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Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo

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Apresentação em tema: "Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo"— Transcrição da apresentação:

1 Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04 MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO, ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE GUARAITUBA, COLOMBO/PR Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo

2 Importância da assistência ao usuário idoso
INTRODUÇÃO Importância da assistência ao usuário idoso Identificar os idosos e elaborar ações referentes à promoção da saúde. A avaliação contribuirá para melhoria da qualidade de vida dos usuários.

3 Município de Colombo - PR
INTRODUÇÃO Município de Colombo - PR Originou-se em Fevereiro de 1890 por desmembramento de Curitiba. População estimada em habitantes (IBGE, 2010). 22 Unidades Básicas de Saúde (09 com ESF). ESF: 27 equipes, cobertura de 41,0% da população.

4 INTRODUÇÃO Unidade de Saúde Guaraituba
Localizada na zona urbana do Município. Conta com 04 equipes de ESF. Cada equipe com 1 médico, 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem e 5 ACS. Não há equipe odontológica. População: pessoas. Vínculo com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) através do Programa para Educação do Trabalho em Saúde (PET-Saúde) e residência Multiprofissional em Saúde da Família.

5 Idosos da US Guaraituba
INTRODUÇÃO Idosos da US Guaraituba Não haviam registros de quem e quantos idosos residiam na área de abrangência da Unidade. Não existia um programa que atendesse especificamente esta população.

6 Objetivo Objetivo Geral da Intervenção
Melhorar a atenção à saúde do idoso no Programa Saúde da Família na Unidade de Saúde Guaraituba no município de Colombo, Paraná.

7 Metodologia Público-alvo: idosos moradoras da área de abrangência da unidade Período da intervenção: 16 semanas Protocolos: Caderno de Atenção Básica nº 19, Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde Implantação da ficha-espelho e uso da planilha de coleta de dados Distribuição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

8 Metodologia Ações realizadas: Acolhimento dos idosos.
Cadastramento dos idosos pertencentes à área de abrangência da US. Realização da busca ativa aos idosos faltosos Organização das agendas Capacitação dos profissionais Ações de promoção à saúde (oficinas e esclarecimentos à comunidade) Registro e monitoramento das ações propostas para a intervenção

9 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 1: Ampliar a cobertura de acompanhamento de idosos Meta 1: Ampliar a cobertura dos idosos da área com acompanhamento na unidade de saúde para 40%.

10 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 1: Ampliar a cobertura de acompanhamento de idosos Meta 2: Cadastrar 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção.

11 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 1: Ampliar a cobertura de acompanhamento de idosos Meta 3: Verificar a pressão arterial na última consulta em 100% dos idosos .

12 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 3: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde Meta 4: Realizar avaliação multidimensional em 100% dos idosos

13 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 3: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde Meta 5: Realizar 100% de exames clínicos apropriado em dia.

14 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 3: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde Meta 6: Garantir o com acesso a medicação prescrita.

15 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 7: Manter registro na ficha espelho em dia.

16 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 8: Distribuir a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa a 100% dos idosos cadastrados.

17 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 5: Mapear os idosos de risco da área de abrangência Meta 9: Rastrear 100% das pessoas idosas para risco de morbimortalidade

18 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 5: Mapear os idosos de risco da área de abrangência Meta 11: Realizar avaliação para fragilização na velhice em dia.

19 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 5: Mapear os idosos de risco da área de abrangência. Meta 15: Avaliar a rede social de 100% dos idosos

20 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 6: Promover a saúde Meta 16: Garantir orientações sobre hábitos nutricionais saudáveis.

21 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 6: Promover a saúde Meta 17: Garantir a orientação da prática de atividade física regular a 100% dos idosos.

22 DISCUSSÃO Implementação de atividades com idosos.
Maior envolvimento da equipe no acompanhamento aos idoso. Crescimento profissional. Cobertura na final da intervenção de 67,5%. Melhoria na qualidade da Atenção à Saúde do Idoso. Implantação da Caderneta do idoso. Satisfação da população. Continuidade do trabalho para atingir as metas previstas.

23 REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM
Envolvimento e entrosamento da equipe. Melhoria na qualidade do atendimento. Identificação e captação de todos os idosos acamados na área de abrangência. Reflexão em relação à rotina da U.S. Utilização das ferramentas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Precisamos muito da participação da comunidade para melhorar a qualidade de nosso serviço.

24 REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM
Aprendizados mais relevantes A visualização em uma nova perspectiva do ambiente de trabalho. A vantagem de trabalhar com maior proximidade com os idosos e suas famílias. A diferença que um trabalho integrado entre os profissionais é capaz de fazer em qualquer ambiente de trabalho.

25 Obrigada


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