A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquitetura da Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquitetura da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Arquitetura da Informação
Usabilidade

2 Arquitetura da Informação
É a combinação entre a organização do conteúdo em categorias e a criação de uma interface para permitir o uso de tais categorias.

3 Informações periféricas
Disposição do conteúdo a partir da identificação de usuários do sistema: Estruturação de um quadro, formado por eixos, que correspondem ao tempo possível de o usuário se dedicar ao sistema e à sua vontade de aprender (interesse).

4 Informações periféricas

5 Informações periféricas
É fundamental que o sistema produzido atenda a todos os perfis possíveis de usuário. Contemple a diversidade do público - aqueles que buscam uma informação essencial e aqueles que desejam usar o sistema para um aprofundamento de conteúdo.

6 Taxonomia É uma forma de classificação caracterizada por relações hierárquicas. Serve como base para formar menus de navegação em sistemas com várias páginas hierarquizadas.

7 Taxonomia Pode estar contida dentro de um vocabulário controlado, que é um banco de dados que define os termos mais utilizados num determinado assunto ou porção de conteúdo e suas relações. Sua função é manter a consistência entre o conteúdo e servir como referência para as diferentes entidades que alimentam o banco de dados.

8 Taxonomia - Ontologia Uma ontologia é um modelo de dados que representa um conjunto de conceitos dentro de um domínio e os relacionamentos entre estes. Uma ontologia é utilizada para realizar inferência sobre os objetos do domínio.

9 Taxonomia - Ontologia

10 Taxonomia - Folcsonomia
Folcsonomia é uma forma de classificar e organizar informações, que é usada principalmente em projetos web 2.0. Esse método permite ao próprio usuário classificar as informações de uma forma que ELE julgue correta.

11 Card Sorting O card-sorting é uma técnica usada para descobrir como o usuário classifica determinada informação em sua mente. A classificação usada no sistema deve ser semelhante a que o usuário escolheu, do contrário, não fará sentido para ele.

12 Card Sorting Um dos tipos de classificação mais utilizados é a taxonomia, conforme visto anteriormente. Ela pode servir tanto para um menu de navegação, quanto para um sistema de busca, por isso é tão importante envolver o usuário no seu desenvolvimento.

13 Card Sorting Como funciona?
O usuário recebe cartões descrevendo conteúdos que serão disponibilizados no sistema e relaciona-os com cartões de rótulos, formando categorias. As escolhas dos usuários participantes do teste são cruzadas e os rótulos adquirem uma porcentagem de concordância. Quanto maior, mais indicados para serem usados.

14 Card Sorting Quanto mais usuários envolvidos mais confiável a pesquisa.

15 Wireframe Auxilia a equipe de desenvolvimento na tarefa de produzir o sistema de maneira mais rápida, padronizada e eficiente.

16 Wireframe Sua função é estruturar o conteúdo de cada página, indicando o peso e relevância de cada elemento do layout e sua relação com os demais elementos formadores do todo.

17 Wireframe Indica a correta marcação de textos, breadcrumbs de navegação, guidelines de marca e até dos recursos de programação e tecnologia a serem utilizados pela equipe de produção. Posteriormente também serve como baliza para testes de usabilidade.

18 Wireframe Representa esquematicamente todos os elementos que compõem a interface. Imagens, textos, formulários, mecanismos de busca são representados por variações gráficas de elementos - como quadrados e círculos, traços contínuos e pontilhados, palavras em negrito e sublinhadas - padronizados para todos os wireframes da documentação.

19 Wireframe

20 Wireframe e Usabilidade
O arquiteto de informação pode contribuir com a usabilidade de um sistema no momento em que está construindo os wireframes, ao evitar conteúdos redundantes e sobreposição de conteúdo, além de layouts complexos.

21 Wireframe – Identidade e marca
É na construção do wireframe que o arquiteto vai garantir que todo o sistema mantenha uma unidade gráfica, padronizada e uma presença de marca relevante para o cliente.

22 Wireframe – Riscos Não atender as expectativas dos clientes, empresas ou instituições Acomodação, de modo que os designers, por falta de tempo hábil ou insegurança, não mais inovem em seus projetos e sigam as indicações do wireframe à risca

23 Wireframe – Riscos Por não ser desenhado na exata escala em que será construído o sistema, pode gerar desencontros de entendimento da relevância de cada elemento na composição do sistema e seu impacto de visualização. Necessita de tempo, educação e insistência de uso até tornar-se entendido pelos profissionais envolvidos nas etapas

24 Wireframe – Vantagens Facilita a aplicação de conceitos de usabilidade já testados e comprovadamente eficientes Auxilia a equipe de desenvolvimento e programação na tarefa de produzir o sistema de maneira mais rápida, padronizada e eficiente

25 Wireframe – Vantagens Após a implantação do sistema, os wireframes auxiliam nos testes de usabilidade e mostram efetivamente o que deve ser refeito em cada uma das partes Funciona como uma documentação do sistema e deve ser consultado antes de cada modificação posterior, para prever impactos na arquitetura e funcionalidade


Carregar ppt "Arquitetura da Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google