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Hipermídia Uma área da Ciência da Computação que conquistou seu espaço em proporção mundial através da Internet. janeiro de 2006 Prof. Maurício Nacib Pontuschka.

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1 Hipermídia Uma área da Ciência da Computação que conquistou seu espaço em proporção mundial através da Internet. janeiro de 2006 Prof. Maurício Nacib Pontuschka Departamento de Ciência da Computação da PUC-SP

2 Informação: Um diamante a ser lapidado
Diamantes são encontrados em sua forma bruta na natureza. Para aumentar seu valor o homem realiza uma transformação na sua forma para evidenciar sua transparência, seu brilho tentando maximizar sua beleza. Este processo chama-se lapidação. Trata-se de um dos mais difíceis processos de escultura existentes pois o diamante é a mais dura rocha encontrada na natureza da Terra. Após este processo o valor do diamante, que antes encontrava-se em seu formato bruto, aumenta algumas centenas de vezes. Mesmo sendo um dos processos mais difíceis de ser realizado, o trabalho é recompensado, tanto através do retorno financeiro que o lapidador receberá, quanto com a beleza que cada uma das pedras virá a possuir. Prof. Pontuschka, M. N.

3 O diamante é a rocha mais dura que a natureza terrestre possui e por isso a sua lapidação é um dos mais difíceis processos de escultura. Técnicas cada vez mais apuradas são criadas para que os resultados das lapidações sejam mais eficientes e perfeitos, otimizando o material de forma a esculpir a maior gema possível de cada pedra de diamante bruto. Quanto mais precisas e as mais perfeitas são as gemas mais valorizadas elas serão. A Geometria, a Física alinhadas com uma forte bagagem estética foram ao longo dos anos aprimorando formas que pudessem esculpir diamantes cada vez mais brilhantes e que pudessem exibir as cores que a transparência do diamante é capaz.

4 Da pedra ao diamante, dos dados à informação.
Após o árduo trabalho do lapidador, o resultado final. Uma jóia única com sua beleza exposta para a admiração dos mais exigentes olhos.

5 Guardar por guardar, arquivar por arquivar
Impossível negar de que cada pedra possui sua beleza natural quando está em seu estado bruto. Assim como dados podem ter um significado granular. Cada número pode ser armazenado e recuperado, mas o que este número representa? Mas qual o propósito de tirá-la de seu local de origem e guardá-la em um armário? Qual o propósito de armazenar números em um dispositivo de armazenamento de dados qualquer? A pergunta é: “Como serão utilizados estes dados e como posso extrair o máximo de riqueza destes dados?”

6 Dado Informação na forma bruta
Será que é possível lapidar informações da mesma forma como se lapidam os diamantes? Será que não estamos simplesmente tratando dados como pedras em um armário? A busca de agregar valor às informações deve ser uma constante no dia a dia dos profissionais da área da Ciência da Computação. Com a Internet uma gigantesca quantidade dedados ficou disponível para todos. Saber utilizar estas informações é o que realmente agrega valor ao produto bruto que é o dado.

7 Guardar dados incondicionalmente é como guardar pedras na estante.
Logo no início do funcionamento da Internet. Muitos internautas passavam horas na frente do computador buscando textos, imagens e outros documentos nas mais variadas formas. Este comportamento é uma herança de um período em que quem tinha disponibilidade de dados tinha o poder de tomar decisões mais acertadas. Armário cheio de pedras É fácil de observar que os dados estão cada vez mais completos e disponíveis através da Internet e o ponto crucial desta nova fase é como utilizar esta mega coleção de dados. CPD antigo cheio de dados

8 Armazenamento da informação
No lugar de estantes, são utilizados dispositivos de armazenamento que na sua maioria das vezes trata-se de discos ou fitas nas suas mais variadas formas para armazenar dados no formato binário (“zeros” e “uns”). As fitas possuem uma forma de gravação seqüencial. Qualquer tentativa de acessar dados em fita em ordem aleatória acaba por produzir um acesso extremamente lento. Para acesso aleatório os discos são dispositivos mais apropriados.

9 Formato linear da Informação
Seja qual for o meio de armazenamento a forma das informações na grande maioria das vezes é seqüencial. Um texto possui seu início, meio e fim. Assim como seqüências de slides e relatórios que representam a maioria dos tipos de arquivo atualmente utilizados em sistemas computadorizados. Um texto só está terminado quando possui seu início meio e fim. Desta forma ele é uma unidade de informação extensa e é por natureza estático.

10 Informação estática X Informação dinâmica
A informática já conta com equipamentos capazes de realizar acesso randômico às informações, mas muitas vezes este recurso é utilizado apenas para acessar documentos seqüenciais de uma forma mais rápida. Este recurso permite que a leitura dos documentos seja realizada em seqüências que se adaptam melhor à forma que o leitor possui para a assimilação do conteúdo. Um documento estático clássico possui uma única forma prevista para a sua leitura (livros convencioneis). Documentos dinâmicos possuem formas de alterar a seqüência de leitura a fim de manter um alto grau de relevância do conteúdo de acordo com a necessidade ou interesse do leitor.

11 Hipertexto interativo – não linear
O Hipertexto surgiu para romper a linearidade dos textos propondo uma nova forma de leitura em rede. Nenhum outro tipo de mídia permitia a interatividade do leitor com o conteúdo de forma tão intuitiva. A idéia do Hipertexto surgiu a partir das enciclopédias que já apresentavam a idéia de não linearidade e não tinha a intenção de que um leitor simplesmente realizasse a sua leitura na íntegra e de forma seqüencial. O Hipertexto que por sua natureza já conta com recursos computacionais, agiliza o processo de busca e redirecionamento na seqüência de leitura dos documentos. O objetivo do Hipertexto é sanar dívidas e atender aos interesses dos leitores da forma mais adequada possível através de consultas rápidas, referências a temas relacionados, ilustrações, gráficos, sons e outros documentos no formato digital, sempre com o objetivo de explicar conceitos, tirar dúvidas e atender às necessidades dos leitores.

12 Hipertexto Hiperlinks
Hiperlinks nos Hipertextos são palavras marcadas em um documento que redirecionam a leitura para um outro ponto do texto ou para outro texto. Cada página de um hipertexto possui hiperlinks que desviam a leitura de um texto para outra parte deste texto ou para outra parte de outro texto. A unidade conceitual agora é uma página e não mais um texto completo.

13 Hipertexto Hiperlinks
Exemplo de Hiperlinks em Hipertextos. Batatinha quando nasce Batatinha quando nasce, espalha ramas pelo chão. Menininha quando dorme põe a mão no coração. autor desconhecido ... Poesias brasileiras sem autor conhecido. Muitas poesias brasileiras como “Batatinha quando nasce” e “Quem canta, seu mal espanta” fazem parte da cultura brasileira e permanecem vivas através dos tempos sendo contadas dos pais para seus filhos. Quem canta, seu mal espanta Quem canta seu mal espanta, quem chora seu mal aumenta. Eu canto para disfarçar uma dor que me atormenta. autor desconhecido

14 Hipertexto Hipertexto em rede - Internet
A Internet é a rede mundial de computadores. Interliga computadores de todas as áreas de conhecimento. A Internet possui uma grande parcela de responsabilidade na proliferação dos hipertextos. Uma vez que, o mundo inteiro esteja conectado, é possível ligar textos de forma geograficamente ilimitada e com um dinamismo muito acentuado. Com o recurso de rede de computadores, é possível realizar desvios entre documentos armazenados em diferentes computadores. cada computador possui um conjunto de documentos e os disponibiliza para um gama muito grande de leitores através da Internet. Um ponto interessante de se ressaltar é que ninguém é o proprietário do conjunto total dos documentos que podem ser lidos em uma consulta por este hipertexto. Novos textos são disponibilizados na rede a cada instante assim como suas modificações. Uma consulta realizada ontem possivelmente não terá os mesmos resultados que uma consulta hoje.

15 Hipermídia A evolução do Hipertexto
Quase que imediatamente após os Hipertextos terem surgido já surgiu o conceito de Hipermídia que reúne não somente textos como também imagens, sons, vídeos e quaisquer outras informações que venham possuir sua representação no formato digital. O que impossibilitou que a Hipermídia fosse amplamente utilizada logo que seu conceito tenha surgido foi o de não haver recursos computacionais de hardware suficientes na época. Conforme os recursos de imagens, vídeos e sons foram sendo criados, os mesmos foram sendo introduzidos na Hipermídia permitindo que cada vez mais os ambientes tornassem cada vez mais realistas. A Hipermídia une recursos textuais, visuais, sonoros e outros quaisquer que possuam sua representação digital para a elaboração de documentos navegáveis não-lineares.

16 Hipermídia A evolução do Hipertexto
Softwares de computação gráfica e Hipermídia são utilizados em conjunto para elaborar ambientes virtuais com os mais variados objetivos que variam de um simples jogo até a apresentação de conceitos para produção científica. Autores de programas de Hipermídia procuram desenvolver ambientes virtuais que permitam que a navegação entre os elementos seja o mais natural possível. Cada ambiente pode ser navegado e explorado a fim de buscar informações que estejam de acordo com os interesses dos usuários. Muitas são as ferramentas para a elaboração de Hipermídias variando desde o formato de CDROM, sites em Flash ou outras. Todas fornecem recursos de navegação, imagens, sons e vídeos. O mais importante na realização de uma Hipermídia é na realidade é a qualidade dos conceitos trabalhados e a criatividade do autor buscando uma Hipermídia agradável para seus usuários e fácil de usar.

17 Hipermídia Imagens criadas por computador possíveis de serem utilizadas em Hipermídias
As imagens a seguir foram extraídas de sites na Internet pelo sistema de busca Google. Estas imagens podem ser utilizadas em softwares de Hipermídia devido às suas características de construção e realismo. Entre as fotos apresentadas a seguir encontram-se fotos criadas por simuladores, jogos e software de computação gráfica para modelagem em 3D. Algumas fotos buscam ilustrar uma situação real (simuladores) enquanto outras buscam ilustrar situações totalmente irreais sendo puro fruto da imaginação de seus criadores. Nos jogos as imagens perdem bastante a qualidade a fim de possibilitar a interação mais ágil. Com certeza esta interação será possível com a mesma qualidade de imagens geradas a partir de softwares de computação gráfica em um futuro próximo.

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