A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da detecção do câncer de colo do útero e mama na UBS - Lagoa dos Cavalos, Macaíba/RN Rogério Oscar Fernandes Luíla Bittencourt Marques (orientadora)

2

3 População: 76.801 habitantes
Macaíba -RN Área de 511 km² Macaíba pertence a região metropolitana da Grande Natal, fazendo divisa territorial com os municípios de Natal, Parnamirim, São José de Mipibú, Vera Cruz, Bom Jesus, São Pedro, Ielmo Marinho e São Gonçalo do Amarante População: habitantes

4

5

6 A UBS fica no interior, zona rural, localizada na localidade de Lagoa dos Cavalos, município de Macaíba/RN A área da UBS é dividida por 8 micro áreas, 8 localidades rurais, delas 4 são atendidas fora da UBS uma população estimada em um número de 3000 habitantes (sub notificada)

7 A equipe composta por um médico, uma enfermeira, uma dentista, 2 agentes de saúde (que cobrem 4 micro-áreas das 8 da UBS), uma técnica de enfermagem, auxiliar de dentista e uma pessoa para serviços gerais

8 Objetivo geral Melhorar a atenção a prevenção do câncer de colo do útero e mama na UBS – Lagoa dos Cavalos – Macaíba – RN.

9 Metodologia A intervenção ocorreu na Unidade Básica de Saúde Lagoa dos Cavalos, município de Macaíba - RN, durante 12 semanas no período de março a maio de 2015 ( o trabalho estava programado para 16 semanas, no período de 01 de janeiro a 25 de abril de 2015). Participarão mulheres na faixa etária entre anos para CA de colo de útero e entre anos para CA de mama.

10 Objetivos, Metas e Resultados

11 Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero e do câncer de mama.
Meta 1.1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 50%. 1º mês: 22 usuárias 8,8% 2º mês: 60 usuárias 24,1% 3º mês: 89 usuárias 35,7% Gráfico1: Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero.

12 Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero e do câncer de mama.
Meta 1.2: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 50%. 1º mês: 3 usuárias 2,4% 2º mês: 8 usuárias 6,4% 3º mês: 11 usuárias 8,8% Gráfico 2. Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com exame em dia para detecção precoce de câncer de mama.

13 Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 2.1: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero Atingimos a meta de 100% de amostras satisfatórias para o exame citopatológico.

14 Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.1: Identificar 100% das mulheres com coleta exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde da área com cobertura. No 1º mês não foram identificadas alterações, no 2º mês, 2 usuárias, no 3º mês não foram identificadas alterações. Todas as usuárias retornaram à UBS para o acompanhamento.

15 Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.2: Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde da área com cobertura. Foram identificados: no segundo mês 01 e no terceiro 4 usuárias, somando um total de cinco mulheres com mamografia alteradas. Todas retornaram à UBS para o acompanhamento.

16 Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.3: Realizar busca ativa em 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Todas as mulheres com exame citopatológico alterado retornaram á UBS para acompanhamento, não precisando realizar busca ativa.

17 Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres á realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.4: Realizar busca ativa em 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. Não tivemos mulher com mamografia alterada sem acompanhamento, não precisando realizar busca ativa.

18 Objetivo 4: Melhorar o registro das informações.
Meta 4.1: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. 1º mês 26 usuárias – 24 – 92,3% registradas corretamente 2º mês 75 usuárias – 66 – 88% registradas corretamente 3ºmês 127usuárias ,8% registradas corretamente Gráfico 3: Proporção de mulheres com registro adequado do exame citopatológico de colo de útero.

19 Objetivo 4: Melhorar o registro das informações.
Meta 4.2: Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. 1º mês: 3 usuárias – 50% 2º mês: 9 usuárias – 45% 3º mês: 12 usuárias – 31,6% Gráfico 4. Proporção de mulheres com registro adequado da mamografia.

20 Objetivo 5: Identificar as mulheres de risco para câncer de colo de útero e da mama.
Meta 5.1: Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos da área com cobertura (Dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo). Indicador 5.1: Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com pesquisa de sinais de alerta para câncer de colo de útero.

21 Todas as usuárias que fizeram parte do programa foram pesquisadas sobre sinais de alerta para câncer de colo de útero em todos os meses, Atingimos a meta de 100%.

22 Objetivo 5: Identificar as mulheres de risco para câncer de colo de útero e da mama.
Meta 5.2: Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos da área com cobertura. Indicador 5.2: Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com avaliação de risco para câncer de mama.

23 Todas as usuárias que fizeram parte do programa foram pesquisadas sobre sinais de alerta, fatores de risco para câncer de mama em todos os meses, Atingimos a meta de 100%.

24 Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e o diagnóstico precoce de câncer de mama na Unidade de Saúde. Meta 6.1: Orientar 100% das mulheres cadastradas, da área com cobertura, sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Indicador 6.1: Proporção de mulheres orientadas sobre DSTs e fatores de risco para câncer de colo de útero.

25 Atingimos a meta de 100%, todas as mulheres receberam orientação sobre DSTs e fatores de risco para câncer de colo de útero em todos os meses.

26 Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e o diagnóstico precoce de câncer de mama na Unidade de Saúde. Meta 6.1: Orientar 100% das mulheres cadastradas, da área com cobertura, sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e fatores de risco para câncer de mama. Indicador 6.1: Proporção de mulheres orientadas sobre DSTs e fatores de risco para câncer de mama.

27 Atingimos a meta de 100%, todas as mulheres receberam orientação sobre DSTs e fatores de risco para câncer de mama. Mantendo a meta de 100%.

28 Melhoria da coleta do citopatológico
Discussão A intervenção foi muito importante para as usuárias da UBS devido que serão acompanhadas de uma forma mais organizada O trabalho foi realizado de uma forma integrada pela equipe sem afetar diretamente outros projetos da UBS Melhoria da coleta do citopatológico

29 O projeto de intervenção fez chegar o conhecimento as usuárias sobre os fatores de risco, como se prevenir das DSTs, esclarecer dúvidas, tabus que ainda persistiam no meio de vida das mulheres. Ampliação da atenção à Saúde da Mulher, principalmente na cobertura, nos registros, o acompanhamento adequado para a realização dos exames, melhora na qualidade dos atendimentos médicos e da enfermeira

30 Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem
Novas experiências são fundamentais para o aperfeiçoamento do profissional, o trabalho propiciou isso, o curso possibilitou desenvolver um projeto muito útil para a população alvo trazendo muitos benefícios, fortalecendo as ações na atenção primária de saúde. resultados do trabalho seriam gratificantes e foram, mesmo que não alcançamos alguns objetivos

31 O curso me fez crescer como profissional, aprendendo a melhorar as ações em promoção e prevenção de saúde, a manter os programas melhores organizados para melhor seguimento dos usuários

32

33 Muito obrigado a todos que me orientaram e que fizeram parte direta ou indiretamente para a realização desse curso. Atenciosamente: Dr. Rogério Oscar Fernandes


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google