A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regiões Geoeconômicas: o Norte e o Sul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regiões Geoeconômicas: o Norte e o Sul"— Transcrição da apresentação:

1 Regiões Geoeconômicas: o Norte e o Sul
Professora Carol / Geografia

2 Nova regionalização do mundo
Baseado no desenvolvimento econômico e social dos países.

3 Economia Produção Econômica Indicadores: sociais e econômicos Países desenvolvidos - ricos Países subdesenvolvidos - pobres

4 Países ricos e países pobres
Pós-Segunda Guerra - constatou-se a existência de dois grupos bastante diferentes de países: os desenvolvidos (países ricos) e os subdesenvolvidos (pobres)

5 Revolução Industrial – provocou o desenvolvimento de uma pequena parte do mundo com a chamada modernidade: industrialização e urbanização. Até a Segunda Guerra muitos países ainda eram colônias, não se falava em subdesenvolvimento.

6 Criação da ONU (Organização das Nações Unidas) – e de organismos que estudam e pesquisam o desenvolvimento econômico e social dos países-membros.

7 Dados estatísticos mostraram as enormes diferenças de renda per capita, de distribuição social da renda, de taxas de mortalidade geral e infantil, de índices de alfabetização, de subnutrição, de expectativa de vida, etc.

8

9 Essa ideia de países do Norte e do Sul é um conceito de agrupamento que simplifica a realidade.
Essa divisão está baseada em critérios socioeconômicos, e não correspondem aos dois hemisférios , ou seja, o Norte e o Sul delimitados pela linha do Equador.

10 Além disso, essa divisão separa grupos de países que têm gigantescos recursos financeiros dos que dispõem de grandes reservas naturais. Porém existem diferenças econômicas e sociais entre os países do próprio grupo.

11 Há relação entre a situação econômica e o bem-estar da população?

12

13 Crescimento Econômico x Desenvolvimento Humano
O capitalismo é um sistema econômico que apresenta grandes contradições, uma delas diz respeito ao modo como a riqueza resultante da produção é distribuída entre a população e como se expressa na qualidade de vida.

14 Principais indicadores usados para medir as desigualdades internacionais

15 PIB – Produto Interno Bruto
É a soma de todas as riquezas produzidas dentro de um território durante um período (anual, mensal, trimestral, etc.) Refere-se apenas a produção interna – nacional.

16 PNB- Produto Nacional Bruto
Soma da produção de bens e serviços do país + os recursos que entram (exterior). Não conta o dinheiro que saiu (dinheiro remetido ao exterior, pagamento de dívida, pagamento das importações, etc.)

17 Resumindo... PNB = Produção interna + os recursos vindos do exterior – os que saem do país. O valor anual do PNB corresponde à renda nacional de um país.

18 Renda per capita – “por pessoa”
É o valor da renda nacional ou do PNB divido pelo número de habitantes - ver página 82. Nem sempre uma grande produção anual corresponde a uma elevada renda média, pois ela depende não apenas das riquezas produzidas, mas também da do tamanho da população do país.

19 Distribuição social da renda

20 Esse indicador mostra como está distribuída a renda nacional pela população – se a renda está muito ou pouco concentrada.

21 Essa é mais uma diferença entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos:
Enquanto nos países desenvolvidos a distribuição social da renda nacional é mais equilibrada, sem grandes desigualdades; Nos países pobres geralmente existe uma maior concentração na distribuição da renda.

22

23


Carregar ppt "Regiões Geoeconômicas: o Norte e o Sul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google