A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Boraaaa aprender as obras, galera!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Boraaaa aprender as obras, galera!"— Transcrição da apresentação:

1 Boraaaa aprender as obras, galera!

2 Poesia de gregório de matos – melhores poemas
NÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOO ESQUECEEE! PECADO E PERDÃO PERIGOS DO MUNDO PODER RELIGIOSO SUPREMO COMP. NEGATIVO HOMEM INSIGNIFICANTE

3 IMPORTANTEEEEE!!! Apesar da tensão espiritual, o poema, muitas vezes serve como exercício poético, com o preceito de elaborar imagens e conceitos.

4 A CRISTO NOSSO SENHOR CRUCIFICADO
Meu Deus, que estais pendente em um madeiro, Em cuja lei protesto viver, Em cuja santa lei hei de morrer Animoso, constante, firme, e inteiro. Neste lance, por ser o derradeiro, Pois vejo a minha vida anoitecer, É, meu Jesus, a hora de se ver A brandura de um Pai manso Cordeiro. Mui grande é vosso amor, e meu delito, Porém pode ter fim todo o pecar, E não o vosso amor, que é infinito. Esta razão me obriga a confiar, Que por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar.

5 CARACTERÍSTICAS! AFIRMAÇÃO DO AMOR EM CRISTO PARA REAFIRMAR A CONFIANÇA NO PERDÃO. O AMOR DE DEUS É INFINITO E O PECADO É FINITO. INFLUÊNCIA CONCEPTISTA

6 BUSCANDO A CRISTO A vós correndo vou, braços sagrados, Nessa cruz sacrossanta descobertos Que, para receber-me, estais abertos, E, por não castigar-me, estais cravados. A vós, divinos olhos, eclipsados De tanto sangue e lágrimas abertos, Pois, para perdoar-me, estais despertos, E, por não condenar-me, estais fechados. A vós, pregados pés, por não deixar-me, A vós, sangue vertido, para ungir-me, A vós, cabeça baixa, p'ra chamar-me A vós, lado patente, quero unir-me, A vós, cravos preciosos, quero atar-me, Para ficar unido, atado e firme.

7 CARACTERÍSTICAS! APRESENTA AS PARTES DE CRISTO QUE SUBSTITUEM A FIGURA DE JESUS FIGURA DE LINGUAGEM – ANÁFORA PRECEITOS CULTISTAS

8 À SUA MULHER ANTES DE CASAR Discreta, e formosíssima Maria, Enquanto estamos vendo a qualquer hora Em tuas faces a rosada Aurora, Em teus olhos, e boca o Sol, e o dia: Enquanto com gentil descortesia O ar, que fresco Adônis te namora, Te espalha a rica trança voadora, Quando vem passear-te pela fria: Goza, goza da flor da mocidade, Que o tempo trota a toda ligeireza, E imprime em toda a flor sua pisada. Oh, não aguardes, que a madura idade Te converta em flor, essa beleza Em terra, em cinza, em pó, em sobra, em nada.

9 CARACTERÍSTICAS ELOGIOS E DESCRIÇÕES AMOR SENTIMENTAL
EU – IDEALIZADOR, O AMOR É UM ELEMENTO QUE ELEVA O HOMEM E O ESPÍRITO. CARPE DIEM

10 POEMA Minha rica mulatinha, desvelo e cuidado meu, eu já fora todo teu, e tu foras toda minha; Juro-te, minha vidinha, se acaso minha qués ser, que todo me hei de acender em ser teu amante fino pois por ti já perco o tino, e ando para morrer.

11 CARACTERÍSTICAS DESEJO CARNAL – MULHERES DE CLASSE INFERIOR TROPICALISMO LITERATURA POPULAR E SENSUAL

12 BOTA A BOCA NO TROMBONEE BOCA DO INFERNO!
“EU SOU AQUELE, QUE PASSADOS ANOS CANTEI NA MINHA LIRA MALDIZENTE TORPEZAS DO BRASIL, VÍCIOS, E ENGANOS.” PG. 5

13 AO PADRE DAMASO DA SILVA
AO PADRE DAMASO DA SILVA... Descarto-me da tronga, que me chupa, Corro por um conchego todo o mapa, O ar da feia me arrebata a capa, O gadanho da limpa até a garupa. Busco uma freira, que me desemtupa A via, que o desuso às vezes tapa, Topo-a, topando-a todo o bolo rapa, Que as cartas lhe dão sempre com chalupa. Que hei de fazer, se sou de boa cepa, E na hora de ver repleta a tripa, Darei por quem mo vase toda Europa? Amigo, quem se alimpa da carepa, Ou sofre uma muchacha, que o dissipa, Ou faz da mão sua cachopa.

14 SUPER SAFADOOOO!!!! AMANTES QUE CONQUISTOU NA BAHIA
ESCÂNDALOS SENSUAIS DOS CONVENTOS, ONDE HAVIA A HOMOSSEXUALIDADE E O PECADO

15 AO MESMO PADRE, POR QUERER SABER
AO MESMO PADRE, POR QUERER SABER... Este Padre Frisão, este sandeu Tudo o demo lhe deu, e lhe outorgou, Não sabe musa musae, que estudou, Mas sabe as ciências, que nunca aprendeu. Entre catervas de asnos se meteu, E entre corjas de bestas se aclamou, Naquela Salamanca o doutorou, E nesta salacega floresceu. Que é um grande alquimista, isso não nego, Que alquimistas do esterco tiram ouro, Se cremos seus apógrafos conselhos. E o Frisão as Irmãs pondo ao pespego, Era força tirar grande tesouro, Pois soube em ouro converter pentelhos.

16 DEFINE A SUA CIDADE De dois ff se compõe esta cidade a meu ver: um furtar, outro foder. Recopilou-se o direito, e quem o recopilou com dous ff o explicou por estar feito, e bem feito: por bem digesto, e colheito só com dous ff o expõe, e assim quem os olhos põe no trato, que aqui se encerra, há de dizer que esta terra de dous ff se compõe.

17 Se de dous ff composta está a nossa Bahia, errada a ortografia, a grande dano está posta: eu quero fazer aposta e quero um tostão perder, que isso a há de perverter, se o furtar e o foder bem não são os ff que tem esta cidade ao meu ver. Provo a conjetura já, prontamente como um brinco: Bahia tem letras cinco que são B-A-H-I-A: logo ninguém me dirá que dous ff chega a ter, pois nenhum contém sequer, salvo se em boa verdade são os ff da cidade um furtar, outro foder.


Carregar ppt "Boraaaa aprender as obras, galera!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google