A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Roteiro Finalidade Processo de aprendizado Mecanismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Roteiro Finalidade Processo de aprendizado Mecanismo"— Transcrição da apresentação:

1

2 Roteiro Finalidade Processo de aprendizado Mecanismo
Potenciais e Habilidades Livre- Arbítrio Lei de Causa e Efeito Método de Aprendizagem Provas e Expiação

3 Livro dos Espíritos Cap II
Finalidade Livro dos Espíritos Cap II 132 – Qual é o objetivo da encarnaçāo dos Espíritos? A resposta explica dois objetivos: A lei de Deus lhes impõe a encarnaçāo com o objetivo de faze-los chegar à perfeição. Dar ao Espírito condições de cumprir sua parte na obra da criação.

4 A lei da reencarnaçāo é um movimento de amadurecimento do Espírito.
Finalidade A lei da reencarnaçāo é um movimento de amadurecimento do Espírito.

5 Finalidade Promovendo a evolução através da transformação moral e espiritual

6 Finalidade “Reencarna-se para aprender, educar-se, crescer, apartir de novos elementos, de uma nova oportunidade, num novo ambiente, onde se possa construir ou reconstruir sua própria elevação espiritual” Adenáuer Novaes

7 Finalidade É a superação da condição humana através das reencarnações na Terra e em outros mundos habitados. Atingindo a Espiritualidade através do conhecimento das LEIS DE DEUS.

8 Quais são as regras da reencarnação?
O regresso está sujeito às Leis da atração e da afinidade. Quando um Espírito encarna, é atraído para um meio conforme às suas tendências, ao seu caráter e grau de evolução. Léon Denis

9 Processo de Aprendizado
O aprendizado se dá, através das experiências vivenciadas no plano físico e no plano espiritual

10 Processo de Aprendizado
O mecanismo da reencarnação é Automático Lei da Natureza Lei Educativa

11 Processo de Aprendizado
O Espírito está sempre começando a partir de onde ele parou. Ele pode não se desenvolver muito, mas não regride

12 Processo de Aprendizado
“As leis de Deus nem sempre utilizam o mesmo modo que o ser humano atuou no passado, para educá-lo no presente” Adenáuer Novaes

13 Processo de Aprendizado
A cada encarnaçāo adquirimos um novo ego. O ego é uma estrutura evolutiva para o homem. Este ego tem duração enquanto encarnados e no mundo espiritual até que reencarnarmos novamente.

14 Processo de Aprendizado
Esquecimento Recebemos um equipamento novo Corpo, cérebro, ego, uma nova personalidade e experiências no novo meio que se vai renascer.

15 Processo de Aprendizado
A cada encarnaçāo recebemos um novo ego, uma roupagem para a expressão do Espírito

16 Processo de Aprendizado
Assim como: Mineral lida com a atração e repulsão Vegetal lida com o relacionamento com o meio Animal lida com o instinto Homem lida com o livre arbitrio, e ele existe como uma das atribuições do ego.

17 Processo de Aprendizado
O ego não é eterno é temporário e refere-se a nossa personalidade atual O Espírito é imortal e a imortalidade é a essência da vida. Encontro Marcado - Emmanuel

18 Processo de Aprendizado
Durante a nossa encarnação devemos vivenciar as experiencias através do nosso ego. Lembrando-se sempre, da importancia de cultivamos o desapego das coisas materiais e que as reflexōes do ego são temporais.

19 Processo de Aprendizado
Toda vez que a alma amadurece as percepçōes mudam.

20 Processo de Aprendizado
A escolha da reencarnaçāo pode ser inconsciente ou consciente. Inconsciente – O Espírito colhe sem prévia concordância ou conhecimento. Consciente – De acordo com a sua evoluçāo ele pode fazer parte de algumas escolhas na sua programaçāo reencarnatória.

21 Processo de Aprendizado
O aprendizado através da vida material deve ser um instrumento na capacitação do Espírito, pois existe algo divino em nós que precisa apenas de lucidez e entendimento.

22 Potencial e Habilidade
O processo da evolução envolve desenvolvermos habilidades para nos capacitarmos a viver uma vida melhor aqui na matéria e na vida espiritual São conquistas O que chamamos de “Dons”, seria de fato uma habilidade conquistada em experiências passadas que levaremos como possibilidades futuras

23 Lei de causa e efeito Lei de causa e efeito, ou Lei de ação e reação

24 A liberdade de decidir e agir existe antes da ação ser executada.
O Que é Livre Arbítrio? A liberdade de decidir e agir existe antes da ação ser executada. No estágio do instinto, o uso do livre arbítrio é limitado, pois age movido pelos impulsos primitivos – inércia, irritação,.. À medida que o ser se desenvolve aprende que mais do que se fazer o que se quer, consiste em fazer o que se deve. O Livre arbítrio é uma conquista evolutiva, que aumenta progressivamente à medida que o Espírito amplia a sua consciência.

25 O Que é Livre Arbítrio? À medida que o ser se desenvolve, transpõe as fronteiras do instinto a caminho da razão. A estrada é longa, sendo percorrida por nós de forma muita lenta, em sucessivas etapas reencarnatórias, nas quais vamos aos poucos nos aperfeiçoando e aprendendo a fazer escolhas assertivas em favor da nossa evolução. 

26 Allan Kardec adota Lei de Causa e Efeito em detrimento a palavra Carma
Tudo que realizamos na vida: Em palavras, pensamentos e atitudes, gera uma energia correspondente. Allan Kardec adota Lei de Causa e Efeito em detrimento a palavra Carma

27 Lei de causa e efeito A justiça se processa de forma a educar o Espírito não puni-lo

28 Nenhum ser humano, estará isento do processo de educação.
Lei de causa e efeito Nenhum ser humano, estará isento do processo de educação.

29 Lei de causa e efeito Precisamos nos desligar das idéias punitivas, observando que o aprendizado é dinâmico e não está envolvido a uma mesma exposição de experiências

30 Lei de causa e efeito A “divida” mencionada deve ser entendida como necessidade de aprendizado devido a nossa ignorância das Lei de Deus.

31 Lei de causa e efeito A lei leva em consideração o resultado das ações, mas também uma série de outras mudanças como: arrependimento, compaixāo, mérito ...

32 Lei de causa e efeito Vamos aprender a pagar o mau com o bem, a
movimentar nossas energias em direção ao bem comum.

33 Lei de causa e efeito As leis neste caso não são humanas e sim gravadas dentro da nossa consciência. Quando passamos a conhece-la aquilo torna-se para o nosso psiquismo um dever consciencial a ser cumprido. Quando mais resistimos a ele, mais problemática nos causa. O dever de desenvolver e praticar a caridade e a humildade, o de dever de perdoar...

34 Lei de causa e efeito Cujo objetivo é a manutenção da saúde integral do ser, da família e da sociedade. Quando um destes elementos se afasta ele promove localmente uma desarmonia que vai prejudicar a nossa saúde, a do lar e do organismo social. Gerando algum tipo de sofrimento, que vai nos educar a voltar para o equilíbrio.

35 Lei de causa e efeito Aprendendo a entender e aceitar que embora a situação que estamos vivendo seja sofrida, dolorosa, que machuca nosso coração, sempre poderemos aprender e crescer com o ocorrido.

36 Método de Aprendizagem
Provas e Expiações Os mecanismos educativos podem ocorrer na mesma existência, sem a necessidade de se aguardar uma próxima encarnação, como também podem dar-se após várias encarnações terem ocorrido.

37 O Que são Provas? Prova: sinônimo de aprendizado (desafios) que o Espírito vai atrair para amadurecer. Emmanuel: As provas sempre existirão, mesmo para Espíritos superiores são desafios evolutivos. Cada nova existência é uma prova para o Espírito. Prova não significa necessariamente sofrimento, mas sim a aquisição de novos conhecimentos onde o Espírito estará sujeito a provas de paciência, de tolerância, de amor, de fé, de perseverança, lapidando suas emoções.

38 O Que são Provas? As provações podem ser difíceis mas,
por seu intermédio, o Espírito é colocado em situações que o afasta do estado de inércia em que permanece proporcionando-lhe, oportunidades de entrar em contato com seu dever de trabalhar na melhoria das suas atuais condições de vida.

39 A expiação, contudo, representa uma contenção temporária da
O Que são Expiações? A expiação, contudo, representa uma contenção temporária da liberdade individual, necessária à reeducação do Espírito que, melhor utilizando o livre arbítrio, reajusta-se às determinações das leis divinas.

40 O Que são Expiações? Nas expiações, o Espírito vê-se colocado prisioneiro das ações cometidas, que desencadeou pelo uso indevido do livre arbítrio. Para que não se prejudique mais, renasce sob processos de contenção que, obviamente, produzem sofrimentos, sobretudo se o ser espiritual ainda não consegue apreender o valor da dor como instrumento de educação e cura espirituais.

41 O Que são Expiações? O arrependimento é o elemento chave para liberar o Espírito das provações dolorosas e das expiações. Arrependimento, expiação e reparação são as três condições necessárias para apagar os traços de uma falta e suas consequências, só a reparação pode anular o efeito destruindo-lhe a causa. A reparação consiste em fazer o bem a quem se havia feito o mal. Quando não conseguimos realizar na mesma vida, viveremos convites em existências posteriores com as mesmas pessoas, e em condições voluntariamente escolhidas, de modo a demonstrar-lhes o seu devotamento, e fazer-lhes tanto bem quanto mal lhes tenha feito.

42 Bibliografia

43 BOA SEMANA


Carregar ppt "Roteiro Finalidade Processo de aprendizado Mecanismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google