A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Japão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Japão."— Transcrição da apresentação:

1 Japão

2 Características Físicas
O Japão é um arquipélago constituído por cerca de 3 mil ilhas, sendo as 4 principais: - Hokkaido - Honshu (maior parte da população) - Shikoku - Kyushu

3 O país esta localizado entre o Mar do Japão (oeste) e o Oceano Pacífico (leste).
Esta é uma área de grande instabilidade tectônica e atividade vulcânica. Além de ter seu relevo improprio para o desenvolvimento da atividade industrial o Japão também não possui muitos recursos minerais (matérias primas) para o seu desenvolvimento.

4

5 Características Físicas
O relevo do Japão é formado por cadeia de montanhas (Destaque para o Monte Fuji 3770m). Possui também planícies costeiras. Clima: Se encontra na Zona temperada, ao sul o Japão chega a possuir um clima subtropical. Vegetação: Florestas temperadas. Hidrografia: Rios curtos e acidentados, utilizados para produção de energia hidrelétrica.

6 Possui cerca de 125 milhões de habitantes concentrados em um território que corresponde ao tamanho dos estados brasileiros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além disso a sua população esta muito concentradas nas poucas regiões de planícies costeiras.

7 Era Meiji (1868 – 1912) Em 1603 o Xogunato(grupo de proprietários de terra que detinha grande poder econômico e político) proibiu o cristianismo e isolou o Japão das relações com o mundo ocidental. A partir de 1868 o Imperador Meiji lança o Japão para a modernização e abertura econômica, provocando a perda do poder político-militar dos Xoguns. O país adquiriu tecnologia estrangeira. (adaptação das técnicas industriais ocidentais). Investimentos em bolsas de estudos para estudantes na Europa e Estados Unidos. Criação dos Zaibatsus --> Grandes Monopólios familiares que agrupavam bancos, minas, estaleiros de navios, complexos comerciais e industrias. (Constituíam as bases econômicas do país). Ocorreu a construção de estradas de ferro. Nova organização militar com ajuda dos Franceses e Ingleses. Com essas características , o Japão da era Meiji se lança ao expansionismo imperialista, cravando sua superioridade na Ásia, travando guerras contra a China e a Rússia anexando territórios e formando colônias nos moldes europeus, importantes para alavancar o seu processo de industrialização (matérias primas).

8 Desdobramento Pós II Guerra mundial (1945 – 1951)
Desenvolvimento da economia pós II Guerra Mundial: Com o Japão estando do lado perdedor ao fim da guerra foram impostas profundas reformas ao país pelos estadunidenses: - Reforma agrária nas grandes propriedades. Desmilitarização, exercito japonês fica proibido de intervir externamente, atuando somente como força de autodefesa. - O Japão passa a ser um Estado Laico, antes disso o país tinha uma religião oficial, o xintoísmo, onde o imperador é considerado um deus.

9 Restauração da soberania Japonesa
A partir de 1951 o Japão estabelece sua independência politica e econômica novamente. O imperador Hiroito foi obrigado foi obrigado a renunciar sua divindade publicamente e passou a colaborar com as reformar. - Plano Colombo (Ajuda financeira). Agora o Japão juntamente com a Coreia do Sul no contexto do Mundo Bipolar passam a ser fortes aliados dos EUA no sentido de barrar a expansão socialista na Ásia: - EUA a monta bases militares no Japão.

10 Distribuição Industrial e econômica Japonesa
Parque Industriais concentrados nas planícies litorâneas(principalmente do pacífico) em virtude da dependência do país na importação de matérias primas e de sua economia baseada na exportação. (facilidade logística). O processo de industrialização também fez com que a população se concentrasse mais nas regiões litorâneas. Com isso temos a constituição de uma Megalópole: Região de alto desenvolvimento tecnológico e econômico, com grande concentração urbana, Industrial e infraestrutura.

11

12 Megalópole Tóquio - Osaka
Localizada na ilha de Honshu, o eixo Tóquio- Nagoya-Kyoto-Osaka é considerada a região mais desenvolvida do Japão. Ali se concentram as cidades mais populosas, com cerca de 60% de toda a população do país. Para atender a demanda dessa grande concentração de pessoas essa região possui ótimos serviços de mobilidade urbana (metrôs, trens e ônibus).

13 Reorganização do espaço industrial Japonês 1979
A concentração das Industrias japonesas somente em algumas regiões do território trouxe uma série de problemas ambientais e na qualidade de vida das pessoas que ocupavam essas regiões. O governo Japonês restringe que novas industrias se instalem naquelas localidades e passa a estimular que essas industrias se instalem em outros lugares. Além disso outros fatores motivaram a instalação da Indústria principalmente nos tigres asiáticos e China: Mão de obra abundante e barata. Boa infraestrutura. Leis trabalhistas flexíveis. - Forma de “maquiar” as exportações japonesas que levaram diversas empresas dos países compradores a falência, as exportações passaram a ser remetidas com endereços de outros países.

14 Milagre Japonês A rápida recuperação japonesa após a grande destruição do país no final da segunda guerra ficou conhecida como o “Milagre Japonês”, os fatores responsáveis pela reestruturação do Japão foram: - Grande disponibilidade de Mao de obra barata. Grandes investimentos estatais em educação. Investimentos privados em tecnologia. Modernização dos parques Industriais (antigos Zaibatsus criados na era Meiji). Economia baseada nas exportações, principalmente para os Estados Unidos. - Os valores Confucianos – Autodisciplina e a perseverança principalmente.

15 A Indústria Japonesa e o desenvolvimento econômico
O grande desenvolvimento econômico japonês ocorreu de 1950 até 1990(milagre japonês). sendo 1980 o período de grande prosperidade. Este período foi fundamentado por grandes incentivos do Estado para os Bancos e Indústrias. Os bancos emprestavam muito dinheiro para as industrias a longo prazo e com juros baixos, este processo ajudou a alavancar a industrialização japonesa e dar sustentação para pela conquista de novos mercados no exterior. A indústria Japonesa passa a exercer um enorme domínio tecnológico (microeletrônica, informática e robótica) baseado no modelo Industrial Toyotista (robotização). O Japão passa a possuir grandes grupos industriais: Mitsubishi, Toyota, Nippon, Panasonic, Toshiba.  Grupos com enormes faturamentos que os permitem investir cada vez mais em tecnologia e aplicação da robótica, ocasionando aumento da produtividade e competitividade. No final da década de 1980 a economia Japonesa entra em um processo de declínio

16 Declínio da Economia Japonesa
O milagre japonês durou até o final da década de 1980, o país havia inundado o mundo com seus produtos industrializados tecnológicos. O Japão passou a ser mal visto por alguns países da União Europeia e Estados Unidos, que passaram a adotar medidas protecionistas em relação aos produtos japoneses. - Japão tem uma população inferior aos mercados da União Europeia e Estados Unidos. - A cultura Japonesa não é tão adepta do consumismo como Estados Unidos e União Europeia. Logo seu mercado interno não é forte (Necessita exportar seus produtos).

17

18 Declínio da Economia Japonesa
Os outros países industrializados passaram também modernizar suas produções e copiaram o Japão em sua produção de qualidade e custos. Os Tigres asiáticos passaram a exportar também automóveis (Hyundai), motocicletas e produtos eletrônicos (LG, Samsung) agora com suas próprias industrias competindo com as Japonesas. Este também é o momento da abertura econômica Chinesa, que logo se torna grande potencia industrializada e ultrapassa o Japão no posto de 2ª maior economia do mundo. A China também possui vantagens em relação ao Japão, por possuir grande potencial energético e abundância de matérias primas em seu território.

19

20 Desafios para o futuro O impacto nas exportações fez com que o Japão nas ultimas duas décadas ficasse estagnado economicamente O grande desafio para economia do Japão é dinamizar o seu mercado interno, como é nos Estados Unidos onde a cultura do consumo estimula a competição entre as empresas e gera empregos. Apesar de todos esses problemas, o Japão ainda constitui a 3ª economia mundial.


Carregar ppt "Japão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google