metodologia Organização e gestão do serviço:
Acolhimento, agendamento e cadastro precoce das gestantes; Busca-ativa das faltosas; Sistema de alerta para o não cumprimento de item referido pelo protocolo; Preenchimento correto das fichas utilizadas; Identificação das gestantes de risco.

18 Metodologia Engajamento público:
Informações sobre benefícios e importância da realização do PN; Orientações sobre coleta de preventivo, exame das mamas e vacinas; Confirmar os direitos das gestantes durante a realização do PN.

19 Metodologia Qualificação da prática clínica:
Capacitar equipe sobre o protocolo da assistência ao PN de baixo risco, seu manejo e importância; Treinar a equipe para correto preenchimento das fichas de PN.

20 Metodologia Logística Protocolo utilizado:
1.1 Manual de atenção ao PN de baixo risco, 2012; 1.2 Capacitação da equipe neste protocolo; 1.3 Realização do acolhimento às gestantes; 1.4 Agendamento do acompanhamento subsequente, durante a consulta.

21 Resultados Universo da intervenção: 25 gestantes;
No 1º mês: 13 gestantes; No 2º mês: 17 gestantes ; No 3º mês: 18 gestantes; No 4º mês: 25 gestantes.

22 Resultados Indicadores 1. Proporção de cobertura de PN na unidade.

23 Resultados 2. Proporção de gestantes com início do PN no 1º trimestre.

24 Resultados 3. Proporção de gestantes com as consultas de PN de acordo com os períodos preconizados pelo protocolo.

25 Resultados 4. Proporção de gestantes com exame ginecológico em dia.

26 Resultados 5. Proporção de gestantes com exame das mamas em dia.

27 Resultados 6.Proporção de gestantes com prescrição de suplementação de sulfato ferroso conforme o protocolo.

28 Resultados 7.Proporção de gestantes com prescrição de suplementação de ácido fólico conforme o protocolo.

29 Resultados 8. Proporção de gestantes com todos os exames laboratoriais preconizados na primeira consulta.

30 Resultados 9. Proporção de gestantes com a vacina antitetânica em dia.

31 Resultados 10. Proporção de gestantes com a vacina contra hepatite B em dia.

32 Resultados 11. Proporção de gestantes com avaliação de saúde bucal.

33 Resultados 12. Proporção de gestantes com exame de puerpério entre o 30º e 42º dia de pós-parto.

34 Resultados 13. Proporção de gestantes com registro em ficha-espelho.

35 Resultados 14. Proporção de gestantes com registro de IMC em ficha-espelho.

36 Resultados 15. Proporção de gestantes com avaliação de risco gestacional na 1ª consulta.

37 Resultados 16. Proporção de gestantes que receberam orientação nutricional.

38 Resultados 17. Proporção de gestantes que receberam orientação sobre AME.

39 Resultados 18. Proporção de gestantes que receberam orientação sobre cuidados com o RN.

40 Resultados 19. Proporção de gestantes que receberam orientação sobre anticoncepção pós-parto.

41 Resultados 20. Proporção de gestantes que receberam orientação sobre riscos do tabagismo, álcool e drogas.

42 Discussão Importância da intervenção para a equipe: Mais capacitada;
Mais competente em ações e orientações; Melhora na assistência direta às gestantes; Maior complementaridade entre as ações executadas pela equipe.

43 Discussão Importância da intervenção para o serviço:
Mais dinâmico (ficha-espelho e complementar); Avaliações sistemáticas e programadas; Reorganização da agenda; Implantação do acolhimento na UBS; Mais resolutivo, em seu nível de governabilidade; Maior aproximação da gestão com o serviço.

44 Discussão Importância da intervenção para a comunidade:
Maior orientação sobre a necessidade e benefícios da realização do PN; Co-participação no atendimento à gestante (atendimento programático, prioridades, urgência e emergência).

45 Discussão Possibilidade de incorporação da ação ao serviço:
Ao final da intervenção essas práticas já faziam parte da assistência.

46 Reflexão crítica Desenvolvimento do curso em relação às expectativas:
Maior aprendizado sobre a atenção básica: X Solução para os problemas que já existiam; Pensamento crítico diante das situações; Sensibilização dos usuários sobre o objetivo da ESF; X Responsabilização dos usuários pela manutenção e reabilitação de sua saúde.

47 Reflexão crítica Significado do curso para a prática profissional:
Aquisição de ferramentas que ajudam na sensibilização da comunidade; Melhoria das ações que já eram executadas; Posicionamento crítico diante das ações que vinham sendo executadas na rotina; Mais confiança na execução das ações/assistência prestada.

48 Reflexão crítica Aprendizados relevantes:
Não desistir diante dos empecilhos; Avaliar criticamente a condução das minhas próprias ações na assistência; Otimização do tempo; Não parar de estudar/aperfeiçoar.

49 Obrigada!


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