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DESENVOLVIMENTO HUMANO

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Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO HUMANO"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO HUMANO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO São João da Boa Vista Mestrado Educação, Ambiente e Sociedade DESENVOLVIMENTO HUMANO EMPODERAMENTO E AUTONOMIA Prof. Luciel Henrique de Oliveira -

2 AUTONOMIA EMPODERAMENTO

3 OBJETIVOS CONSTRUCAO DA CIDADANIA CONSTRUCAO AUTONOMIA DOS SUJEITOS

4 PODER “Capacidade da população para melhorar as suas condições de saúde e aumentar e seu controle sobre as mesmas” (OTTAWA, 1986). PROMOCAO DA CIDADANIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, .... RESPONSABILIZACAO MULTIPLA EMPODERAMENTO

5 AUTONOMIA EMPODERAMENTO
Empoderamento – Poder: apenas um recorte do conceito de autonomia. Poder é um elemento importante, mas não suficiente para o exercício da cidadania ou do sujeito cidadão. AUTONOMIA EMPODERAMENTO

6 O desafio e capacitar as pessoas para utilizarem este poder A ampliação da capacidade de reflexão e de ação dos sujeitos. AUTONOMIA DOS SUJEITOS AUTONOMIA

7 AUTONOMIA Para o dicionário autonomia é:
1- faculdade de se governar por si mesmo, 2- direito ou faculdade de se reger (uma nação) por leis próprias, liberdade ou independência moral ou intelectual, 4- condição pela qual o homem pretende poder escolher as leis que regem sua conduta. (FERREIRA, 1997) Autonomia seria darem-se as próprias leis; em oposição a recebê-las de outros - heteronímia. AUTONOMIA

8 Capacidade dos sujeitos compreenderem e agirem (reflexão-ação) sobre si mesmos e sobre o contexto, estabelecendo compromissos com outros sujeitos, conforme objetivos democraticamente estabelecidos. AUTONOMIA

9 SUJEITO COM CAPACIDADE DE:
SUJEITO AUTONOMO SUJEITO COM CAPACIDADE DE: COMPREENDER E DE AGIR SOBRE SI MESMO E SOBE O CONTEXTO. FAZER ESCOLHAS. LIDAR COM SUAS DEPENDENCIAS.

10 Autonomia em coeficientes e graus, nunca como conceito ABSOLUTO;
Grau de autonomia, ou seja, o quanto o sujeito pôde influenciar em um dado contexto ou situação. AUTONOMIA

11 Autocuidado: capacidade de lidar com as dependências em relação aos outros.
Poder de intervenção em um dado contexto. Capacidade reflexiva. Capacidade de agir e estabelecer compromissos com outros. AUTONOMIA

12 AUTONOMIA DEPENDENCIA – INDEPENDENCIA ALIENACAO - COMPRENSAO
PODER DE INTERVENCAO - AUTONOMIA AUTONOMIA

13 A construção de autonomia depende de um conjunto de fatores e, dentre eles, o próprio sujeito e as condições externas a ele, das quais ele mesmo teve participação na sua criação. AUTONOMIA

14 AUTONOMIA REFLEXÃO - AÇÃO
Capacidade compreender: depende de não saber e de resistências internas (não poder ou não querer saber sobre algo). Inconsciente: DESEJO e Valores. Capacidade de agir: depende de relações de poder e de bloqueios do sujeito. AUTONOMIA REFLEXÃO - AÇÃO

15 A democratização das organizações, gestão participativa, e importante, mas não suficiente para assegurar ampliação da capacidade de reflexão e de ação dos sujeitos. ASPECTOS DO SUJEITO CO-RESPONSAVEL / CO-CONSTRUCAO AUTONOMIA

16 Como constituir sujeitos reflexivos e com grau importante de autonomia?

17 Seria possível ampliar a autonomia nos contextos cotidianos
Seria possível ampliar a autonomia nos contextos cotidianos... dos serviços de saúde, de educação, da democracia participativa.... Como poderiam profissionais em hospitais, na atenção básica ou em programas de saúde pública contribuir para ampliar a própria autonomia, bem como das pessoas com quem trabalham? Como poderia a população de uma região ampliar sua autonomia e sua capacidade de conduzirem a própria vida e a vida das organizações com as quais convive? AUTONOMIA

18 CAMINHO PARA AUTONOMIA
Políticas públicas saudáveis, Reorganização modelos de Atenção e Gestão Intersetorialidade, Acesso a informação, Educação em saúde, Relação dialógica entre profissional/usuário/instituicao, Modificação na estrutura organizacional e cultural das instituições, Promoção e implementação de processos que busquem ampliar a capacidade reflexiva e operativa dos sujeitos, para que compreendam e interfiram na dinâmica do contexto que os cerca. Processos democráticos-participativos. Problematização do cotidiano trabalho de forma participativa. Criação e utilização de instrumentos para o desenvolvimento destas capacidades enquanto as pessoas freqüentam escolas, serviços de saúde ou grupos de convivência. CAMINHO PARA AUTONOMIA

19 CO-CONTRUCAO DA AUTONOMIA
SUJEITOS ENVOLVIDOS os usuários, os trabalhadores, gestores dos serviços públicos. Favorecendo mudanças na organização do trabalho nas áreas em questão. CO-CONTRUCAO DA AUTONOMIA

20 AUTONOMIA INFLUENCIA DIRETA NA: PARTICIPACAO E CONTROLE SOCIAL
EXERCICIO CIDADANIA PROMOCAO DA SAUDE ESTRATEGIAS PARTICIPATIVAS AUTONOMIA

21 EMPODERAMENTO EM SENTIDO TRANSFORMADOR PAULO FREIRE
foi o primeiro a traduzir o termo “Empowerment“ para o português Criou nova interpretação EMPODERAMENTO

22 EMPODERAMENTO Paulo Freire:
"capacidade do indivíduo realizar, por si mesmo, as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer". ausência de restrições externas que impossibilitam a pessoa viver os seus valores. EMPODERAMENTO

23 Empoderamento implica conquista, avanço e superação por parte daquele que se empodera (sujeito ativo do processo), e não simples doação ou transferência por benevolência, como denota o termo inglês empowerment, que transforma o sujeito em objeto passivo. EMPODERAMENTO

24 Empoderar-se é um processo emancipatório, onde o indivíduo dá poder a si mesmo para viver a vida que escolheu. Quando a pessoa escolhe por se empoderar, ela fica consciente das decisões que toma para a sua vida, conhece suas capacidades e suas possibilidades de contribuição para o mundo, tornando-se mais criativa e produtiva O indivíduo empoderado vive de forma plena seus valores e tem alto senso de pertencimento e reconhecimento, tornando-se mais engajado socialmente e menos suscetível a manipulação . EMPODERAMENTO

25 Processo pelo qual um indivíduo, um grupo social ou uma instituição adquire autonomia para realizar, por si, as ações e mudanças necessárias ao seu crescimento e desenvolvimento pessoal e social numa determinada área ou tema. Implica a obtenção de informações, um processo de reflexão e tomada de consciência quanto a sua condição atual, uma clara formulação das mudanças desejadas e da condição a ser construída. A essas variáveis, deve somar-se uma mudança de atitude que impulsione a pessoa, grupo ou instituição para a ação prática, metódica e sistemática, no sentido de objetivos e metas traçadas, abandonando-se a antiga postura meramente reativa ou receptiva. EMPODERAMENTO

26 O empoderamento não é suficiente para uma transformação social, porém ele é um passo fundamental.
A partir do momento em que o sujeito sente-se empoderado e mais livre, ele precisa ajudar para que outras pessoas sintam o mesmo, para que, deste modo, possamos caminhar em direção a uma transformação global. EMPODERAMENTO

27 EMPODERAMENTO Paulo Freire: o conceito ligado à classe social
envolve a questão de como a classe trabalhadora, através de suas próprias experiências, sua própria construção de cultura, se empenha na obtenção de poder político. Isto faz do empoderamento muito mais do que um invento individual ou psicológico. Indica um processo político das classes dominadas que buscam a própria liberdade da dominação, um longo processo histórico de que a educação é uma frente de luta EMPODERAMENTO

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