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MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ESF TIO HUGO DO MUNICÍPIO DE TIO HUGO / RS     ALUNO: DANIUSKA LEGRAT MATOS Orientador: Rebeca.

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1 MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ESF TIO HUGO DO MUNICÍPIO DE TIO HUGO / RS     ALUNO: DANIUSKA LEGRAT MATOS Orientador: Rebeca Gusmão Soares  

2 INTRODUÇÃO A HAS e DM são doenças crônicas e compreendem fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. O município tem habitantes, sendo proporcional a quantidade entre os sexos masculino e feminino. Tio Hugo tem uma Unidade Básica modalidade Estratégia de Saúde da Família e duas equipes de saúde que funcionam numa mesma estrutura física.

3 Características da Unidade
A USF Tio Hugo possui um médico, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, seis agentes comunitários de saúde, um cirurgião-dentista e uma auxiliar de consultório dentário. A estrutura física em geral é satisfatória. As equipes são adequadas em número e tamanho. Antes da intervenção não existia consulta agendada nem visita domiciliar. Não contávamos com registros adequados.

4 INTERVENÇÃO Objetivo geral: Melhorar a atenção à saúde de hipertensos e diabéticos.

5 Objetivos específicos
Ampliar a cobertura a hipertensos e diabéticos. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Melhorar o registro das informações. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. Promover a saúde de hipertensos e diabéticos.

6 Metodologia Foi adotado o Caderno de Atenção Básica do Ministério de Saúde de hipertensão arterial e de diabetes mellitus, do ano 2013. Utilizamos os registros existentes em farmácia, registros dos grupos em funcionamento e os prontuários eletrônicos. A população alvo do trabalho foram os usuários hipertensos e diabéticos que moram em nossa área de abrangência.

7 Ações realizadas Consultas médicas e de enfermagem e análise dos registros de consultas e relatórios específicos. Visitas domiciliares e busca ativa pelos ACS. Orientação à comunidade nos espaços comunitários. Capacitação com a equipe, acompanhamento do grupo alvo.

8 Objetivos, metas e resultados

9 Objetivo 1 Meta1 .1 Cadastrar 95% dos usuários hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade básica de saúde. O indicador de cobertura atingiu o percentual de 95,4(560) % do total.

10 META 1.2 Cadastrar 75% dos usuários diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Foi alcançado o percentual de 98,3% (115 usuários) pessoas cadastradas. Este resultado superou a meta traçada para o programa.

11 Metas relativas ao objetivo 2 META 2
Metas relativas ao objetivo 2 META 2.1 Realizar exame clínico apropriado em 100% dos usuários hipertensos. 493(88%)

12 META 2.2 Realizar exame clínico apropriado em 100% dos usuários diabéticos.
50(82,0)

13 META 2.3 Garantir a 100% dos usuários hipertensos a realização de exame complementar em dia de acordo com o protocolo.

14 META 2.4 Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exame complementar em dia de acordo com o protocolo 55(90,2%) 94(93,1) 107(93,0)

15 META 2.5 Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade básica de saúde. 234(98,3)

16 META 2.6 Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

17 META 2.7 Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos.

18 META 2.8 Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos usuários diabéticos.

19 Metas relativas ao objetivo 3 META 3
Metas relativas ao objetivo 3 META 3.1 Buscar 100% dos usuários hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada.

20 META 3.2 Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada.

21 Metas relativas ao objetivo 4 META 4
Metas relativas ao objetivo 4 META 4.1 Manter ficha de acompanhamento de 100% dos usuários hipertensos cadastrados na unidade de saúde.

22 META 4.2 Manter ficha de acompanhamento de 100% dos usuários com diabetes mellitus cadastrados na unidade básica de saúde. 45(73,8)

23 Metas relativas ao objetivo5 META 5. 1
Metas relativas ao objetivo5 META 5.1. Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. 173(70,6)

24 META 5.2. Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 40(61,6)

25 Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos.
A metas referentes a esse objetivo foram alcançadas, todos os hipertensos e diabéticos receberam orientação nutricional, sobre a prática de atividade física regular, sobre os riscos do tabagismo e sobre higiene bucal durante a intervenção, nos mais diversos locais e por toda a equipe.

26 Discussão A intervenção permitiu a ampliação da cobertura de hipertensos e diabéticos cadastrados na UBS. A atenção aos usuários atendidos no período foi qualificada, de modo que eles vivenciaram exame clínico apropriado. Houve atualização dos exames complementares. Foi igualmente importante garantir a priorização de medicamentos da farmácia popular para esses usuários.

27 Tornou-se possível melhorar a adesão às consultas programadas.
Para a equipe a intervenção permitiu a atualização de conceitos sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus. No serviço, houve melhoria na qualidade do atendimento e dos registros de informações.

28 A intervenção para a comunidade foi importante, proporcionou a melhoria da atenção.
Os usuários conseguiram participar das atividades realizadas nos locais próximos às suas casas. Assim, pretendemos manter ações como reunião de equipe, visita domiciliar e ações de promoção de saúde. Trabalharemos para aumentar a cobertura em 100% e estender as mudanças a outros grupos.

29 Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem:
O medo do desconhecido tornava difícil cada etapa a ser vencida. À medida que ia adquirindo conhecimento comecei a achar tudo muito interessante. O trabalho junto à orientadora foi uma nova experiência positiva. Aprendi a trabalhar com Excel, Word. Melhorei meus conhecimentos sobre hipertensão e diabetes e outros temas clínicos. Com a realização da intervenção houve uma melhora significativa do trabalho na unidade. O curso permitiu o maior engajamento com os usuários.


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