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SISTEMA DE PLANEJAMENTO DE ROTAS DE ENTREGAS DE MERCADORIAS

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Apresentação em tema: "SISTEMA DE PLANEJAMENTO DE ROTAS DE ENTREGAS DE MERCADORIAS"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE PLANEJAMENTO DE ROTAS DE ENTREGAS DE MERCADORIAS
ANDRÉ LUIZ PEDRELLI ORIENTADOR: CLÁUDIO RATKE

2 ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO
Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos Correlatos Desenvolvimento do Sistema Operacionalidade da implementação Resultados e discussão Conclusões Extensões

3 INTRODUÇÃO Logística Roteirização
Ferrovia Comercio de Ferro e Aço Ltda Shop Control Logística: vem das operações militares, vindo dos generais que precisavam ter uma equipe que providenciasse o deslocamento, na hora certa, de todo o aparato militar, ao decidir avançar suas tropas, seguindo uma determinada estratégia. Entretanto foi após a invenção do computador que trouxe a possibilidade de lidar com grandes números e com grandes e diferentes negócios simultaneamente a um custo mais baixo e com maior rapidez e absoluta confiabilidade. Roteirização: é o processo de definição de roteiros, ou itinerários. Neste caso, a determinação da rota com menor custo Ferrovia: localizada em Gaspar e a cerca de 3 anos no mercado, comercializa produtos do ramo metalúrgico e serralheiro, a empresa utiliza o software Shop Control, porém hoje não possui uma ferramenta de logística que faça o planejamento e a gestão das entregas de mercadorias automatizada. A oportunidade de criar uma ferramenta para auxiliar na distribuição das cargas e roteiro, possibilita que não gere erros na distribuição das mercadorias, tais como produtos carregados erroneamente, enviados para consumidores errados, carregado na sequência de visita inversa ou produtos não enviados. Implantar um sistema de planejamento de entregas com menor custo é fundamental para reduzir custos da empresa. Shop Control: é um sistema de automação comercial, criado pela empresa IdealSoft de Curitiba que possui diversas funções para fazer o gerenciamento da empresa, vendas, estoque e controle financeiro fornecid, porém não existe uma ferramenta que faça a gestão das entregas de mercadorias. Competitividade : com o aumento competitivo do mercado e a busca da eficiência, entre as razões destaca-se a exigência cada vez mais dos clientes, com relação aos prazos de entregas e suas decorrências. Pretende-se com essa aplicação, reduzir custos e ganhar mais agilidade nas entregas.

4 OBJETIVOS Determinar o melhor veículo de carga a ser utilizado para o transporte da mercadoria a partir dos dados do veículo, dos produtos, e quantidades fornecidas pelos indicadores; Definir a ordem que as mercadorias serão carregadas através do local de entrega, definindo a rota de menor custo.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Importância da logística no processo Problemas de roteirização Sistema atual Trabalhos correlatos Importância da logística no processo: uma logística bem planejada representa ganhos como entregas mais rápidas, redução de estoques e custos operacionais, aumento da produtividade e no giro de mercadorias. A logística adiciona um novo valor frente ao cliente e confere um diferencial competitivo para a empresa. Desta forma, como menciona Rodrigues (2007) acredita-se que a logística se tornou um sinônimo de redução de custos e melhoria nos serviços, observando o relacionamento entre clientes e fornecedores, proporcionando um laço mais confiante entre todos. Problemas de roteirização: este problema consiste em determinar uma rota de mínimo custo que passe por todos os nós, uma única vez. Sistema Atual: O gerente de logística, junto com os motoristas dos caminhões determinam o roteiro das entregas somente com base em seus conhecimentos do trânsito, horário de entrega dos clientes, e caminhos que eles julgam mais apropriados para conseguir atender os prazos. Desta forma, o gerente emite o romaneio de entregas para o motorista. São agrupados os pedidos por locais específicos da cidade e região, e localizações de clientes mais próximos, preparando assim o caminhão de entregas

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Trabalhos Correlatos Constraint Satisfaction Problem (CSP) programação por restrições Dissertação de Mestrado de Enomoto - Trucks CSP: O trabalho de Rosa (2005) que utilizou uma técnica programação de restrições tem a capacidade de reduzir o esforço e tornar mais natural o desenvolvimento da programação para alguns tipos de problemas devido a fatores como a utilização de ferramentas que tornam as soluções mais automatizadas, têm resultado num grande sucesso, tornando essa tecnologia escolha frequente para o tratamento de diversas classes de problemas, como por exemplo, o problema do caixeiro viajante, da coloração de mapas, entre outros. Dissertação: Outro trabalho de relevância para o assunto roteirização, remete aos estudos de Enomoto (2005), o qual se refere aos estudos em um atacadista, utilizando um software específico de roteirização, a empresa utilizava o software de roteirização chamado Trucks, que operava em ambiente DOS. Este software apresenta vários registros de utilização no Brasil. As janelas principais correspondem a informações sobre as Praças ou locais, Pedidos, Rede, Planejamento e Rotas.

7 DESENVOLVIMENTO Requisitos Funcionais
RF01: O sistema deverá permitir o usuário efetuar login no sistema. RF02: O sistema deverá permitir o cadastro de veículos. RF03: O sistema deverá permitir o cadastro de produtos. RF04: O sistema deverá permitir o cadastro das distâncias entre os clientes. RF05: O sistema deverá permitir integrar informações dos clientes. RF06: O sistema deverá permitir ao usuário a listar a rota de entrega com seus determinados pedidos. RF07: O sistema deverá permitir ao usuário a verificar os produtos. RF08: O sistema deverá permitir o administrador manter o acesso dos usuários através de perfis. RF09: O sistema deverá permitir buscar os pedidos.

8 DESENVOLVIMENTO Requisitos Não Funcionais
RNF01: O sistema deverá interagir com o sistema Shop Control 8. RNF02: O sistema será implementado utilizando linguagem Java. RNF03: O sistema deverá utilizar banco de dados SQL Server 2008.

9 DESENVOLVIMENTO Casos de Uso

10 DESENVOLVIMENTO Diagrama de Atividades

11 DESENVOLVIMENTO Diagramas – MER (Modelo Entidade Relacionamento)

12 OPERACIONALIDADE Tela - do usuário

13 OPERACIONALIDADE Tela – do usuário

14 OPERACIONALIDADE Telas – do usuário

15 OPERACIONALIDADE Telas – do usuário

16 OPERACIONALIDADE Telas – Veiculo

17 OPERACIONALIDADE Telas – Distância

18 OPERACIONALIDADE Telas – do usuário

19 OPERACIONALIDADE Telas – do usuário

20 OPERACIONALIDADE Telas – do usuário

21 RESULTADOS E DISCUSSÃO
O principal objetivo deste trabalho era planejar a rota de entrega com o menor custo. O objetivo foi alcançado nos testes realizados no ambiente de testes, pois não houve tempo de implantar na empresa.

22 CONCLUSÃO Redução do custo de entrega das mercadorias.
Diminuição dos erros ao efetuar o carregamento dos pedidos.

23 EXTENSÕES Como sugestão deste trabalho sugere-se:
Definir a hora de entrega para cada cliente; Restrição por volume de pedido; Restrição por quantidade de quilômetros máximo por dia para cada veiculo; Restrição por volume de capacidade do veiculo; Ter a possibilidade de cadastrar mais possibilidades de custos e não apenas a distância; Integrar com o google maps, para obter a distância mais precisa, tendo assim um custo mais preciso.

24 OBRIGADO


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