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Avenida 5 de Outubro: problemas sociais

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Apresentação em tema: "Avenida 5 de Outubro: problemas sociais"— Transcrição da apresentação:

1 Avenida 5 de Outubro: problemas sociais
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação em Educação Geográfica – 2012/2013 Avenida 5 de Outubro: problemas sociais Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho Autores: 11º G André Saraiva; Bruno Janeiro; Duarte Croft; Rodrigo Pina Lisboa IGOT, 19 de Abril de 2013 Os logótipos devem ser inseridos em: . View > Slide Master Apaguem as caixas com a informação “Inserir Logótipo…” e insiram os respetivos logótipos. Coloquem links nas imagens para os respetivos sítios: . Seleciona a imagem > Insert > Hyperlink.

2 Fotos tiradas pelo grupo.
Introdução No âmbito da disciplina de Geografia, a nossa escola envolveu-se no Projeto Nós Propomos!. O nosso trabalho irá incidir sobre os problemas sociais da área em estudo. Na nossa turma foi-nos proposto o estudo das Avenidas Novas, das quais a Avenida 5 de Outubro foi a rua que o nosso grupo estudou. A partir dos dados obtidos no trabalho de campo, realizámos o levantamento funcional da avenida, um questionário sobre os problemas existentes e posteriormente elaborámos as nossas conclusões. Título e Objeto. Ideal para o desenvolvimento do trabalho! Fotos tiradas pelo grupo.

3 Localização da Avenida 5 de outubro

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6 Características da Avenida 5 de outubro
Surgiu nos finais do século XIX e primeira metade do século XX. Foi construída mediante um alargamento da cidade para Norte, com abertura de novas vias, as Avenidas Novas. Os edifícios são essencialmente construídos de betão armado, um estilo arquitectónico designado por “Português Suave” . Fotos tiradas pelo grupo.

7 Topónimo Inicialmente, esta avenida tinha o nome de Avenida António Maria de Avelar. O topónimo 5 de Outubro foi-lhe depois atribuído em honra da implantação do regime republicano, por deliberação da Câmara Municipal de Lisboa no dia 6 de Outubro de 1910. Foto tirada pelo grupo

8 Ocupação funcional dos edifícios

9 Análise da ocupação funcional da avenida
Verificamos que os serviços privados, principalmente os escritórios de advogados, predominam nesta avenida, com cerca de 47% dos edifícios ocupados com esta função; O comércio (de vestuário, de alimentação e outros tipos), é a segunda função mais presente na avenida, com uma percentegem de 30%. A habitação representa 13%. Os serviços públicos (ministérios, embaixada...), representam 5% da ocupação funcional. Os edifícos em obras e edifícios devoluto representam, igualmente, 5% dos casos.

10 Inicialmente, a função predominante era a residencial, mas com o crescimento dos serviços e do comercio (terciarização), nesta parte da cidade e também nesta avenida, se registaram uma mudança de funcionalidade. Foto tirada pelo grupo

11 Resultado dos inquéritos

12 Análise do resultado dos inquéritos
Num universo de 50 inquiridos apuramos as seguintes respostas: Como podemos observar, 28% dos inquiridos destacam a poluição sonora como o principal problema da Avenida 5 de outubro. Este primeiro problema associa-se ao segundo mais destacado pelos inquiridos, o trânsito, que representa 20% das escolhas. A habitação e a poluição atmosférica são, também, problemas mencionados pelos inquiridos, ambos com 12% das respostas. 10% das pessoas destacam a falta de espaços verdes como um dos incovenientes da avenida. A degradação dos edifícios foi o problema menos citado, apenas com 8% das respostas. 10% dos inquiridos disseram não saber ou não querer responder.

13 Propostas para a avenida:
Criação de um jardim de infância: os trabalhadores da avenida poderem aí deixar as suas crianças. Criação de parques de estacionamento subterrâneos

14 Parques de estacionamento subterrâneo
Vantagens Desvantagens Jardim de infância - Os trabalhadores podem deixar os seus filhos mais perto do local de trabalho; - A existência de um protocolo entre as empresas e o jardim de infância pode diminuir os custos; - A recuperação de um edifício abandonado. Parques de estacionamento subterrâneo - Menor sobrelotação dos parques exteriores; - Mais lugares disponíveis para as pessoas de fora estacionarem; - Diminuição do congestionamento do trânsito; - As receitas resultantes das taxas serão revertidas a favor de um instituição de solidariedade. - Durante o período de construção dos mesmos haverá um grande congestionamento da avenida; - Os parques serão taxados.

15 Conclusão No final do nosso trabalho, temos a dizer que aprendemos bastante com este projecto, no qual abordámos temas e aspectos que nunca antes nos tinham causado tanto impacto, ou revelado tanta importância. Foi uma experiência nova e muito enriquecedora, que nos deu uma noção dos problemas que envolvem a nossa sociedade e nos ensinou como se poderá resolver alguns desses problemas. Esperemos assim que tenham apreciado o nosso trabalho e aprendido com ele, tal como nós. Fotos tiradas pelo grupo

16 Bibliografia mo/planeamento/plantanovembro2012.pdf urbano/plano-diretor-municipal municipal/atendimento-online-chat


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