A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- Introdução à Semiótica -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- Introdução à Semiótica -"— Transcrição da apresentação:

1 - Introdução à Semiótica -
Prof. Marcel Matias

2 Primeiros passos para a Semiótica
O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica é a ciência dos signos. A Semiótica é a ciência geral de todas as linguagens.

3 O século XX viu nascer e está testemunhando o crescimento de duas ciências da linguagem. Uma delas é a Lingüística, ciência da linguagem verbal. A outra a Semiótica, ciência de toda e qualquer linguagem. Distinção entre língua e linguagem. Distinção entre linguagem verbal e linguagem não-verbal.

4 Não nos comunicamos apenas por meio da língua, também nos comunicamos e nos orientamos através de imagens, gráficos, sinais, setas, números, luzes... Através de objetos, sons musicais, gestos, expressões, cheiros e tato, através do olhar, do sentir e do apalpar. Somos uma espécie tão complexa quanto são complexas e plurais as linguagens que nos constituem como seres simbólicos, isto é seres de linguagem.

5 A língua possui alta capacidade de veicular o saber analítico, por isso, muitas vezes ela se sobrepõe a outras linguagens. Mas existem inúmeras outras formas de expressão: rituais de tribos primitivas, desenhos em caverna, dança, música, cerimônias religiosas, pintura, escultura, arquitetura, poesia...

6 Todas essas linguagens se constituem como sistemas sociais e históricos de representação do mundo
Linguagem: formas sociais de comunicação e significação

7 De dois séculos para cá (pós-revolução industrial), as invenções de máquinas capazes de produzir, armazenar e difundir linguagens (a fotografia, o cinema, os meios de impressão gráfica, o rádio, a TV etc). povoaram nosso cotidiano com mensagens e informações que nos espreitam e nos esperam. Para termos uma idéia das transmutações que estão se operando no mundo da linguagem, basta lembrar que ao simples apertar de botões, imagens, sons, palavras (novela, jogo de futebol) invadem nossa casa.

8 Considerando-se que todo fenômeno de cultura só funciona culturalmente porque é também um fenômeno de comunicação, e considerando-se que esses fenômenos só comunicam porque se estruturam como linguagem, pode-se concluir que todo e qualquer fato cultural, toda e qualquer atividade ou prática social constituem como práticas significantes, isto é práticas de produção de linguagem e de sentido.

9 A Semiótica é a ciência que tem por objeto todas as linguagens possíveis.
A vida é uma questão semiótica... DNA.

10 O legado de C. S. Peirce O surgimento de uma “consciência semiótica”... três origens... A origem norte-americana tem como princípio as ideias de Charles Sanders Peirce ( ). Estudioso da Lógica nas mais diversas ciências. Peirce: filósofo e cientista Para Peirce, a Lógica seria um ramo da Semiótica. Semiótica: teoria lógica e científica da linguagem... Semiótica peirciana: filosofia científica da linguagem

11 Outras fontes e caminhos
União Soviética, século XIX, A. N. Viesse-lovski, A. A. Potiebniá, formalismo russo. Curso de Línguística Geral, Ferdinand de Saussure, na Universidade de Genebra, rápida difusão pela Europa.

12 Referência SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, (Primeiros Passos).


Carregar ppt "- Introdução à Semiótica -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google