A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura"— Transcrição da apresentação:

1 Melhoria da atenção ao pré-natal e puerpério na UBSF Noêmia Maciel, Manacapuru/AM.
Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura Manaus, 2015

2 DADOS DEMOGRÁFICOS Município de Manacapuru/AM localiza-se no Médio Solimões Pertencente a mesorregião do centro Amazonense e microrregião de Manaus, a 84 km dessa. População habitantes -IBGE 2014; IDH: 0,614; 335,30 – Renda per Capita;

3 SAÚDE EM MANACAPURU 1 hospital Regional - unidade mista;
18 UBSF – 4 rural; 22 Equipes de Saúde da Família; 10 Equipes de Saúde Bucal; 3 NASF 87,26 % cobertura;

4 UBSF NOÊMIA MACIEL 1 equipe de PSF; 1 equipe de Saúde Bucal; 6 ACS;
6427 – população; 104 grávidas / 30% residem na zona rural.

5 ESCOLHA DO TEMA Baixa cobertura e acompanhamento do Pré-natal e puerpério; início tardio; Ausência de Protocolo - pré-natal e puerpério; Poucas visitas puerperais; Consultas puerperais e primeira consulta de pediatria; Adolescentes grávidas; Rejeição ao exame físico; Planejamento familiar; Educação em saúde.

6 OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Melhorar a atenção ao pré-natal e puerpério realizados na UBSF Noêmia Maciel conforme os Protocolos do Ministério da Saúde. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Ampliar a cobertura de pré-natal e puerpério na UBSF Noêmia Maciel; 2. Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na UBSF Noêmia Maciel; 3. Melhorar a adesão das gestantes ao pré-natal e das mães ao puerpério; 4. Melhorar o registro das informações do programa de pré-natal e puerpério; 5. Realizar avaliação de risco na gravidez; 6. Promover a saúde no pré-natal e do puerpério;

7 METODOLOGIA ações/atividades foram divididas conforme os eixos: monitoramento e avaliação, organização e gestão dos serviços, engajamento público e qualificação da prática clínica; Para a coleta de dados foi utilizado ficha espelho, Planilha OMIA para pré-natal e puerpério; A intervenção aconteceu em 12 semanas.

8 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 1: Ampliar a cobertura de pré-natal e puerpério na UBS Noêmia Maciel. Meta 1.1: Alcançar 90% de cobertura das gestantes cadastradas no Programa de Pré-natal da unidade de saúde.

9 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizado na Unidade. Meta 2.1. Garantir a 100% das gestantes o ingresso no Programa de Pré-natal no primeiro trimestre de gestação.

10 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Meta 2.2. Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes. Meta 2.3. Realizar pelo menos um exame de mamas em 100% das gestantes.

11 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Meta 2.4. Garantir a 100% das gestantes a solicitação de exames laboratoriais de acordo com protocolo. Meta 2.5. Garantir a 100% das gestantes a prescrição de sulfato ferroso e ácido fólico conforme protocolo. 100% EM TODOS OS MESES DA INTERVENÇÃO Meta 2.6. Garantir que 100% das gestantes estejam com vacina antitetânica em dia.

12 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Meta 2.7. Garantir que 100% das gestantes estejam com vacina contra hepatite B em dia. Meta 2.8. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das gestantes durante o pré-natal.

13 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Meta 2.9. Garantir a primeira consulta odontológica programática para 100% das gestantes cadastradas.

14 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 3: Melhorar a adesão ao pré-natal. Meta 3. Realizar busca ativa de 100% das gestantes faltosas às consultas de pré-natal. 100% EM TODOS OS MESES DA INTERVENÇÃO Objetivo 4: Melhorar o registro do programa de pré-natal. Meta 4.1. Manter registro na ficha de acompanhamento/espelho de pré-natal em 100% das gestantes.

15 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Relativas ao objetivo 5: Realizar avaliação de risco. Meta 5.1. Avaliar risco gestacional em 100% das gestantes. Relativas ao objetivo 6: Promover a saúde no pré-natal. Meta 6.1. Garantir a 100% das gestantes com orientações nutricional durante a gestação. Meta 6.2. Promover o aleitamento materno junto a 100% das gestantes. Meta 6.3. Orientar 100% das gestantes sobre os cuidados com o recém-nascido. Meta 6.4. Orientar 100% das gestantes sobre anticoncepção após o parto. Meta 6.5. Orientar 100% das gestantes sobre os riscos do tabagismo e do uso de álcool e drogas na gestação. Meta 6.6. Orientar 100% das gestantes sobre higiene bucal. 100% EM TODOS OS MESES DA INTERVENÇÃO

16 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Resultados encontrados para o puerpério Objetivo 1: Ampliar a cobertura da atenção a puérperas. Meta 1.1. Garantir a 90% das puérperas cadastradas no programa do Puerpério da Unidade de Saúde consulta puerperal antes dos 42 dias após o parto.

17 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção às puérperas na Unidade de Saúde. Meta 2.1. Examinar as mamas em 100% das puérperas cadastradas no Programa.

18 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Meta 2.2. Examinar o abdome em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta 2.3. Realizar exame ginecológico em 100% das puérperas cadastradas no Programa.

19 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Meta 2.4. Avaliar o estado psíquico em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta 2.5. Avaliar intercorrências em 100% das puérperas cadastradas no Programa. 100% EM TODOS OS MESES DA INTERVENÇÃO Meta 2.6. Prescrever a 100% das puérperas um dos métodos de anticoncepção.

20 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Relativas ao objetivo 3: Melhorar a adesão das mães ao puerpério. Meta 3.1. Realizar busca ativa em 100% das puérperas que não realizaram a consulta de puerpério até 30 dias após o parto.

21 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Relativas ao objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Meta 4.1. Manter registro na ficha de acompanhamento do Programa 100% das puérperas.

22 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Relativas ao objetivo 5: Promover a saúde das puérperas. Meta 5.1. Proporção de puérperas que receberam orientação sobre os cuidados do recém-nascido. Meta 5.2. Proporção de puérperas que receberam orientação sobre aleitamento materno. Meta 5.3. Proporção de puérperas que receberam orientação sobre planejamento familiar 100% EM TODOS OS MESES DA INTERVENÇÃO

23 RELATÓRIOS Relatório da Intervenção para Gestores;
Relatório da Intervenção para a Comunidade.

24 REFEXÃO CRÍTICA Dificuldades; Falta de apoio da Secretaria de Saúde;
Recusa em realizar exames físicos; Área de abrangência População Engajamento da equipe Grávidas e puérperas da zona rural Mudança de endereço dentro da comunidade;

25 Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012,318p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual operacional do Programa Nacional de Suplementação de Ferro. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico/Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, p. color. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) – (Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos– Caderno nº 5) JENERAL, RBR e HOGA, LAK. A incerteza do futuro: a vivência da gravidez em uma comunidade brasileira de baixa renda. Rev Min Enferm. 2004;8(2):


Carregar ppt "Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google