A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
Segundo o geógrafo francês Yves Lacoste em seu livro Geografia do subdesenvolvimento de 1960, o termo origina-se de under development, cunhado pelos políticos norte-americanos após a 2ª Grande Guerra Mundial. Mencionava um grupo de países que apresentavam condições socioeconômicas abaixo de um nível aceitável . A ONU, entretanto, evita a utilização do termo subdesenvolvido e costuma se referir a eles como países em desenvolvimento. De qualquer forma, a condição de fraco desenvolvimento econômico e social está presente na vida de bilhões de habitantes no planeta, em especial na África, Ásia e América latina.

2 O PNUD (programa das nações unidas para o desenvolvimento) detecta uma série de problemas na estrutura política e social destes países, além de economias frágeis e dependentes. Muitos ainda inserem-se na antiga divisão internacional do trabalho e são exportadores de matérias-primas e de alimentos de baixo valor agregado; a industrialização é restrita e em diversos casos agravou o nível de dependência externa, pois acentuou a necessidade de importações maciças de tecnologias e capitais, fazendo com que se endividassem a níveis muito elevados.

3

4

5

6

7 Entretanto, é importante lembrar que esse grupo de países não é homogêneo, permitindo classificá-los em países periféricos e semiperiféricos. Por exemplo, o Brasil é um país subdesenvolvido industrializado ou emergente que possui uma economia mais forte e um padrão de vida melhor que Ruanda, na África subsaariana, entre outros. Um equívoco muito comum é a análise do grau de desenvolvimento de um país pelos seus indicadores macroeconômicos, como o PIB, renda per capita, produção industrial e produção de energia. Veja um exemplo: Na Ásia Ocidental, temos países com elevado PIB e renda per capita em função dos petrodólares obtidos no mercado internacional, mas esse fato esconde a realidade da má distribuição da renda, o que pode levar a conclusões precipitadas, como pensar que a qualidade de vida nestes países é de alto padrão.

8

9 Regionalização histórica do espaço mundial
O espaço geográfico mundial passou por diferentes formas de divisão regional em função do momento histórico, político e econômico em que seus agentes se envolviam. Até a 1ª Grande Guerra Mundial, os Estados-nações eram classificados em potências imperialistas e suas colônias, ou seja, áreas mais prósperas e outras onde predominava o atraso. Até então, o domínio europeu era disseminado como um processo civilizatório, necessário para levar o desenvolvimento às regiões mais pobres e carentes de cultura e modernização

10 Porém, no final da 2ª Guerra, essas potências europeias deixaram de ser o centro econômico do capitalismo mundial e muitas nações tornaram-se independentes politicamente, como é o caso das africanas e asiáticas. Isso revelou ao mundo a existência de nações muito pobres e carentes que passaram a ser chamadas de subdesenvolvidas. Entretanto, o início da Guerra Fria fez surgir uma nova denominação para esse conjunto de países: terceiro mundo. Essa regionalização considerava como primeiro mundo os países capitalistas desenvolvidos como os europeus ocidentais, EUA, Canadá, Japão, Austrália e Nova Zelândia. O segundo mundo eram os socialistas como a URSS, os europeus orientais, China comunista, Coreia do Norte e Cuba. O terceiro mundo eram os países capitalistas subdesenvolvidos como Brasil, Índia, Egito, África do Sul, Argentina, Coreia do Sul e outros. Quando a Guerra Fria se extinguiu, no final dos anos 1980, caiu em desuso, já que muitos países socialistas entraram em colapso e passaram gradualmente a aderir às regras do capitalismo internacional.

11 Com o começo da nova ordem mundial, a partir dos anos 1990, a reordenação política mundial obrigou os geógrafos a repensar essa regionalização. Fundamentalmente, o antagonismo entre capitalismo e socialismo cede lugar ao chamado conflito norte – sul, porque muitos países, independentemente de ainda adotarem o socialismo ou o capitalismo, apresentavam características muito semelhantes. Mesmo assim, essa forma de reagrupar os países quanto ao seu nível de desenvolvimento possui extrema generalização, pois inclui países como Ruanda, Brasil e Bangladesh num mesmo grupo: o sul pobre. E ao mesmo tempo agrupa países como Rússia, Grécia e EUA, também muito diferentes economicamente, no grupo dos países do norte rico.

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google