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MBA em Gestão de Pessoas Prof.ª Mestra Maria Cristiana Vilela.

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1 MBA em Gestão de Pessoas Prof.ª Mestra Maria Cristiana Vilela

2 QUEM SOMOS?

3 Curso: MBA em Gestão de Pessoas Curso: MBA em Gestão de Pessoas Dias: 05 e 06/agosto 02 e 03/setembro Ementa: Ciência e conhecimento científico. Elaboração de projetos de pesquisa. Planejamento e organização da pesquisa científica. Normatização de trabalhos acadêmicos (ABNT). Conteúdo Programático 1: Senso comum, bom senso e ciência. Conteúdo Programático 2: Verdade e objetividade científica. Conteúdo Programático 3: Para realizar uma pesquisa científica. Conteúdo Programático 4: Tipos de pesquisa. Conteúdo Programático 5: Métodos científicos. Conteúdo Programático 6: Projeto de Pesquisa. Conteúdo Programático 7: Relatório de pesquisa – artigo científico. Conteúdo Programático 8: Normas para redação e apresentação de trabalhos científicos. Conteúdo Programático 9: Confecção do projeto do artigo individual para cada aluno. 29 October 2017 UNIC @MARIACRIS

4 Dados:

5 EMENTA  Ciência e conhecimento científico.  Elaboração de projetos de pesquisa.  Planejamento e organização da pesquisa científica.  Normatização de trabalhos acadêmicos (ABNT).

6 Projeto de Pesquisa São ações projetadas, planejadas, tendem a ser mais suscetíveis ao sucesso, porque terão sido convenientemente ensaiadas. Não seremos pegos de surpresa pelas eventualidades; estaremos preparados. MARTINS, RONALDO. Projeto de Pesquisa: o que é e como se faz. Disponível em:. Acesso em 11 Dez. 2013.

7  Todo projeto de pesquisa tem, por objetivo, descobrir algo.  Neste sentido, os projetos de pesquisa diferem dos demais projetos.  O projeto de pesquisa é elaborado, portanto, por aquele que está na posição de quem ainda não sabe e que deseja descobrir.  O sujeito do projeto de pesquisa é, sobretudo, o curioso, que quer descobrir regularidades, encontrar explicações, testar hipóteses, experimentar alternativas.  O seu objetivo principal é construir o próprio conhecimento. Projeto de Pesquisa

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9 Senso comum, bom senso e ciência O senso comum é todo um conjunto de conhecimentos e de crenças partilhados por uma comunidade e considerados prudentes, lógicos ou válidos. Trata-se da capacidade natural de julgar os acontecimentos e os eventos de forma razoável. Leia mais: Conceito de senso comum - O que é, Definição e SignificadoConceito de senso comum - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/senso-comum#ixzz4oKdrs4s7http://conceito.de/senso-comum#ixzz4oKdrs4s7 EU ACHO... página 04.

10 Senso comum, e Senso comum, ciência e bom senso; Ciência e senso comum (pag. 6) O conhecimento científico moderno é uma conquista recente da humanidade, pois foi instituído na nossa sociedade há apenas algumas centenas de anos atrás. Já o senso comum (o conhecimento vulgar) é algo bem mais antigo; vêm dos primeiros grupos sociais da Antiguidade. No início, a ciência moderna era exercida contra o senso comum, e depois passou a ser praticada através dele. Todo exercício da ciência parte de algum conhecimento vulgar, mas, como todo conhecimento vulgar é findável, cabe ao meio científico a exclusiva responsabilidade de ultrapassar os limites do saber, uma causa de extrema importância que o senso comum não compartilha. Usa-se a ciência muito mais para apoiar o senso comum do que o contrário. Leia mais: http://www.laparola.com.br/senso-comum-sociologia-ciencia-e-mito

11 Senso comum, e Senso comum, ciência e bom senso; Quando se diz que um indivíduo age com bom senso, significa que utiliza de argumentações e atitudes racionais para poder fazer julgamentos e escolhas assertivas, de acordo com os padrões morais de uma sociedade. Para Aristóteles, o bom senso é "elemento central da conduta ética, uma capacidade virtuosa de achar o meio-termo e distinguir a ação correta, o que é em termos simples, nada mais do que bom senso”. Leia mais: hhttps://www.significados.com.br/bom-senso/

12 Verdade e objetividade científica A verdade científica é uma construção racional rigorosa com base em métodos e instrumentos; é uma interpretação da realidade condicionada pela racionalidade humana, instrumentos e técnicas existentes num dado momento. Uma das exigências dessa construção/conhecimento científico é a objetividade. ◦http://jornaldefilosofia-diriodeaula.blogspot.com.br/2010/11/sobre-o-mundo.htmlhttp://jornaldefilosofia-diriodeaula.blogspot.com.br/2010/11/sobre-o-mundo.html

13 Para realizar uma pesquisa científica Problema?

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17 Para realizar uma pesquisa científica Problema? Problema? Matriz analítica

18 Apêndice ou anexo https://leandrofernandes.files.wordpress.com/2007/10/estrutura_sugerida_p_tcc-i_arq_22-08-2007.pdf

19 Apêndice ou anexo https://leandrofernandes.files.wordpress.com/2007/10/estrutura_sugerida_p_tcc-i_arq_22-08-2007.pdf

20 TIPO DE PESQUISA E OBJETIVOS

21 Pesquisa Exploratória: Busca o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. Seu planejamento é bem flexível, possibilitando a consideração dos mais variados aspectos, relativos ao fato estudado. Na maioria dos casos, essa pesquisa envolve: levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram (ou têm) experiência prática com o problema; análise de exemplos.

22 OBJETIVO GERAL O objetivo geral relaciona-se diretamente ao problema. Ele esclarece e direciona o foco central da pesquisa de maneira ampla. Normalmente é redigido em uma frase, utilizando o verbo no infinitivo. Dá uma visão geral do assunto e está relacionado com a importância da pesquisa e sua contribuição para a ampliação do conhecimento sobre o tema.

23 OBJETIVO GERAL CARACTERIZARDESCOBRIR DEMONSTRARDESCREVER IMPLANTARTRAÇAR IDENTIFICARANALISAR LEVANTAREXPLICAR SUGESTÕES DE VERBOS PARA OBJETIVOS GERAIS:

24 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Procuram descrever ações pormenorizadas ou aspectos detalhados. Indicam as metas das etapas que levarão à realização dos objetivos gerais. São metas específicas que podem ser atingidas ao final da pesquisa, complementando o objetivo geral do trabalho Na escrita dos objetivos, é fundamental utilizar uma linguagem clara, e precisa, além de iniciá-los com verbos no infinitivo.

25 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DESCREVERINVESTIGARVERIFICAR DESENVOLVERPROMOVERCLASSIFICAR EMPREENDERREALIZARAPLICAR EVIDENCIARRECONHECERDISTINGUIR FORNECERREUNIRENUMERAR IDENTIFICARSUGERIREXEMPLIFICAR INTERPRETARTRAÇARSELECIONAR SUGESTÕES DE VERBOS PARA OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

26 Projeto de Pesquisa

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28 Artigo científico

29 Normas para redação e apresentação de trabalhos científicos

30 REFERÊNCIAS BASTOS, Cleverson Leite; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 17. ed. rev. e atual. Petrópolis: Vozes, 2004. BRAGA, Jesulino Lúcio Mendes. Os passos da pesquisa científica. DOXA, Ano 4, n.10, p.15-22, jul/dez 2004. CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de. (Org.). Construindo o saber: metodologia científica – fundamentos e técnicas. 15. ed. Campinas: Papirus, 2003 LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2001. MARTINS, Gilberto Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. MASCARENHAS, Patrícia Santos. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. 2 ed. Feira de Santana: Ideia Viva, 2011. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. 20. ed. São Paulo: Cortez, 1996. SWERTS, Mário Sérgio Oliveira et al. Manual para elaboração de trabalhos científicos. Alfenas: UNIFENAS, 2010. Disponível em: http://www.unifenas.br/pesquisa/manualmetodologia/normasdepublicacoes.pdf> Acesso em: 27/01/2012

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33 E-mail: profetcc2015@gmail.comprofetcc2015@gmail.com Profª Mestra Maria Cristiana da Silva Vilela


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