A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Internet Sociedade, Tecnologia e Ciência Miguel Almeida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Internet Sociedade, Tecnologia e Ciência Miguel Almeida."— Transcrição da apresentação:

1 Internet Sociedade, Tecnologia e Ciência Miguel Almeida

2 História A internet surgiu a partir de pesquisas militares no auge da Guerra Fria. Na década de 1960 (1969), quando dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação. Nessa perspetiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares.

3 História Um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas.

4 Evolução A primeira etapa da Internet surgiu em 1969, dum projeto do Department of Defense (DoD, Ministério da Defesa) dos EUA. Chamava-se ARPANET e tinha como objetivo a interligação em rede de computadores utilizados em centros de investigação para fins militares. Após a sua apresentação em 1972, e do estabelecimento das primeiras ligações internacionais um ano depois, a rede ARPANET cresceu lentamente nos anos 70, mas, por razões de segurança, continuava a ser uma rede estritamente controlada pelos militares e inacessível a largos sectores da comunidade académica internacional e dos EUA.

5 Evolução Foi em 1983, com a adoção dos protocolos TCP/IP na ARPANET, que surgiu a verdadeira Internet. Assim, logo em 1983, foi criado o Internet Activities Board (IAB, agora designado Internet Architecture Board), dentro do qual se criariam, em 1989, o Internet Engineering Task Force (IETF) e o Internet Research Task Force (IRTF). Na década de 80 são ainda de destacar a criação da EUnet (European UNIX Network) em 1982, da EARN (European Academic and Research Network) em 1983 e da NSFNET (rede académica americana, responsável pela expansão das ligações das universidades à Internet) em 1986.

6 Como funciona ? A internet serve para interligar qualquer tipo de computador em qualquer ligar do mundo. Atualmente qualquer pessoa pode comunicar com a Internet, envolvendo empresas privadas, governos, escolas e organizações não governamentais. Os requisitos são possuir um computador, um software compatível com a Internet uma conexão por telefone com um fornecedor de acesso á Internet. Quem pretender ter um acesso constante a internet deverá possuir um registo no órgão regulador de internet no seu pais. Cada computador na rede possui um único endereço para acesso. A comunicação entre computadores da rede é feita através do protocola TCP\IP que gerência e encaminha mensagens e dados entre computadores.

7 Principais tipos de rede
Os principais tipos de rede são: LAN, MAN, WAN. LAN – Rede Local As chamadas Local Área Networks, ou Redes Locais, interligam computadores presentes dentro de um mesmo espaço físico. Isso pode acontecer dentro de uma empresa, de uma escola ou dentro da sua própria casa, sendo possível a troca de informações e recursos entre os dispositivos participantes. MAN – Rede Metropolitana Imaginemos, por exemplo, que uma empresa possui dois escritórios em uma mesma cidade e deseja que os computadores permaneçam interligados. Para isso existe a Metropolitan Área Network, ou Rede Metropolitana, que conecta diversas Redes Locais dentro de algumas dezenas de quilômetros.

8 Principais tipos de rede
WAN – Rede de Longa Distância A Wide Área Network, ou Rede de Longa Distância, vai um pouco além da MAN e consegue abranger uma área maior, como um país ou até mesmo um continente.

9 Ethernet As redes ethernet dominam claramente as redes locais, e têm alguma expressão nas redes metropolitanas. Ainda existem redes "Ethernet" a 10 Mbps, atualmente o taxa de transmissão mais divulgada é de 100 Mbps (Fast Ethernet) e especialmente em redes metropolitanas e redes de armazenamento utiliza-se 1 Gbps (Gigabit Ethernet). Embora atualmente as redes ethernet ainda utilizem "broadcast", a comutação é cada vez mais generalizada, entre outras limitações a utilização de "broadcast" limita fortemente o tamanho de uma rede "ethernet", por exemplo a 100 Mbps o comprimento máximo é de 210 metros. Na realidade as o Gigabit Ethernet apenas funciona em modo de comutação. Os meios físicos de transmissão mais usados são o cobre e a fibra ótica.

10 Os Serviços da Internet
- é o serviço que permite que as pessoas ligadas à Internet troquem mensagens entre si News     FTP - O FTP (File Transfer Protocol) é um serviço da Internet que permite transferir ficheiros entre dois computadores.  WWW - A World-Wide Web   IRC

11 Perigos da Internet Alguns dos perigos mais habituais são:
o Visionamento de material impróprio (ex.: pornografia) o Incitamento à violência e ao ódio o Violação da privacidade o Violação da lei o Encontros “online” com pessoas menos recomendáveis o Drogas


Carregar ppt "Internet Sociedade, Tecnologia e Ciência Miguel Almeida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google