A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeções Cartográficas – “A arte na construção de mapas”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeções Cartográficas – “A arte na construção de mapas”"— Transcrição da apresentação:

1 Projeções Cartográficas – “A arte na construção de mapas”
PROF. André T. Neto

2 O que são sistema de PROJEÇÕES?
Fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica (elipsoidal), em coordenadas planas, mantendo correspondência entre elas. O uso deste artifício geométrico das projeções consegue reduzir as DEFORMAÇÕES, mas nunca eliminá-las.

3 TIPOS MAIS COMUNS DE PROJEÇÕES
A maioria dos mapas é feita a partir da projeção dos meridianos e paralelos curvos da esfera terrestre numa das figuras geométricas abaixo.

4 Qual é a melhor projeção cartográfica para representar a Terra?
2.3 TIPOS DE PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS: PLANA CILINDRICA CÔNICA A melhor maneira de representar a superfície da Terra é por meio de globos, nos quais se conservam exatamente as posições relativas de todos os pontos e as dimensões são apresentadas em uma escala única.

5 1 - PROJEÇÃO PLANA, POLAR OU AZIMUTAL
Executadas a partir de um plano tangente sobre a esfera terrestre; o ponto de tangência se torna o centro dessa representação cartográfica. As áreas próximas a esse ponto de tangência apresentam pequenas deformações; entretanto, as mais distantes são muito distorcidas.

6

7 UTILIZAÇÃO As projeções azimutais são as mais usadas geopoliticamente, pois podem realçar o "status" de um país em relação aos demais da Terra. Os agentes da globalização, como os bancos internacionais e as transnacionais, dão preferência à projeção azimutal, colocando evidentemente o ponto de tangência em suas sedes, nos países centrais.

8 2 - PROJEÇÃO CILINDRICA Elas apresentam o inconveniente de deformar as superfícies nas altas latitudes, mantendo as baixas latitudes em forma e dimensão mais próximas do real.

9 PROJEÇÃO CILÍNDRICA Se caracterizam por apresentarem os paralelos e os meridianos retos e perpendiculares entre si. Elas são as projeções mais utilizadas e conhecidas. As duas projeções cilíndricas mais conhecidas são as de Mercator e a de Peters. Entre elas vamos traçar um quadro de diferenciações, embora sejam do mesmo tipo de projeção.

10 MERCATOR X PETERS DIFERENTES VISÕES DO “MUNDO”
São os mapas-múndi mais usados. Ambos feitos a partir de projeções cilíndricas. MERCATOR (1569) PETERS (1973)

11 PROJEÇÃO DE MERCATOR - CONFORME
A projeção de Mercator é a mais antiga. Foi criada no século XVI, quando se iniciou o processo de expansão da burguesia mercantil européia sobre o mundo. Reflete, pois, uma ideologia eurocentrista – para a Europa convergiam os espaços da produção e circulação desde o século XVI até a II Guerra Mundial. Mercator fez uma projeção cilíndrica conforme, isto é, não deformou os ângulos de latitude e longitude, portanto as distâncias angulares e lineares (estas no Equador) são precisas.

12 PROJEÇÃO DE PETERS - EQUIVALENTE
A projeção de Arno Peters surgiu apenas em 1973, durante a Guerra Fria e as crises petrolíferas que abalaram o mundo. Ideologicamente é uma projeção geopolítica de países subdesenvolvidos, ou seja, os países e continentes são representados relativamente com seu tamanho real, expondo uma idéia de igualdade internacional. Na projeção de Peters, as distâncias e as formas das superfícies foram relegadas a segundo plano, a fim de enfatizar os tamanhos das áreas representadas cartograficamente. Os países e continentes situados em baixas latitudes ficam alongados no sentido N-S, enquanto os situados em altas latitudes ficam como que esgarçados no sentido L-O porque as distâncias angulares entre os paralelos são diminuídas gradativamente do Equador para os pólos.

13 3 – PROJEÇÃO CÔNICA Nesta projeção os meridianos convergem para os pólos e os paralelos são arcos concêntricos situados a igual distância uns dos outros. São utilizados para mapas de países de latitudes médias.

14 Nesta projeção somente é representada um hemisfério de cada vez.
PROJEÇÃO CÔNICA Nesta projeção somente é representada um hemisfério de cada vez.

15 Propriedades geométricas que caracterizam as projeções
Os tipos de propriedades geométricas que caracterizam as projeções cartográficas, em suas relações entre a esfera (Terra) e um plano, que o mapa, são: a) Conformes b) Equivalentes c) Eqüidistantes d) Afiláticas

16 PROJEÇÕES CONFORMES Conservam as FORMAS terrestres (ângulos) em detrimento da área. Um exemplo é a projeção de Mercator.

17 PROJEÇÕES EQUIVALENTES
Mantém as ÁREAS idênticas em detrimento das formas. Um exemplo é a projeção de Peters.

18 PROJEÇÕES EQÜIDISTANTES
Distorcem as áreas e as formas terrestres, mas mantém com precisão as DISTÂNCIA a partir do centro da projeção. Um exemplo é a Projeção Azimutal Eqüidistante.

19 PROJEÇÕES AFILÁTICAS Nas projeções afiláticas as áreas e os ângulos apresentam-se deformados. Um exemplo é a projeção gnomônica, bastante utilizada na navegação náutica.

20 O conhecimento cartográfico
Curvas de Nível O conhecimento cartográfico Prof. André - Geografia

21 Definição Curvas de nível: São linhas que ligam pontos, na superfície do terreno, que têm a mesma cota (mesma altitude). Equidistância – diferença de altitude de duas curvas consecutivas; Altura é diferente de Altitude!!!  altura é em relação ao relevo do local;  altitude é em relação ao nível do mar;

22 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
a) As curvas de nível tendem a ser quase que paralelas entre si. b) Todos os pontos de uma curva de nível se encontram na mesma elevação. c) Cada curva de nível fecha-se sempre sobre si mesma. d) As curvas de nível nunca se cruzam, podendo se tocar em saltos d‘água ou despenhadeiros. e) Em regra geral, as curvas de nível cruzam os cursos d‘água em forma de "V", com o vórtice apontando para a nascente.

23 Carta Topográfica

24 EXEMPLO DE CORTES Ponto cotado 583 580 575 570 565

25 Curva de Nível: interpretação:

26 Curva de Nível: interpretação:
planos em nível curvas de nível

27 Curva de Nível: interpretação:
1- Puxar linhas auxiliares de interseção entre o plano vertical e as curvas de nível; 2- Desenhar linhas horizontais que representam os planos horizontais referentes às curvas de nível, na mesma escala da planta topográfica 3-Identificar as interseções entre as linhas auxiliares e os planos horizontais 4-Traçar a linha que une as interseções identificadas anteriormente 5 10 15 20 25 30 PLANO VERTICAL 5 10 15 20 25 30

28 FINALIDADE E APLICAÇÃO
As curvas de nível permitem uma representação cartográfica do relevo tridimensionalmente de uma superfície para visualização das formas do terreno, importante para aplicações em obras de engenharia: -Terraplenagem; -Edificações; -Estradas; -Áreas ambientais. -Obras sanitárias e hidráulicas; -Agricultura;

29 Curvas de Nível - Agricultura

30 EXERCÍCIOS 01) (UFMG-2007) Analise o mapa topográfico da figura 1, em que estão representados os principais elementos do relevo de um trecho do território brasileiro. Analise, agora, a proposta de zoneamento ambiental da figura 2, para essa mesma área elaborada por uma equipe de especialistas em planejamento territorial:

31 A partir da análise do mapa topográfico e da proposta de zoneamento correspondente, é INCORRETO afirmar que a zona ambiental a) W, devido às características de seu relevo, apresenta potencial para o uso agrícola, com destaque para os cultivos anuais que empregam mecanização. b) X, por se estender pelas margens de rios e abranger nascentes e áreas adjacentes, tem sua proteção assegurada pela legislação ambiental brasileira. c) Y, em razão de sua topografia relativamente plana e da proximidade de cursos de água, apresenta potencialidade para prática de agricultura irrigada. d) Z, graças à declividade suave e à ausência de risco associado a cheias de rios, revela potencial para implantação de equipamentos urbanos.

32 02) (UFU) O mapa topográfico contém informações de relevo, codificadas em curvas de nível, dispostas de forma mais ou menos concêntricas, conforme a representação cartográfica a seguir. A partir das informações contidas na figura, é possível afirmar que no local assinalado pela letra A temos: a) uma depressão. b) as maiores altitudes. c) uma depressão e um lago. d) um rio.

33 03) (UFPR) Considerando a figura a seguir, que representa esquematicamente uma região da superfície terrestre por meio de curvas de nível e onde estão situadas as localidades x e y, é correto afirmar: (01) A área que está representada é uma planície em que o desnível topográfico não ultrapassa 100 metros. (02) Os pontos mais baixos da área representada na figura estão na porção norte. (04) As altitudes máximas da área estão representadas pela curva de nível de metros. (08) Entre as localidades x e y existem duas elevações, separadas por uma área mais baixa com altitude inferior a 600 metros. (16) As curvas de nível, além de representar os desníveis, permitem também inferir as formas de relevo do terreno. Soma ( )


Carregar ppt "Projeções Cartográficas – “A arte na construção de mapas”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google