A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Virgem Maria, Mãe da Misericórdia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Virgem Maria, Mãe da Misericórdia"— Transcrição da apresentação:

1 Virgem Maria, Mãe da Misericórdia

2 Santo Agostinho ensina que a misericórdia é um sentimento que nasce do coração e tem por objeto as misérias alheias, corporais ou espirituais, de tal modo que elas nos doem e entristecem como se fossem próprias, levando-nos a empregar na medida do possível os meios oportunos para tentar aliviá-las. Esta disposição do coração está em Deus na sua perfeição infinita, e por isso a Sagrada Escritura diz que Deus é rico em misericórdia.

3 A nossa Mãe Virgem Maria alcança-nos continuamente a compaixão de seu Filho e ensina-nos o modo de nos comportarmos em face das necessidades próprias e alheias. Quantas vezes não teremos suplicado, particularmente aos sábados, rezando-lhe como se vem fazendo há séculos: Salve Rainha Mãe de Misericórdia... Maria é aquela que conhece mais a fundo o mistério da misericórdia divina.

4 Em Maria, a misericórdia une-se à piedade de mãe; ela nos conduz sempre ao trono da graça. O título de Mãe de Misericórdia, alcançado pelo seu Fiat – faça-se – em Nazaré e no Calvário, é um dos seus maiores e mais belos nomes. Maria é o nosso consolo e a nossa segurança. “Com o seu amor maternal, cuida dos irmãos do seu Filho que ainda peregrinam e se acham em perigos e ansiedades até sejam conduzidos à pátria celestial.

5 Por este motivo, a Santa Virgem é invocada na Igreja com os títulos de Advogada, Auxiliadora, Socorro, Medianeira”. Nem um só dia a Virgem deixou de ajudar-nos, de proteger-nos, de interceder pelas nossas necessidades. O Título de mãe de Misericórdia expressou-se tradicionalmente através das diversas invocações da ladainha lauretana:

6 Saúde dos enfermos, Refugio dos pecadores, Consoladora dos aflitos, Auxilio dos Cristãos... “Esta gradação é belíssima. Mostra como Maria exerce a sua misericórdia sobre aqueles que sofrem no corpo para lhes curar a alma, e como depois os consola nas aflições e como se torna fortes no meio das dificuldades que têm que enfrentar”.

7 Nossa Senhora espera-nos como saúde dos enfermos porque obtém a cura do corpo, e a salvação da alma. A casos que nos concede algo mais importante que a saúde corporal: através desta doença que nos aflige, acolhida com paciência, conseguimos uma boa parte do tesouro que encontraremos no Céu. Ou a salvação de pessoas que, sem essas graças, não teriam encontrado a porta do céu.

8 A Virgem é igualmente Refugio dos pecadores
A Virgem é igualmente Refugio dos pecadores. Encontramos nEla um amparo seguro. Depois do seu Filho, ninguém detestou mais o pecado do que a Virgem Maria, mas longe de afugentar os pecadores, Ela os acolhe, move-os ao arrependimento. Envia graças de luz e de arrependimentos mesmo àqueles que estão afastados e, que, se não resistirem, serão conduzidos de graça em graça até à conversão. Porque a sua extensão alcança até a última hora.

9 Consoladora dos aflitos
Consoladora dos aflitos. Foi durante toda a sua vida consolo daqueles que andavam sobrecarregados por um peso grande demais para os levar sozinhos. Animou São José naquela noite em que o Patriarca, depois de bater de porta em porta pedindo alojamento, bastou-lhe um sorriso de Maria para recuperar as forças e acomodar-se ao que encontrou: um estabulo. E ajudou-o na fuga para o Egito, apesar de São José ser um homem cheio de fortaleza, o consolo de Maria tornou-lhe mais fácil o cumprimento da vontade de Deus.

10 Jamais deixou por um momento sequer de consolar os aflitos os que se sentem oprimidos pelo peso da tristeza, da solidão ou de uma dor. “Maria acolheu muitos cristãos nas perseguições, assistiu muitos agonizantes, recordando-lhes os méritos infinitos do seu Filho”. Se alguma vez nos pesam as coisas da vida, recorramos à Virgem Maria, repetindo: Salve Rainha Mãe de Misericórdia...

11 Nossa Senhora é Auxilio dos cristãos, porque sempre se favorece principalmente aqueles a quem se ama, e ninguém como Maria amou aqueles que fazem parte da família do seu Filho. Encontramos nEla todas as graças necessárias para sairmos vitoriosos nas tentações, no apostolado, no trabalho... No Rosário temos uma arma poderosa para superar todos os obstáculos que nos aguardam. Ela é a nossa segurança, o amor que nunca abandona, consola sempre.

12 Texto – Falar com Deus – imagens colhidas no Facebook – Música – Salmos Gregorianos – Formatação – Altair Castro 27/02/2016


Carregar ppt "Virgem Maria, Mãe da Misericórdia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google