A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução O Oracle é um SGBD (sistema gerenciador de banco de dados) que surgiu no fim dos anos 70, quando Larry Ellison vislumbrou uma oportunidade que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução O Oracle é um SGBD (sistema gerenciador de banco de dados) que surgiu no fim dos anos 70, quando Larry Ellison vislumbrou uma oportunidade que."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução O Oracle é um SGBD (sistema gerenciador de banco de dados) que surgiu no fim dos anos 70, quando Larry Ellison vislumbrou uma oportunidade que outras companhias não haviam percebido, quando encontrou uma descrição de um protótipo funcional de um banco de dados relacional e descobriu que nenhuma empresa tinha se empenhado em comercializar essa tecnologia. É um programa que geralmente é utilizado pelo comércio. Cadastra-se clientes, fornecedores, realiza diversos tipos de alimentações de dados e emite-se o relatório conforme planejamento estratégico. Superfácil de utilizar, realiza diversas importações/exportações e emite Nfe.

2 Oracle Database A Criação do Oracle
1- Surgimento no fim dos anos 70. 2- Lançamento 1978. 3- linguagem Assembly, c, c++. 4- Estado do desenvolvimento corrente. 5 Gênero Banco de Dados objeto-relacional. 6- Licença software proprietario.

3 Evolução do SGBD Oracle
Ao longo dos últimos 30 anos a Oracle vem aperfeiçoando seu principal produto e se mantém líder de mercado.

4 Evolução do SGBD Oracle
A Oracle procura se destacar de seus concorrentes ao adicionar novas funcionalidade ao seu SGBD. Por exemplo, com a versão 8, lançado em 1997, foi adicionado a possibilidade de armazenamento de objetos no banco de dados.

5 Evolução do SGBD Oracle
Já a versão 8i, lançada em 1999, iniciou melhorias que colocaram o Oracle8i com foco no cenário da Internet. Oracle9i, lançado em 2000 (ano posterior ao de lançamento do Oracle8i) e considerado por publicações oficiais da própria Oracle (Oracle Press Books) como o primeiro banco de dados relacional (RDBMS) que oferece uma plataforma de suporte e desenvolvimento para a Internet

6 Evolução do SGBD Oracle
Além de oferecer toda infra-estrutura para o suporte ao modelo web, o Oracle9i inovou com uma ferramenta para Servidores Paralelos chamada Real Application Clusters, melhorou o suporte a documentos em XML e realizou melhorias fundamentais de performance e gerenciamento no SGBD para o trabalho via Internet.

7 Versões do Oracle O Oracle se declina em diversas versões: Oracle Server Standard (Padrão), uma versão que compreende as ferramentas mais comuns da solução Oracle e Oracle Server Enterprise Edition. 

8 Oracle Standard O Oracle Standard Edition One (SE1) é a versão comercial entry-level do banco de dados, ele é limitado a rodar em um hardware com no máximo 2 (dois) processadores físicos (sockets) e não tem opção de trabalhar em cluster (funcionalidade onde duas ou mais máquinas trabalham em conjunto para atender o mesmo banco de dados). Oracle Standard Edition (SE1) , por sua vez, possui o limite de hardware de até 4 processadores físicos (sockets) e tem a possibilidade de trabalhar em cluster através da tecnologia Oracle RAC (Oracle Real Application Clusters). 

9 Oracle Enterprise Edition
Oracle Enterprise Edition (EE) é o produto top de linha desta categoria, contendo inúmeras características que o torna ideal para negócios extremamente críticos e dinâmicos. Ao contrário da crença popular de que as única diferenças entre as edições de banco de dados Oracle são as limitações de hardware (e o preço!), o Oracle EE possui muitas funcionalidades que não estão disponíveis nas versões mais simples. Entre elas, podemos destacar recursos como o Data Guard, a ferramenta de continuidade de negócios do banco de dados, e o paralelismo, recurso que permite otimizar o uso de recursos de hardware. O Oracle Enterprise Edition é adequado para empresas que não podem parar (operam 24x7) e também não podem correr risco de perder os seus dados.

10 NoSQL Database Enterprise Edition
Licenciamento Edição Preço por Processador Standard Edition 2 17,500 Enterprise Edition 47,500 Personal Edition Gratuito Mobile Server 23,000 NoSQL Database Enterprise Edition 10,000

11 Ferramentas de desenvolvimento do Oracle
O Oracle também propõe inúmeras ferramentas de desenvolvimento que permitem automatizar a criação de aplicativos que podem servir de interface para o banco de dados: Oracle Designer: é um software tipo CASE da Oracle que facilita o trabalho em equipes, no desenvolvimento de aplicações. Com pouca ou até mesmo sem codificação manual, o Designer possui uma grande repositório compartilhado para gerar aplicativos complexos SQL*Plus é um programa de computador do tipo "linha de comando", utilizado para executar comandos SQL e PL/SQL na base de dados Oracle, de maneira interativa.

12 Ferramentas de desenvolvimento Oracle
O Oracle Developper é um pacote de produtos destinados à concepção e a criação de aplicativos cliente-servidor. Ele é composto por 4 aplicações: Oracle Forms (antigamente SQL*Forms): uma ferramenta que permite interrogar o banco de dados de maneira gráfica, sem conhecimento prévio da linguagem SQL. SQL*Forms permite desenvolver aplicativos gráficas (janelas, formulários, etc.) para selecionar, alterar e suprimir dados no banco. Oracle Reports (SQL*ReportWriter): uma ferramenta que permite realizar relatórios. Oracle Graphics: uma ferramenta de geração automática de gráficos dinâmicos para apresentar as estatísticas dos bancos de dados. Procedure Builder: uma ferramenta que permite desenvolver procedimentos, funções e pacotes.

13 Referencias: http://www.saibaseusdireitos.org/fundo-cinza/
as-versoes-do-oracle sobre-licenciamento-oracle-petruzalek sqlplus.html


Carregar ppt "Introdução O Oracle é um SGBD (sistema gerenciador de banco de dados) que surgiu no fim dos anos 70, quando Larry Ellison vislumbrou uma oportunidade que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google