A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
" A natureza deu-nos dois ouvidos e dois olhos, mas só uma língua - com o fim de ouvir e ver mais do que falar"                                                                   "Socrates, ac"

2 Fernando Sabino No conto “Macacos me Mordam”, Fernando Sabino apresenta a história de um erro na escrita de um telegrama que causa grande confusão em uma cidade. Um cientista, que morava no interior de Minas Gerais, envia um telegrama para um outro cientista, amigo seu, residente em Manaus, com os seguintes dizeres: FAVOR PROVIDENCIAR REMESSA 1 OU 2 MACACOS PT

3 Passado um tempo, ele recebe um telegrama do amigo dizendo que metade da encomenda estava a caminho. Logo depois, chegam à cidade 102 macacos. O telegrafista em vez de colocar “1 ou 2 macacos”, pôs 102 macacos. O professor não sabia o que fazer com aquela macacada. Por dois dias, eles ficaram na estação, e a população queria saber o que seria feito com tantos macacos.

4 O agente da estação, sem alternativas, solta a macacada pela cidade. O professor fica doente por causa do incidente. Quando a cidade já estava em paz, o cientista recebe outro telegrama dizendo que a segunda remessa de macacos estava a caminho. O professor não agüenta: foge da cidade.

5 Vamos analisar a situação de comunicação do texto:
Quem enviou a mensagem? Qual o meio que utilizou? Para quem era a mensagem? Qual era a mensagem? A mensagem foi compreendida?

6 Comunicar é transmitir/enviar aos outros as nossas ideias, pensamentos, sensações, informações, através de diversos meios de expressão. Para comunicar é necessário estar disponível para ser capaz de receber e compreender.

7 Quando penso em silêncio... posso não estar comunicando mas... se

8 Comunicar é transmitir mensagens é informar
Comunicar é transmitir mensagens é informar. hoje a comunicação é fundamental para aproximar as pessoas.

9 Para haver comunicação é necessário haver um emissor, um receptor e uma mensagem a ser enviada através de um determinado código.

10

11 Elementos na Comunicação
Emissor Mensagem Receptor Código Canal É aquele que envia a mensagem A informação transmitida Ou destinatário é aquele que recebe a mensagem É um conjunto de sinais e regras organizados É o meio físico ou técnico por onde circula a mensagem

12 Linguagem verbal A linguagem verbal, pode ser falada ou escrita.
Soneto de Fidelidade (Vinicius de Moraes) "De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento.

13 Linguagem não- verbal A comunicação gestual é um meio que possibilita pessoas com deficiência auditiva de comunicarem entre si.

14 Linguagem mista

15 Resumindo: emissor - emite, codifica a mensagem; receptor - recebe, decodifica a mensagem; mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor; código - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem; canal - meio pelo qual circula a mensagem.

16 Atividade: De acordo com os textos abaixo, identifique os seguintes elementos da comunicação: “ Um menino, jogando bola na rua, quebra a vidraça do Sr. Manuel. Furioso, ele grita : - Moleque danado. Seu pai vai ter que pagar! O garoto, então, foge em disparada.” Emissor: b) Mensagem: c) Receptor: d) Canal: e) Código:

17 “ Mary saiu cedo para o trabalho e deixou , na porta da geladeira, um bilhete para sua filha Suzy: ‘I Love you, darling!’. Emissor: b) Mensagem: c) Receptor: d) Canal: e) Código:


Carregar ppt "ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google