Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBeatriz Feliciano Alterado mais de 10 anos atrás
1
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera
2
O planeta Terra é formado basicamente por três camadas: A crosta – materiais mais leves (parte externa) O manto- camada intermediária (silício e magnésio) O núcleo- materiais mais densos (ferro e níquel) Manto Núcleo Crosta
3
Crosta terrestre Parte externa
São conhecidas duas zonas: sial (superior), rica em silício e alumínio. Sima, zona inferior, predominância de silicatos de magnésio e ferro. Expessura da crosta – 35 a 50 Km. A crosta é subdividida em placas tectônicas, sobre elas estão os continentes.
4
Placas tectônicas
5
Pangeia- o 1º continente do planeta
6
O movimento das placas resulta em falhas o que pode provocar os terremotos
Falha de San Andreas, Califórnia, EUA. Possui 1300 Km de extensão.
7
Interior da terra Possui como material básico o silício e o oxigênio.
Existem três tipos de rochas: ígneas, sedimentares e Metamórficas. Rochas ígneas- formadas por atividades vulcânicas. Rochas sedimentares- formadas pelo acúmulo de sedimentos. Rochas metamórficas- localizadas no interior da terra.
8
Vulcões São fendas ou fissuras na Crosta Terrestre por onde o magma (rocha derretida contida no interior da Terra) e gás atingem a superfície na forma da lava das erupções vulcânicas.
9
Vulcões Os vulcões são responsáveis pela formação de rochas ígneas, também chamadas eruptivas, magmáticas ou vulcânicas. Elas nada mais são do que a lava solidificada. A lava geralmente sai do vulcão a uma temperatura de 850 a 1250 ºC.
10
Intemperismo É o conjunto de fenômenos exógenos responsáveis pela degradação e o enfraquecimento das rochas que compõem relevo terrestre que ocorre devido a constante exposição dos materiais geológicos aos elementos como a atmosfera, hidrosfera, a biosfera.
11
Intemperismo físico Promove a modificação das propriedades físicas das rochas (morfologia, resistência, textura) através da desagregação ou separação dos grãos minerais antes coesos.
12
Intemperismo químico Ocorre quando estratos geológicos são expostos a águas correntes providas de compostos que reagem com os componentes minerais das rochas e alteram significativamente sua constituição.
13
Intemperismo biológico
É caracterizado por rochas que perdem alguns de seus nutrientes essenciais para organismos vivos e plantas que crescem em sua superfície.
14
A origem e evolução dos solos são condicionadas por cinco fatores:
Material de origem Clima Relevo Microrganismos Tempo
15
Material de origem É o material a partir do qual o solo começa a se formar. Material de origem orgânico: constituído de produtos da decomposição de restos vegetais e animais e origina solos orgânicos. Material de origem mineral: rocha alterada, sedimentos.
16
CLIMA As variáveis climáticas (mensuráveis) mais importantes são: Precipitações Pluviométricas Temperatura Vento + temperatura - acelera a evapotranspiração.
17
RELEVO Condiciona a formação dos solos que ocupam segmentos da paisagem. RELEVO característica externa, visível, que condiciona a formação do solo. É um critério utilizado quando se faz o mapeamento dos solos.
18
ORGANISMOS As colônias de microrganismos se estabelecem à procura de substrato para seu desenvolvimento. À medida que a rocha vai se alterando e as colônias vão se expandindo, organismos maiores e mais complexos têm condições de se instalar e se desenvolver, como fungos, algas, liquens, musgos, gramíneas, arbustos e árvores.
19
TEMPO Duração da ação dos processos Idade absoluta dos solos ? Estimativa da idade do solo -Através da diferenciação dos horizontes, composição química e mineralógica JOVEM (imaturo): pouco intemperizado VELHO (maduro): muito intemperizado
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.