A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

499 ANOS DE REFORMA ROMANOS 1: 17

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "499 ANOS DE REFORMA ROMANOS 1: 17"— Transcrição da apresentação:

1 499 ANOS DE REFORMA ROMANOS 1: 17
SOLA FIDE 499 ANOS DE REFORMA ROMANOS 1: 17

2 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 Introdução
O texto vem de Habacuque 2:4. É o grande texto da Reforma. Ele desperta uma das Sola, no caso a Sola Fide. Usualmente, o texto inicial no qual se baseia essa doutrina da justificação pela fé é "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei“.

3 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 Introdução
Temos cinco Solas: Sola Scriptura (somente a Escritura) Solus Crhistus (somente Cristo), Sola Gratia (somente a graça), Sola Fide (somente a fé) e Soli Deo Gloria (somente a Deus a Gloria). Uma sola combate os Dogmas da Igreja, outra sola a exclusividade do acesso às Escrituras pelo clero, outra sola a mediação da Igreja na Salvação, outra sola a salvação pela obras, outra sola a ingerência e suposta mediação de santos e padres na vida e na salvação das pessoas e tantas outras consequências e desdobramentos destas ideias.

4 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 Introdução
Não vamos recontar a história Os Batistas e a Reforma A reforma produziu muita teologia, movimentos, credos, sínodos e concílios e estamos sempre muito alheios a eles. E aqueles que estão se aproximando ainda tem uma postura acrítica dos movimentos e exaltam fatos passados que querem reviver, mas em um mundo completamente diferentes.

5 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 Introdução
É sempre bom lembrar que a Justificação pela fé não é doutrina da Reforma, mas bíblica. Abraão foi justificado pela fé! O mérito de Lutero e de outros Reformadores está no fato de tê-la trazido à tona de novo.

6 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 O momento histórico
A igreja estava sufocada e cativa de um clero corrupto, das indulgências, de formalismo insípido e de uma relação promiscua entre o Estado e a Igreja, que na verdade se confundiam. Os ideais Reformadores estão presentes muito antes de Lutero na Alemanha, Calvino na Suíça, Zuinglio na Suiça também, Guilherme Farrel também na Suiça, e John Knox na Escócia. Dois nomes se destacam nestes movimentos anteriores: John Huss e John Wycliffe.

7 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 O momento histórico
John Wycliffe ( de 1328 – 31/12/1284) foi professor da Universidade de Oxford, teólogo e reformador religioso inglês, considerado precursor das reformas religiosas que sacudiram a Europa nos séculos XV e XVI.

8 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 O momento histórico
John Huss (1369 a 6/7/1415) foi um pensador e reformador religioso. Ele iniciou um movimento religioso baseado nas ideias de John Wycliffe. Os seus seguidores ficam conhecidos como os Hussitas. A igreja Católica não perdoou tais rebeliões e ele foi excomungado em 1410.

9 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 O momento histórico
Quando em 31 de outubro de 1517, Lutero fixa as 95 teses em Wittemberg, ele dá o impulso que faltava e acende novas perspectivas dentro da igreja. As 95 teses, que a principio não tinham como intenção abalar ou Reformar a igreja, por sua precisão, ironia e capacidade de expor os abusos e os ridículos da igreja, promoveu o novo movimento. Citaremos algumas.

10 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 O momento histórico
Calvino Zuínglio Knox

11 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 O texto de Romanos
O texto de Romanos 1: 17 diz: Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé¨. Quando pensamos a partir do exemplo de Habacuque, temos uma melhor dimensão deste verso.

12 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 O texto de Romanos
Capítulo 3, Capítulo 4.

13 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 O texto de Romanos
A fé não pode ser mediada e nem explicada pelos homens. As obras humanas, terrenas, carnais, não podem dar conta da grandeza do aspecto espiritual mediado apenas por Deus da fé e da Salvação.

14 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 O texto de Romanos
Nós nem mesmo podemos falar do justo como alguém perfeito em seus caminhos, porque o que Romanos nos aponta é que a salvação vem por meio da justificação pela fé, que nada mais é que um ato declaratório de Deus que imputa a justiça de Cristo sobre a vida do que crê. E mesmo esta fé que nos leva a Deus, só pode ser resultado de uma ação sobrenatural dele.

15 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 O texto de Romanos
A justificação é uma declaração, o rasgar de uma dívida contraria, uma decisão contrária à logica do tribunal que levaria o condenado (réu) a pagar suas dividas com a própria vida.

16 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 O texto de Romanos
Nossos valores não dão conta disto – não compreendemos a grandeza de um ato deste e o julgamos tolo. Como assim? Ele não deve mais nada? Não, não deve.

17 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 O texto de Romanos
Se valendo desta prerrogativa pecaminosa humana que na Idade Média, e até hoje, pessoas em todo mundo são manipuladas e, também por causa disto, o Evangelho recebe criticas e acusações que não lhe cabem, porque aqueles que têm como dever conhecer isto e pregar isto, não o fazem.

18 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 Algumas conclusões
1. Primeiramente, como dizia meu pai – não somos filho de chocadeira – temos um passado Reformado e que aponta na direção de uma fé sólida e que conflita o mundo indulgente, um mundo de aparências e de valores terrenos.

19 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 Algumas conclusões
2. A fé que salva e justifica, nos justifica por sermos pecadores, mas mesmo depois de salvos continuamos sujeitos ao erro do mesmo modo. Desta forma, agora que não temos débitos com Deus por causa do que Cristo fez por nós, devemos nos esmerar em nossa santificação aproximação de Deus.

20 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 Algumas conclusões
3. A fé que justifica é a fé que vem pela Graça de Deus. Somos, como diz Brenan Maning, Maltrapilhos, ou seja, mendigos diante de Deus e que precisamos de sua mão estendida. Não deve haver em nós espaço para o orgulho, para inveja, para brigas, para disputas.

21 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 Algumas conclusões
4. A fé que salva é também a fé que nos impulsiona a pregar e viver de maneira santa e irrepreensível. Estamos muito mais preocupados em ser legais e politicamente corretos. O mundo precisa de exemplos de fé, amor, coragem e de uma postura que aponte para o que é certo e para o que é errado.

22 SOLA FIDE – Romanos 1. 17 5. A fé que salva, salva pessoas, mas salva grupos e famílias, assim, esta mesma fé é que nos leva a compreender que somos um como igreja e como povo de Deus. Este princípio de unidade encontra respaldo e fundamento na própria fé que salva.


Carregar ppt "499 ANOS DE REFORMA ROMANOS 1: 17"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google