A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definição e Propósitos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definição e Propósitos"— Transcrição da apresentação:

1 Definição e Propósitos
Evangelismo – I Definição e Propósitos Edição de Textos: Elizeu C. Lira Edição de Imagens: Everton R. Lira

2 Definição & Propósitos
Evangelismo é o termo usado para indicar aqueles que se dedicam diretamente ao trabalho de propagar as novas de salvação, atrair os pecadores ao Senhor Jesus e estabelecer novas igrejas e grupos de conversos. – Joel Sarli.

3 Definição & Propósitos
Envolve Todos: Todos os que se batizam são ungidos para o ministério da pregação do Evangelho. O Compromisso Começa no Batismo: O batismo marca para cada crente o seu começo na responsabilidade de propagar o plano da salvação. “De porta em porta têm Seus servos que proclamar a mensagem de salvação. A toda nação, tribo e língua e povo as novas do perdão por Cristo devem ser levadas. Não de maneira fraca e sem vida se há de pregar a mensagem, mas com clareza, decisão e veemência. Centenas estão esperando a advertência para escapar e salvar a vida” . – Obreiros Evangélicos, pág. 29.

4 O Trabalho Mais Importante
Esta foi a razão pela qual Jesus veio do Céu à Terra, e morreu na cruz. Ganhar almas é a obra mais importante de todas: Deus, o Pai, assim o considera – João 3:16 Deus, o Filho, assim o considera – Lucas 19:10 Deus, Espírito Santo, assim o considera – João 16:8 Os santos anjos, assim o consideram – Lucas 15:10

5 O Trabalho Mais Importante
Para o Pastor: “Ganhar almas para o Reino de Deus precisa ser a primeira preocupação do ministro”. – Obreiros Evangélicos, pág. 31. “A maior obra, o mais nobre esforço em que se possam empenhar os homens é encaminhar pecadores ao Cordeiro de Deus. Os ministros fiéis são colaboradores do Senhor na realização de Seus desígnios. Deus lhes diz: Ide, ensinai e pregai a Cristo. Instruí e educai a todos os que lhe desconhecem a graça, a bondade e a misericórdia. Ensinai o povo”. – Obreiros Evangélicos, pág. 19.

6 O Trabalho Mais Importante
Para Todas as Pessoas: A obra de ganhar almas é a maior que já foi confiada a mortais. Se uma só alma tivesse caído, Cristo por ela morreria: “Se apenas uma alma quisesse aceitar o Evangelho de Sua graça, para salvá-la tão somente, Cristo teria escolhido Sua vida de penas e humilhação e Sua morte ignominiosa”. – Educação, pág. 323 (em espanhol)

7 MISSÃO DA IGREJA Proclamar a Salvação em Cristo, preparando um povo para a Sua volta.

8 MISSÃO DA IGREJA “A Igreja é o instrumento apontado por Deus para a salvação dos homens. Foi organizada para servir e sua missão é levar o Evangelho ao mundo.” Assim, a prioridade do povo de Deus nos últimos dias é testemunhar por Cristo, como preparação para Seu regresso. Cada departamento e entidade da Igreja, bem como toda a sua estrutura, se destinam a servir na proclamação do Evangelho e apoiar os membros da Igreja em seu testemunho.

9 A IGREJA LEVAR O EVANGELHO AO MUNDO. A Igreja é o
instrumento apontado por Deus: para a salvação dos homens, organizada para servir, sua missão: LEVAR O EVANGELHO AO MUNDO. White, E. G. - Serviço Cristão ,15

10 Evangelismo: A Razão de Ser da Igreja
“Deus delega à Sua igreja a responsabilidade de idear meios e formas a fim de que cada membro tenha uma parte na tarefa de alcançar com a mensagem a todo indivíduo em toda parte”. – Testemunhando Por Cristo, pág. 37. “A igreja tem de reconhecer sua obrigação de levar a toda criatura o Evangelho da verdade presente”. – Serviço Cristão, pág. 111. “O que falta é a igreja refletir a imagem de seu Senhor e comunicar a mensagem de salvação a todos, em todo lugar”. – Testemunhando Por Cristo, pág. 36.

11 Evangelismo: A Razão de Ser da Igreja
“Nossa obra nos foi designada por nosso Pai celeste. Cumpre-nos tomar a Bíblia e sair a advertir o mundo. Devemos ser as mãos auxiliadoras de Deus em salvar almas – condutos por onde, dia a dia, o Seu amor flua para os que perecem”. – Serviço Cristão, pág. 141. “Ide a vossos vizinhos um por um, e achegai-vos a eles até que o seu coração esteja aquecido pelo vosso amor e abnegado interesse. Simpatizai com eles, com eles orai, procurando descobrir oportunidades para fazer-lhes bem, e quando puderdes, reuni uns poucos e abri-lhes a Palavra de Deus ao entendimento entenebrecido”. – Beneficência Social, pág. 64.

12 Como Evangelizar: Duas formas clássicas de atrair o povo:
Evangelismo Público Evangelismo Pessoal Três coisas que o pescador não pode controlar: As marés – movimentos antropológico-sociais. O Tempo – situação da época. Os hábitos dos peixes – motivações psicológicas individuais. Assim, devemos, também, estudar os gostos, costumes, necessidades e pensamentos das pessoas a quem queremos evangelizar.

13 A “aproximação” deve adequar-se ao lugar, ao público e ao evangelista
A “aproximação” deve adequar-se ao lugar, ao público e ao evangelista. – Evangelismo, págs. 123, 320. Não existe técnica infalível. Temos que dar nova vida às antigas técnicas e criar novas técnicas. Não devemos criticar aos que tentaram usar novas técnicas. Três perigos que devemos evitar: a) Usar forma antiga; b) Usar nova forma, porém inadequada; c) Não usar nenhuma técnica. “Quando em nosso trabalho para Deus empregamos todas as energias, seguindo as devidas técnicas, uma colheita de almas será o resultado”. – Ellen G. White, Review and Herald, 28/04/1904.

14 Busca Contínua de Aprimoramento
Todas as nossas faculdades intelectuais devem ser postas em operação a fim de descobrir-se técnicas eficazes: “Os poderes de nosso intelecto devem exercitar-se ativamente em planejar caminhos e maneiras por meio dos quais nosso trabalho possa realizar o maior bem possível”. – Manuscrito n. 14, 1887. “A mente deve ser ativa para inventar os melhores caminhos e meios a fim de alcançar as pessoas ao nosso redor”. – Ellen G. White, Review and Herald, 08/12/1885. Não devemos limitar-nos a um só método: “Devemos nos lembrar que a obra de alcançar as almas não pode ser limitada por um só método”. – Carta 97, 1901. A situação encontrada, as pessoas e os costumes locais, determinam o método: “A classe de gente com a qual vos encontrais decidirá, para vós outros, a maneira em que a obra deverá ser conduzida”. – Carta 97, 1901.

15 Ninguém é Graduado em Evangelismo:
“Nossa obra é progressiva e se há de dar lugar ao melhoramento das técnicas para realizá-la”. – Review and Herald, 30/09/1902. “Uma das coisas mais importantes que devem ser consideradas é a cultura própria. Muito pouca atenção se dá a este assunto. Dever-se-iam cultivar todas as faculdades a fim de realizar-se uma grande e gloriosa obra para Deus. A sabedoria pode ser adquirida em maior medida do que muitos supõem”. – Carta 14, 1887. “Não existe nenhuma razão para cometer contínuos erros na obra do Senhor. Os ministros necessitam da filosofia guiadora que lhes dará forças para salvar as almas prestes a perecer”. – Manuscrito n. 3, págs. 2-3, 1901.

16 Maneiras Erradas de Evangelizar:
Iniciam bem, mas não prosseguem com o mesmo entusiasmo. Não adaptam o ensino às várias situações. Confiam unicamente na força dos argumentos. Têm interesses divididos, e não prosseguem sua obra fora do púlpito (trabalho pessoal). Dominam as mentes pela influência humana (apenas jogam com os sentimentos das pessoas). Especializam-se em um tema, com exclusão de todos os outros (idéia fixa: Tipo viseira dos cavalos). Dão a mensagem de uma maneira teatral (“fogo estranho”).

17 Razões Porque Tantos Fracassam:
“Alguns dos que se dedicam à obra de salvar almas não obtêm os melhores resultados porque se aferram tenazmente a noções preconcebidas, dando-lhes preeminência, razão pela qual não adaptam seu ensino às necessidades reais das pessoas. Muitos não se dão conta da necessidade de adaptar-se às circunstâncias e ir ao encontro das pessoas onde elas se acham. Não se identificam com aqueles a quem querem ajudar a alcançar a norma bíblica do cristianismo”. – Obreiros Evangélicos, pág. 395.

18 Os Resultados Poderiam Ser 10 Vezes Maiores:
“Tem-se perdido muitíssimo para a causa, pelo trabalho deficiente de homens que possuem capacidade, porém não receberam a devida preparação. Dedicaram-se a uma obra que não sabiam dirigir e, como resultado, têm logrado somente pouco. Não realizaram [sequer] uma décima parte do que podiam ter feito se tivessem recebido a devida disciplina ao princípio”. – Obreiros Evangélicos, pág. 81. “Nunca desde a criação do mundo houve tantos interesses em jogo como agora, dependendo da ação dos homens que crêem estar dando a última mensagem de advertência ao mundo”. – Vida e Ensinos, pág. 246.

19 Os Resultados Poderiam Ser 10 Vezes Maiores:
“Teriam podido realizar dez vezes mais trabalho se, com inteligência, tivessem procurado ser gigantes intelectuais. Toda a sua experiência, em sua elevada vocação, cai no desprezo porque se contentam em permanecer onde estão”. – Testemunhos Para Ministros, pág. 195.

20 Provisão de Graça Cada Vez Maior:
“A salvação das almas é uma obra vasta que exige o emprego de todo talento, de todo dom da graça. Aqueles que estão empenhados nela devem aumentar constantemente em eficiência. Devem ter um fervente desejo de fortalecer suas faculdades, sabendo que serão débeis se não receberem uma provisão de graça sempre crescente. Devem tratar de alcançar resultados sempre maiores em sua obra. Quando esta for a experiência de nossos obreiros, os frutos aparecerão. Então muitas almas serão ganhas para a verdade”. – Obreiros Evangélicos, pág. 81.


Carregar ppt "Definição e Propósitos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google