ESTRUTURA DE UM ARTIGO ABNT/NBR 6022 – Maio 2003

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURA DE UM ARTIGO ABNT/NBR 6022 – Maio 2003"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURA DE UM ARTIGO ABNT/NBR 6022 – Maio 2003
Prof. Obertal Almeida, M. Sc. Prof. Odair Lacerda Lemos, M.Sc.

2 Definição É um “texto com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, processos, técnicas e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (ABNT, 1994).

3 Tipos Artigo original: quando apresenta temas ou abordagens próprias. Geralmente relata resultados de pesquisa, estudos de caso etc. Artigo de revisão: quando resume, analisa e discute informações já publicadas.

4 Finalidades Comunicar os resultados de pesquisa, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das instituições a qual servem. Refletir a análise de um dado assunto, num certo período de tempo.

5 Finalidades Servir de meio de comunicação e de intercâmbio de idéias entre cientistas da sua área de atuação. Levar os teste de uma hipótese, provar uma teoria (tese, trabalho científico). Registrar e transmitir algumas observações originais. Servir para rever o estado de um dado campo de pesquisa.

6 A estrutura lógica dos Artigos Científicos
QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS : O quê? Por quê? Para quem? Onde? Quando? Como? Quantos? O que significa? E então? Título Introdução Material e métodos Resultados Discussão Conclusão (MORETTI FILHO, 1982; BARRADAS, 2001)

7 Elementos estruturais
Pré-textuais Título e subtítulo (se houver) Nome do(s) autor(es) Crédito(s) do(s) autor(es) Resumo (no idioma do país) Palavras-chave ou descritores

8 Elementos estruturais
Textuais Introdução Desenvolvimento Conclusão

9 Elementos estruturais
Pós-textuais Título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira Resumo em língua estrangeira Palavras-chave em língua estrangeira Referências Agradecimentos (opcional)

10 Pré-textuais Título é como uma etiqueta, pois visa atrair o leitor na seleção do que lhe interessa. Assim, o trabalho será lido, discutido e citado, e desta forma, irá contribuir para o desenvolvimento da ciência.

11 Pré-textuais TÍTULO – o que deve ser evitado:
gíria, neologismos, abreviaturas, siglas, nomes comerciais e fórmulas. O uso do gerúndio também não é aconselhável e se justifica apenas em pesquisas fenomenológicas, pois são feitas descrições dos fenômenos enquanto estão ocorrendo.

12 Pré-textuais Nome do(s) autor(es) – nome completo
Crédito(s) do(s) autor(es) - breve currículo do(s) autor(es), a critério do editor, que pode aparecer no cabeçalho ou em nota de rodapé. Informar afiliação institucional e endereço para contatos.

13 Pré-textuais Todos as pessoas que participaram efetivamente da concepção do trabalho e somente estas devem assinar o artigo; Participação efetiva em pelo menos duas das fases da pesquisa (concepção, planejamento, execução/coleta de dados, análise e redação/disseminação)

14 Rev. latino-am. enfermagem - Ribeirão Preto - v. 8 - n. 4 - p

15 Pré-textuais Resumo - escrito no idioma do país (até 250 palavras – sem parágrafo) É importante informar ao leitor o objetivo do estudo, a metodologia utilizada, os resultados obtidos e as principais conclusões. Deve-se usar o verbo na voz ativa e não fazer citações.

16 Pré-textuais Palavras-chave ou descritores - escrito no idioma do país (até 5 palavras). Vocábulos mais recorrentes na pesquisa. Devem estar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave e separadas entre si por ponto e finalizadas por ponto.

17

18 Textuais Introdução A introdução expõe o tema do artigo, relaciona-se com a literatura consultada (trabalhos anteriores publicados), apresenta o problema, a a justificativa e os objetivos pretendidos.

19 Citação (NBR 10520:2002) Definição Tipos: Direta Indireta

20 Citação Direta Transcrição textual de parte da obra de um autor consultado.

21

22 Citação Indireta Texto baseado na obra do autor consultado.

23

24 Citação de citação Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.

25

26 Citação mais de 3 autores

27 Textuais Desenvolvimento: Metodologia/Material e Métodos
Local da pesquisa; Descrição da população ou amostra (tipo); Método de abordagem; Técnicas utilizadas; Tratamento estatístico; Aspectos éticos.

28 Textuais Evite propagandas (nomes comerciais, instituições de renome), descrição de aparelhos de uso geral (ex.: balanças, lupas) e de técnicas amplamente conhecidas (fazer citação bibliográfica). Deve ser redigido em seqüência cronológica, sem revisões ou tabelas de resultados (descrição completa, porém, concisa).

29 Textuais Resultados Matéria-prima da interpretação (informações obtidas) Dados (informações): - organizados em Tabelas e/ou Figuras (fotos, gráficos, mapas)  instrumentos facilitadores

30 Tabelas e Figuras Não anuncie tabelas ou figuras (fale dos resultados e cite-as) (não repita textualmente o que já está na Tabela ou Figura); Todas devem ser citadas no texto e identificadas numa seqüência numérica específica (Tabela 1, Tabela 2, Figura 1); Devem ser auto-explicativas (independentes do texto).

31 Tabelas Componentes: título, cabeçalho, coluna indicadora e corpo;
- título: encabeça a tabela, precedido de Tabela 1. - sempre fechadas em cima e em baixo, nunca dos lados; - cabeçalho: destacado por duas linhas horizontais; - continuação em outra página: só fecha na última página; Evitar tabelas muito extensas.

32 Modelo de tabela FILOCOMO, Fernanda Rocha Fodor, HARADA, Maria de Jesus C. Sousa, SILVA, Conceição Vieira et al. Estudo dos acidentes na infância em um pronto socorro pediátrico. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Jan. 2002, vol.10, no.1, p

33 Figuras Figura: ilustração de forte apelo visual (ex: gráficos - são menos detalhistas do que as tabelas correspondentes) - o título vem abaixo precedido de: (ex: Figura 1 ou Fig. 1.)

34 Modelo de figura Figura 1 – Forma adequada de amamentação.

35 Textuais Discussão (fazer associação de idéias):
Quais as implicações dos resultados? - Análise sobre a corroboração ou não de hipóteses, à luz dos conhecimentos já existentes; (Identificar relações causais, explicar regras e exceções, raciocinar dedutiva e indutivamente para elaborar teorias, sugerir novas pesquisas)

36 Textuais Conclusões É a síntese resultante da análise dos resultados  não é resumo ou transcrição de resultados) = “balanço final”. Traz a solução do problema ou mostra meios alternativos para que seja solucionado (contribuição do trabalho para a ciência: respostas aos objetivos).

37 Pós-textuais Referências NBR 6023 (ABNT, 2000), Vancouver, etc.
Alguma variação entre os diversos veículos de publicação Informações: varia com o tipo de publicação - autor, ano, título da publicação, notas tipográficas (local e editora); notas bibliográficas (edição, número, fascículo, páginas, etc.)

38 Pós-textuais Obs.: Se deseja publicar em certo periódico conheça precisamente as suas normas e sua política editorial

39 Referências (ABNT, 2002) Livro (no todo):
CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 2.ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, p. Artigo de periódicos (revistas e jornal): LIMA, A. B. A. Estudos de usuários de bibliotecas: aproximação crítica. Ciência da Informação, Brasília, v. 21, n. 3, p , set .

40 REFERÊNCIAS (ABNT, 2002) Dissertação/Tese:
BRASIL, E.M. Comparação de métodos no estudo da interação de genótipos com ambientes em milho (Zea mays L.) f. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

41 Como submeter um artigo para publicação?
Escolher o periódico Adequar as normas da revista Enviar ao editor-chefe Aguardar a resposta

42 Consulta a Periódicos Revista Diálogos e Ciências A Revista Saúde.Com
Acta Paulista de Enfermagem Cadernos de Saúde Pública Revista Brasileira de Enfermagem Revista da Escola de Enfermagem da USP Saúde e Sociedade

43

44

45

46

47

48


Carregar ppt "ESTRUTURA DE UM ARTIGO ABNT/NBR 6022 – Maio 2003"
Anúncios Google