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Física I para a Escola Politécnica 2017/01

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Apresentação em tema: "Física I para a Escola Politécnica 2017/01"— Transcrição da apresentação:

1 Física I para a Escola Politécnica 2017/01

2 Apresentação da Disciplina
“Engenheiro Conceitual” Preparado para qualquer avanço tecnológico Formação Sólida em Física e Matemática Por que estudar Física? Relatividade de Einstein – Utilizada na tecnologia GPS Quântica e Eletrodinâmica – Estão presentes em diversos dispositivos, tais como celulares A cada instante, uma nova descoberta! Assunto abordado na Disciplina Bases da Mecânica Newtoniana Formalizar Matematicamente Conceitos Físicos Cálculo Diferencial e Integral Queremos motivar os alunos para estudar física.

3 Programa geral PARTE I - Leis de Newton
PARTE II - Trabalho, energia e momento linear PARTE III - Momento angular e rotações

4 Ementa Aulas expositivas acompanhadas de demonstrações ➤ BLOCO 1
Cinemática e vetores Vetores e sistemas de coordenadas Leis de Newton e aplicações Trabalho e Energia Cinética ➤ BLOCO 2 Energia Potencial e Potência Conservação de energia mecânica Conservação do momento linear ➤ BLOCO 3 Conservação do momento angular Momento angular e rotações Cinemática de corpo rígido Rotações planas Aulas expositivas acompanhadas de demonstrações

5 Bibliografia Moysés Nussenzveig
Curso de Física Básica - volume 1 (Mecânica) Ed. Edgard Blücher Livro-texto Feynmwan, Leighton, Sands The Feynman Lectures on Physics - Vol. I Addison-Wesley Publishing Co. Referências extras para o curso A. P. French Newtonian Mechanics The MIT Introductory Physics Series Halliday, Resnick & Krane Física I Editora LTC Boas fontes de exercícios Sears & Zemansky de Young & Freedman Física I, volume 1, Mecânica Ed. Addison Wesley

6 Monitoria e Exercícios
Listas mínimas de exercícios (1 por bloco) serão disponibilizadas ao longo do semestre no site. Recomenda-se fazer outros exercícios além da lista. O conteúdo somente será dominado com a prática de exercícios. Os monitores vão se dedicar à resolução de exercícios especiais da lista, e atender a demandas dos estudantes. Usem a monitoria – somente o horário de aula é insuficiente para os docentes ficarem resolvendo exercícios. O cursinho acabou! A taxa de retenção do curso é de 30%. Monitoria e exercícios serão fundamentais para sua aprovação. Monitoria em 3 horários: Quartas, das 13:10 às 14:50; Sextas, das 13:10 às 14:50 e das 15:00 às 16:40 Reforcem o recado!

7 Prova híbrida: questões de múltipla-escolha e questões dissertativas
Avaliação 3 provas parciais ➤ P1 - peso 25% ➤ P2 - peso 25% ➤ P3 - peso 50% 1 prova substitutiva (SUB) fechada, i.e., só para quem perdeu no mínimo uma (1) e no máximo duas (2) provas parciais. Ressaltem que a P3 vale metade da nota. Não há arredondamento de nota. Critérios de aprovação ➤ Np ≥ 5 => APROVADO ➤5 > Np ≥ 3 => REC ➤ 3 > Np => REPROVADO Lembre-se que 4,95 < 5,0 Prova híbrida: questões de múltipla-escolha e questões dissertativas Recuperação (REC) ➤ NF ≥ 5 => APROVADO ➤ NF < 5 => REPROVADO

8 Avaliação Você não quer fazer a Sub, nem a Rec… 3 provas parciais
➤ P1 - peso 25% ➤ P2 - peso 25% ➤ P3 - peso 50% 1 prova substitutiva (SUB) fechada, i.e., só para quem perdeu no mínimo uma (1) e no máximo duas (2) provas parciais. Frisar que a dificuldade da sub é maior, pois espera-se mais maturidade do estudante. A nota dela é tipicamente mais baixa que das demais provas. Critérios de aprovação ➤ Np ≥ 5 => APROVADO ➤5 > Np ≥ 3 => REC ➤ 3 > Np => REPROVADO Lembre-se que 4,95 < 5,0 Prova híbrida: questões de múltipla-escolha e questões dissertativas Você não quer fazer a Sub, nem a Rec… Recuperação (REC) ➤ NF ≥ 5 => APROVADO ➤ NF < 5 => REPROVADO

9 https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=32280
Avisem que TODAS as informações estarão no site. Ele é o canal de comunicação da disciplina e inclui ainda um fórum para discussão dos estudantes.

10 Lembrar aos estudantes que teremos semanas com uma aula de 100 min, outro com duas aulas de 100 min. Cada professor deve montar seu próprio horário de aula para suas turmas, usando a planilha Calendario.xls

11 Equipe Professores Monitores ➤ Ivone Albuquerque – Máteria escura
➤ Jorge Noronha – Quarks e gluons ➤ Kelly Cristina (Poli-Santos) – Núcleos exóticos ➤ Leandro Gasques – Reações nucleares ➤ Marcelo Martinelli – Informação quântica Márcia Fantini - Cristalografia Said Rabbani – Ressonância magnética nuclear Ressalte que todos os docentes são pesquisadores, investigando diariamente o universo e formando estudantes de pós-graduação. Eles estarão em contato com o que ocorre diariamente na ciência. Aproveitem para falar do que vocês fazem! Monitores Argel Nasir Sosa Nuñez Douglas Roberto de Matos Pimentel Johnnier Pérez Armand Nikolas Kemmerich Ramon Pérez Varona

12 Faculdade x Centro Universitário X Universidade
Por que a USP? Faculdade x Centro Universitário X Universidade Graduação Pós-Graduação (strictu sensu) Pesquisa Extensão Pergunte aos alunos se eles sabem o que distingue as diferentes instituições de formação superior. Ressaltem que as universidades estaduais e federais, por definição, favorecem a pesquisa, e que ensino é apenas uma de nossas atribuições. Lembrem que eles tem uma responsabilidade séria perante a sociedade, e que ética e dedicação serão cobradas deles ao longo do curso, para justificar o benefício e o investimento feito sobre eles. 97,4% de Professores com Doutorado 82,9% em Dedicação Integral (Docência E Pesquisa) graduação pós - Orçamento ~ R$ 5 bilhões (5% do ICMS) Gratuita? R$ 4.680,00/(estudante mês)

13 48 Unidades de ensino e pesquisa
Possibilidade de formação ampla Diversidade de opções de cursos Múltiplas escolhas de formação, incluindo seminários, palestras, etc. Programas Especiais: Iniciação Científica Ciências Moleculares (CCM) Duplo Diploma (EUA/ Europa / Coréia) Ressaltem a diversidade de opções na USP, que eles podem e devem ampliar seus horizontes. Intensa atividade acadêmica Colóquios e seminários em diversas unidades Possibilidade de fazer cursos em outros institutos Expandir sua formação

14 Somente uma universidade como a USP vai trazer pesquisadores com nivel de prêmio Nobel. Lembrem dos desafios do século, da busca por formas sustentáveis de prover energia e alimento à população do planeta, da pesquisa básica pelos mistérios do universo. Não há um ano sem novidade: planeteas extra-solares, ondas gravitacionais, matéria e energia escura, desafios em biologia, sempre há algo acontecendo!

15 O IFUSP tem colóquios regulares com apresentação de pesquisas nas fronteiras do conhecimento.

16 E para um mundo em transformação acelerada, o engenheiro não pode ser um mero repetidor de técnicas. Não queremos o técnico do século XIX (e lembrem aos estudantes de Eng. Civil e Ambiental que eles tem Física IV como optativa). Queremos engenheiros criativos. Por exemplo, engenheiros do materiais e engenheiros civis capazes de usar a radiação do corpo negro (Física IV), a termodinâmica (infelizmente não está conosco o tema mas eles são livres a procurar por ela) e a ótica para produzir um filme que resfria ativamente uma superfície a uma taxa de 100 W/m^2. Desafiem os estudantes: peçam para eles lembrarem de nomes de egressos da Poli e suas contribuições. Poderão eles fazerem melhor? Nós estamos dando a eles as condições para isso!


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