A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sapal e Dunas da Ria Formosa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sapal e Dunas da Ria Formosa"— Transcrição da apresentação:

1 Sapal e Dunas da Ria Formosa
Trabalho realizado por: Tiago Martins nº23 8ºC Túlio Correia nº24 8ºC

2 O que é o sapal? O sapal é uma área baixa e extensa prosseguindo o ciclo de marés. O seu ambiente tranquilo proporciona a deposição de partículas finas que caracterizam o seu substrato lodoso e que devido a esses fatores à capacidade de degradar alguns poluentes e de reciclar alguns nutrientes.

3 Zona de vegetação: Zona de vaza. Sapal baixo. Sapal alto. Continente.
Canal de maré. Zona de vaza. Sapal baixo. Sapal alto. Continente.

4 Plantas existentes no sapal da Ria Formosa
Salgado ”flores roxas” e salgadeira “flores verdes ceara”. Estas duas plantas são encontradas na parte do sapal alto.

5 Espargo do mar, sapal médio.
Murraça, sapal baixo Nesta plantas quanto mais rija for a folha melhor será para se proteger do sol.

6 Plantas existentes nas Dunas da Ria Formosa
O cordão dunar protege a zona do sapal dos ventos e das ondas. O chorão das praias absorve as águas das restantes plantas existentes no parque da Ria Formosa.

7 Chorão da Praias Esta planta adaptou-se facilmente ao clima as condições e desenvolveu-se muito rapidamente. À medida que se desenvolve forma-se um tapete, este tapete quanto mais denso for menor a probalidade de outras espécies desenvolverem-se no meio dele, este tapete também tem uma grande capacidade de absorção de àguas.

8 Desequilíbrio nos ecossistemas
No parque da Ria Formosa há vários desequilíbrios nos ecossistemas, como por exemplo os mariscos que foram trazidas por espécies asiáticas para crescerem. Estas espécies acabam por lutar com as nossas espécies e acabam por levar a melhor e ocupar os seus habitats

9 O que são dunas? Dunas são várias montanhas de areia criadas a partir de processos eólicos. Nas dunas do parque da Ria Formosa podem-se encontrar vários tipos de flores como o feno das areias , tomelo das praias ou então o narciso das areias.

10 Animais nas dunas no parque da Ria Formosa
Calidris Alba (habitat: praias arenosas e lagoas perto da costa) Sterna albifrons(habitat: costas arenosas, lagoas, conchas e ervas rasteiras Larus fuscus(habitat:costa e em lagoas temporárias

11 Tipos de dunas No parque natural da Ria Formosa pode-se encontrar vários tipos de dunas como: Dunas embrionárias Dunas primárias. Dunas secundárias.


Carregar ppt "Sapal e Dunas da Ria Formosa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google