A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(Karl Emil Maximilian Weber)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(Karl Emil Maximilian Weber)"— Transcrição da apresentação:

1 (Karl Emil Maximilian Weber)
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA (Karl Emil Maximilian Weber) MAX WEBER

2 OBJETO DA SOCIOLOGIA “A ação humana é social na medida em que, em função da significação subjetiva que o indivíduo que age lhe atribui, toma em consideração o comportamento dos outros e é por ele afetada no seu curso”. AÇÃO SOCIAL

3 FUNÇÃO DA SOCIOLOGIA Investigar a ação social e ressaltar os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico da sociedade.

4 MÉTODO COMPREENSÃO SOCIAL
Todo indivíduo, ao agir, (ator social), age guiado por motivações que, por sua vez, são baseadas em valores. O cientista deve descobrir os possíveis significados (sentidos) da ação humana presente na realidade social que interessa estudar. COMPREENSÃO SOCIAL Um ator age sempre em função de sua motivação e da consciência de agir em relação a outros atores. impossível descartar-se das prenoções, como queria Durkheim. Existe uma parcialidade na análise sociológica. Não há neutralidade científica.

5 É um instrumento de análise proposto por Weber para a compreensão das ações sociais.
Na construção de um tipo ideal, o sociólogo seleciona aspectos da ação humana que considera culturalmente relevantes para o estudo. E o faz segundo seus próprios valores. TIPO IDEAL É uma construção teórica abstrata - tipo ideal = tipo puro.

6 WEBER TIPOLOGIAS (Estudo dos tipos) TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL
TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGITIMA

7 TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL
determinada por um costume arraigado” Exs. – Trocas de presentes no Natal, Dia da mães, Dia dos namorados AÇÃO TRADICIONAL especialmente emotiva, determinada por afetos e estados sentimentais atuais”. Ex. Torcida de futebol AÇÃO AFETIVA determinada pela crença consciente em valores (ético, estético, religioso ou qualquer outra forma)” ex. trabalho voluntário AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A VALORES AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A FINS determinada por expectativas, condições ou meios para alcançar fins próprios, racionalmente perseguidos. Ex. Empresa Capitalista

8 tradição e afetividade são dominantes : família e religião.
Sociedades antigas Esses tipos de ação se apresentam com intensidade distinta em diferentes sociedades: tradição e afetividade são dominantes : família e religião. Sociedades modernas racionalidade em relação aos valores e aos fins

9 TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO
Por que um determinado indivíduo ou conjunto de indivíduos detém a capacidade de dirigir a sociedade? A QUESTÃO DO PODER Por que ao Estado é dado o direito de estabelecer e aplicar as leis e controlar os meios de controle social ?

10 O Estado ou alguém detém a capacidade de dominar a sociedade porque são reconhecidos como legítimos pelos indivíduos.

11 TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
refere-se à autoridade pessoal do governante, investida por força do costume. DOMINAÇÃO TRADICIONAL DOMINAÇÃO RACIONAL-LEGAL baseada no direito que se liga a aspectos racionais e técnicos de administração. DOMINAÇÃO CARISMÁTICA É baseada no carisma. Ou seja, na capacidade excepcional de liderança de alguém.


Carregar ppt "(Karl Emil Maximilian Weber)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google