A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carcass characteristics and meat quality of Aberdeen Angus Steers finished on different pastures Características de carcaça e qualidade de carne de novilhos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carcass characteristics and meat quality of Aberdeen Angus Steers finished on different pastures Características de carcaça e qualidade de carne de novilhos."— Transcrição da apresentação:

1 Carcass characteristics and meat quality of Aberdeen Angus Steers finished on different pastures
Características de carcaça e qualidade de carne de novilhos Aberdeen Angus terminados em diferentes tipos de pastagens – UFRGS e EMBRAPA Pecuária Sul

2 Introdução O estudo baseou-se nas condições climáticas, edafológicas do sul do Brasil, Município de Dom Pedrito-RS, focando as características naturais dos campos e criatórios inseridos no Bioma Pampa. A carne produzida nesse ambiente não deve apenas mostrar o valor ecológico, mas também têm a qualidade básica, atributos desejados pelos consumidores, tais como: brilhante cor vermelha, pouca gordura de cobertura, maciez, suculência e um sabor agradável (Felício, 1998).

3 Objetivo O presente estudo foi realizado para avaliar as características de carcaça, parâmetros físico-químicos e sensoriais da carne de novilhos terminados em três tipos de pastagens: pastagem natural, pastagem natural melhorada ( fertilizados e sobressemeadura de espécies de inverno) e pastagem anual de verão.

4 Material Área 5 piquetes de 15 ha 43 novilhos Aberdeen Angus, com cerca de 20 meses de idade ± 27,4 kg de peso vivo, em média. Distribuição: pastagens naturais (n = 16), pastagem melhorada (n = 18) e pastagem de verão (n = 9). Disponibilidade de 13 Kg MS p cada 100 kg PV

5 Método O experimento foi realizado a partir de 14 de dezembro de 2009 a 30 de novembro de 2010, com os tratamentos distribuídos em um delineamento experimental inteiramente casualizado com um número diferente de repetições. Os animais foram usados ​​como unidades experimentais. Os animais utilizados foram novilhos Aberdeen Angus com 20 meses de idade inicial e 354 ± 27,4 kg de PV, em média.

6

7

8

9

10 Resultados e Discussões
Nenhum efeito de sistemas de terminação foi encontrado na conformação da carcaça (P> 0,05). Carcaças Sub-rectilíneas foram mais frequentes (86%), seguido de carcaças rectilíneas (14%). Peso de carcaça quente e fria foi menor nos animais alimentados com pastagens anuais de verão (P <0,05) e semelhante entre os animais terminados em pastagem natural e pastagem natural melhorada (P> 0,05). Essas diferenças podem ser explicadas pelas diferentes idades de abate que ocorreram nos tratamentos. O rendimento de carcaça foi maior (P <0,05) na pastagem natural melhorada. Não foram detectadas diferenças para o rendimento de dianteiro ou rendimento lateral-cut, e nem para a área de olho de lombo entre sistemas de acabamento .

11 No presente estudo, este comportamento não foi observado, uma vez que o quarto traseiro - proporção, foi maior nos animais terminados em pastagem natural, esses animais apresentaram os maiores pesos de abate. PH final na carne corresponde ao acúmulo de ácido lático proveniente de ATP - síntese de glicogênio no músculo, por isso estando relacionado com manejo pré-abate ou até mesmo para o processamento industrial. A idade de abate não afetou a cor da carne, uma vez que as carnes escuras foram encontradas em ambas as pastagens naturais (animais mais velhos) e pastagens anuais de verão (animais mais jovens). Na carne, independentemente do tratamento, todos mostraram leveza de coloração - intermediária, para valores altos, de vermelhos escuros a amarelos, todos eles são considerados dentro da normalidade para a carne.

12 Força de Cisalhamento Kgf/cm²
Campo Nativo Melhorado Sorgo 7.1 a 6.3 b 5.5 b

13 Conclusão final Os sistemas de terminação em pastagem natural, pastagem melhorada natural e pastagem anual de verão permite que as características desejáveis ​​da carcaça e da carne de Aberdeen Angus, até 34 meses de idade. Os ganhos médios diários definidos pelos sistemas de alimentação explicou as diferenças de maciez da carne obtidos nos diferentes tratamentos. Os sistemas de acabamento avaliadas com base em diferentes pastagens permitiu a percepção de sabores e odores distintos sobre a carne de cada tratamento, quando analisada pelo teste de discriminação em um painel sensorial treinado.

14 Thanque i u, very muitcho.
Unipampa Dom Pedrito – RS PGPA 2013/2014 Bovinos de Corte Discentes: Antônio Cândido Barcellos de Souza Leonardo Perez


Carregar ppt "Carcass characteristics and meat quality of Aberdeen Angus Steers finished on different pastures Características de carcaça e qualidade de carne de novilhos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google