Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Trainers and Co-Trainers
A new perspective on Training Albino Silva and Sandra Marques - FENACERCI
2
The TOPSIDE + Project What is new?
The importance of involving people with intellectual disabilities as trainers Why an Easy-to-Read curriculum The Easy-to-Read curriculum Trainer and co-trainer – roles The importance of the co-trainer The Mentor
3
The TOPSIDE + Project What is new?
Working always with pairs Giving a significant role to the co-trainer Valuing life experiences Working from a skills based approach
4
The TOPSIDE + Project The easy-to-read curriculum
Co-trainers need to have something to support them Some key concepts need to be explained and integrated We need to promote independent study and reflection
5
The easy-to-read curriculum is NOT the TOPSIDE curriculum
The easy-to-read curriculum is NOT the TOPSIDE curriculum! The TOPSIDE curriculum is about the skills needed to be a good peer supporter The easy-to-read curriculum is a tool to be used by co-trainers
6
The easy-to-read curriculum How is it organised
Key ideas/concepts Peer Peer Support
7
The easy-to-read curriculum How is it organised
TOPSIDE way of training The TOPSIDE curriculum The TOPSIDE exercises The TOPSIDE trainings
8
The easy-to-read curriculum How is it organised
Skills to develop Inclusive skills Peer to peer skills Practical skills
9
Peer to peer skills These skills are about communication, reaction and empathy in face-to-face or group exchange
10
Inclusive values and skills
These skills are about inclusion, person-centred thinking, valued social roles, and being a citizen in your community
11
Practical skills These skills are about relating experiences from different areas of life and quality of life in relation to inclusion: home, rights, work, etc.
12
The easy-to-read curriculum How is it organised
Trainer and co-trainer Roles and tasks Planning the training sessions Evaluation of the training After the training The mentor
13
O meu percurso no PROJETO TOPSIDE +
Formando no Grupo de Participação de Clientes Formando na FENACERCI Formando na formação de Pares de Apoio (Foz do Arelho, 5 dias) Participação em reuniões de parceria (Alemanha) Coformador na formação de pares de apoio (Peniche, 5 dias) Formando na formação de formadores (Lisboa, 3 dias)
14
O PROJETO TOPSIDE + é importante...
Para mim Para o Grupo de Participação de Clientes Para os clientes da CERCILISBOA Para outros grupos de autorrepresentantes Para a Plataforma Nacional de Autorrepresentantes* * A Plataforma vai continuar a formar pares de apoio com a ajuda da FENACERCI
15
O que aprendi com o PROJETO TOPSIDE +
É diferente ser apoiado por profissionais e ser apoiado por pares Todos sabemos alguma coisa: As minhas experiências de vida podem ajudar outras pessoas Todos temos vários papeis sociais
16
Para ser Par de Apoio é preciso...
Gostar de ajudar o outro Gostar de aprender coisas novas Gostar de conversar Compreender o que as outras pessoas sentem
17
Formador e Coformador Ajudar os pares com as experiências de vida
Planear a ação de formação Receber os participantes e distribuir os materiais Passar a informação importante Explicar os exercícios Fazer os exercícios Avaliar a formação Ajudar os pares com as experiências de vida
18
No projeto TOPSIDE+ Formador e Coformador podem fazer as mesmas coisas Cada Coformador tem diferentes competências O Coformador traz para a formação as suas experiências de vida O Formador não têm as mesmas experiência de vida que os formandos É mais fácil para o Coformador perceber as dificuldades e problemas dos formandos
19
O Mentor projeto TOPSIDE+
O mentor é alguém a quem o Par de apoio pode pedir ajuda O Par de apoio pode não conseguir ajudar em algumas situações Nessas alturas recorre ao Mentor É importante reconhecer quando devemos procurar o Mentor O Mentor pode ser um profissional mas pode ser também um familiar ou amigo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.