A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Faculdade de Medicina Especialização em Saúde da Família Turma VI Qualificação da Atenção ao Pré-Natal e Puerpério na Unidade Básica de Saúde Januário Gomes Ferreira, Barras-PI Ravena Lopes de Sousa Orientador: Ailton Gomes Brant Teresina, 2015

2 Introdução Segundo Brasil (2012) assistência ao pré-natal adequada deve oferecer a detecção e a intervenção precoce das situações de risco, bem como um sistema ágil de referência hospitalar; Situação do serviço antes da intervenção: Dia específico para atendimento, utilização de um protocolo de atendimento, registros inadequados, não se conhecia a cobertura de puérperas da área; não fazia parte da rotina da equipe ações programadas; Importância da ação programática;

3 Introdução Características do município
População: habitantes; Rede de Saúde 15 - Unidade Básica de Saúde (UBS); 17 - Equipes de Saúde da Família; 1 - Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); 1 - Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF); 1 - Hospital Municipal Leônidas Melo; População da UBS: 3.200

4 Introdução Características da Unidade Básica de Saúde
Recepção (acentos de alvenaria para os pacientes, balcão, estante, ventiladores e balança para adultos); Um único banheiro; Dois consultórios, um médico e outro para a enfermeira e é também utilizado como sala de vacinas; Uma farmácia e uma outra sala destinada a realização de pequenos procedimentos (desativada)

5 Objetivo 2.1 Objetivo geral
Melhorar a atenção ao pré-natal e ao puerpério na UBS do Januário Gomes Ferreira, Barras- PI.

6 Metodologia Ações 3.1 Detalhamento das Ações
Ações organizadas em 04 eixos: Eixo 1: Monitoramento e avaliação; Eixo 2: Organização e Gestão do Serviço; Eixo 3: Engajamento Público; Eixo 4: Qualificação da Prática Clínica;

7 Metodologia Logística
Capacitar a equipe e distribuir as tarefas de cada um deles; Adotar o protocolo do Ministério da Saúde (2012); Adotar ficha espelho disponibilizados pelo PROVAB; Disponibilizar 35 fichas espelho e 35 fichas complementares; A médica semanalmente iria manter a planilha de dados atualizada;

8 Resultados e discussão

9 Resultados referentes ao Pré-natal
Relativos ao objetivo 1: Ampliar a cobertura de Pré-natal Meta 1.1: Alcançar 100% de cobertura das gestantes cadastradas no Programa de Pré-natal da unidade de saúde Figura 1: Proporção de gestantes cadastradas no Programa de Pré-natal da Unidade Básica de Saúde Januário Gomes Ferreira. Barras-PI.

10 Resultados referentes ao Pré-natal
Relativos ao objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizado na Unidade de Saúde; Meta 2.1: Garantir a 100% das gestantes o ingresso no Programa de Pré-Natal no primeiro trimestre de gestação; Figura 2: Gráfico indicativo da proporção de gestantes captadas no primeiro trimestre de gestação. Unidade Básica de Saúde Januário Gomes Ferreira. Barras-PI

11 Resultados referentes ao Pré-natal
Relativos ao objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizado na Unidade de Saúde; Meta 2.2: Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes; Figura 3: Proporção de gestantes com pelo menos um exame ginecológico por trimestre da Unidade Básica de Saúde Januário Gomes Ferreira. Barras-PI.

12 Resultados referentes ao Pré-natal
Relativos ao objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizado na Unidade de Saúde; Meta 2.3: Realizar pelo menos um exame de mamas em 100% das gestantes; Meta 2.4: Garantir a 100% das gestantes a solicitação de exames laboratoriais de acordo com protocolo Meta 2.5: Garantir a 100% das gestantes a prescrição de suplementação de Sulfato Ferroso e Ácido Fólico conforme protocolo. Atingimos em todos os três meses de intervenção 100% do grupo alvo.

13 Resultados referentes ao Pré-natal
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizado na Unidade. Meta 2.6: Garantir que 100% das gestantes completem o esquema da vacina antitetânica. Figura 4: Proporção de gestantes com o esquema da vacina antitetânica completo da Unidade Básica de Saúde Januário Gomes Ferreira. Barras-PI.

14 Resultados referentes ao Pré-natal
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizado na Unidade; Meta 2.7: Garantir que 100% das gestantes completem o esquema da vacina de Hepatite B. Figura 5: Proporção de gestantes com o esquema da vacina de Hepatite B completo da Unidade Básica de Saúde Januário Gomes Ferreira. Barras-PI.

15 Resultados referentes ao Pré-natal
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizado na Unidade Meta 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das gestantes durante o pré-natal; 100% das gestantes foram orientadas quanto a higiene bucal nos três meses da intervenção.

16 Resultados referentes ao Pré-natal
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizado na Unidade; Meta 2.9: Garantir a primeira consulta odontológica programática para 100% das gestantes cadastradas; Figura 6: Proporção de gestantes com primeira consulta odontológica programática da Unidade Básica de Saúde Januário Gomes Ferreira. Barras-PI.

17 Resultados referentes ao Pré-natal
Objetivo 3: Melhorar a adesão ao pré-natal Meta 3.1: Realizar busca ativa de 100% das gestantes e faltosas às consultas de pré-natal. Nos três meses de intervenção as gestantes faltosas foram buscadas em 100% dos casos.

18 Resultados referentes ao Pré-natal
Relativos ao objetivo 4: Melhorar o registro do programa de pré-natal; Meta 4.1: Manter registro na ficha espelho de pré-natal/vacinação em 100% das gestantes; Relativos ao objetivo 5: Realizar avaliação de risco; Meta 5.1: Avaliar risco gestacional em 100% das gestantes 100% das gestantes nos três meses da intervenção tiveram os seus registros adequados e também foram avaliadas quanto aos riscos.

19 Resultados referentes ao Pré-natal
Objetivo 6: Promover a saúde no pré-natal; Meta 6.1: Garantir a 100% das gestantes orientações nutricionais durante a gestação; Indicador 6.1: Proporção de gestantes que receberam orientação nutricional Meta 6.2: Promover o aleitamento materno junto a 100% das gestantes. Indicador 6.2: Proporção de gestantes que receberam orientações sobre aleitamento materno. Meta 6.3: Orientar 100% das gestantes sobre os cuidados com o recém-nascido (teste do pezinho, decúbito dorsal para dormir); Indicador 6.3: Proporção de gestantes que receberam orientação sobre cuidados com o recém-nascido.

20 Resultados referentes ao Pré-natal
Meta 6.4: Orientar 100% das gestantes sobre anticoncepção após o parto; Indicador 6.4: Proporção de gestantes orientadas sobre anticoncepção após o parto. Meta 6.5: Orientar 100% das gestantes sobre os riscos do tabagismo e do uso de álcool e drogas na gestação; Indicador 6.5: Proporção de gestantes orientadas quanto aos riscos do tabagismo e sobre o uso do álcool e outras drogas. Meta 6.6: Orientar 100% das gestantes sobre higiene bucal. Indicador 6.6: Proporção de gestantes que receberam orientações sobre higiene bucal. Para todas as metas do sexto objetivo, atingimos os 100%.

21 Resultados referentes ao Puerpério
Objetivo 1: Ampliar a cobertura da atenção a puérperas; Meta 1.1: Garantir o cadastro das puérperas no programa de Pré-Natal e Puerpério da Unidade de Saúde consulta puerperal antes dos 42 dias após o parto; Figura 7: Proporção de puérperas com consulta até 42 dias após o parto. da Unidade Básica de Saúde Januário Gomes Ferreira. Barras-PI.

22 Resultados referentes ao Puerpério
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade. Meta 2.1: Examinar o abdome em 100% de puérperas cadastradas no Programa Meta 2.2: Examinar as mamas em 100% das puérperas cadastradas no Programa; Nos três meses de intervenção 100% das puérperas realizaram um exame do abdome e das mamas.

23 Resultados referentes ao Puerpério
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade. Meta 2.3: Realizar pelo menos um exame ginecológico em 100% das puérperas; Meta 2.4: Avaliar o estado psíquico em 100% das puérperas cadastradas no Programa; Nos três meses da intervenção 100% das puérperas realizaram exame ginecológico e foram avaliadas quanto ao seu estado psíquico.

24 Resultados referentes ao Puerpério
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade. Meta 2.5: Examinar as intercorrências em 100% das puérperas cadastradas no Programa; Meta 2.6: Prescrever a 100% das puérperas um dos métodos de anticoncepção. Nos três meses da intervenção 100% das puérperas foram examinadas em relação as intercorrências e também receberam a prescrição de algum método contraceptivo.

25 Resultados referentes ao Puerpério
Objetivo 3: Melhorar a adesão das mães ao puerpério; Meta 3.1: Realizar busca ativa em 100% das puérperas que não realizaram a consulta de puerpério até 30 dias após o parto; Nos três meses da intervenção 100% de buscas ativas foram realizadas para as puérperas faltosas.

26 Resultados referentes ao Puerpério
Objetivo 4: Melhorar registro das informações Meta 4.1: Manter registro na ficha de acompanhamento do Programa 100% das puérperas. Indicador 4.1: Proporção de puérperas com registro na ficha de acompanhamento do Programa. Nos três meses de intervenção alçamos 100%.

27 Resultados referentes ao Puerpério
Objetivo 5: Promover a saúde das puérperas. Meta 5.1: Orientar 100% das puérperas sobre os cuidados com o recém-nascido; Indicador 5.1: Proporção de puérperas orientadas sobre os cuidados com o RN. Meta 5.2: Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa sobre aleitamento materno exclusivo; Indicador 5.2: Proporção de puérperas que receberam orientações sobre aleitamento materno. Meta 5.3: Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa de Pré-Natal e Puerpério sobre planejamento familiar; Indicador 5.3: Proporção de puérperas orientadas sobre planejamento familiar. Nos três meses de intervenção alçamos 100% para essas metas.

28 Discussão A intervenção proporcionou melhorias na cobertura, nos registros, na cobertura vacinal e nas ações de promoção e prevenção a saúde; Facilidades e dificuldades ; Incorporação das ações previstas à rotina do serviço;

29 Reflexão Crítica Contribuiu para o entendimento sobre a articulação entre o sistema de saúde, suas várias esferas de gestão e as instituições formadoras; Colocou em evidência minha formação para a área da saúde; Mudou minha concepção hegemônica tradicional para uma concepção construtivista, incentivando a produção de conhecimento nos serviços.

30 GRATA PELA ATENÇÃO!!


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google