A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano"— Transcrição da apresentação:

1 Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano

2 É importante compreender o modo como as pessoas aprendem e as condições necessárias para a aprendizagem, bem como identificar o papel de um professor nesse processo.

3 Concepção inatista

4 Teoria baseada na crença de que as características e capacidades básicas de cada ser humano ( valores, comportamento, formas de pensar, nível de inteligência etc) eram inatas, já estariam praticamente prontas no momento do nascimento.

5 Entende-se que os alunos iriam amadurecer naturalmente.

6 A responsabilidade está na criança ( e no máximo em sua família) e não na sua relação com o contexto social mais amplo, nem tão pouco na própria dinâmica interna da escola.

7 Ignora-se a influência da cultura e, consequentemente o desempenho das crianças na escola deixa de ser responsabilidade do sistema educacional.

8 Concepção ambientalista

9 A teoria ambientalista, também chamada behaviorista ou comportamentalista, atribui imenso poder ao ambiente no desenvolvimento humano.

10 O homem é concebido como um ser extremamente plástico, que desenvolve suas características em função das condições presentes no meio em que se encontra.

11 Na verdade, são os estímulos presentes numa dada situação que levam ao aparecimento de um determinado comportamento.

12 Os indivíduos buscam maximizar o prazer e minimizar a dor.

13 Manipulando os elementos presentes no ambiente ( estímulos) é possível controlar o comportamento.

14 Podemos assim fazer com que aumente ou diminua a frequência com que ele aparece,

15 Fazer com que ele desapareça,

16 Ou só apareça em situações consideradas adequadas.

17 Ou que ele se mantenha

18 Desse modo a educação tem o objetivo de enquadrar o aluno em um padrão de ensino.

19 As causas das dificuldades do aluno são atribuídas ao universo social, como a pobreza, a desnutrição, a composição familiar, ao ambiente em que vive, a violência da sociedade atual etc.

20 Sócio- Interacionista

21 A concepção interacionista de desenvolvimento apoia-se na idéia de interação entre organismo e meio.

22 Vê a aquisição do conhecimento como um processo constituído pelo indivíduo durante toda a sua vida,

23 não estando pronto ao nascer nem sendo adquirido passivamente graças às pressões do meio.

24 É através da interação com outras pessoas, adultos e crianças que, desde o nascimento, o bebê vai construindo suas características ( seu modo de agir, pensar e sentir) e sua visão de mundo.

25

26 É inquestionável o papel do professor na dinâmica das interações interpessoais e na interação das crianças com os objetos para a construção de seu conhecimento.

27


Carregar ppt "Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google