A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hora de firmar a parceria!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hora de firmar a parceria!"— Transcrição da apresentação:

1

2 Hora de firmar a parceria!
Escola e Família Hora de firmar a parceria! O desafio de envolver a família no esforço da aprendizagem.

3 Todos Juntos! A atuação do gestor constitui um aspecto fundamental para o alcance dos objetivos traçados em nosso projeto, pois ao lado da família “Cuidaremos do direito de aprender de cada estudante!”

4 A concepção é explicada principalmente por um indicador: o baixo rendimento de estudantes que vivem em ambientes socioeconômicos vulneráveis. Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2012 mostram que as crianças nesse contexto apresentam o dobro de risco de ter um aproveitamento escolar fraco. Aliada a esse fato está a dificuldade dos professores em lidar com alunos que possuem um bagagem cultural familiar diferente da esperada pela escola e que chegaram às salas de aula com a universalização da Educação Básica.

5 Aqui o jogo do empurra-empurra fica mais sério, já que a situação cultural e socioeconômica não pode tirar de ninguém o direito de aprender. ”Nem sempre é possível contar com um ambiente ideal em casa para dar continuidade ao trabalho realizado na escola, mas é responsabilidade do educador ensinar mesmo assim”, afirma Maria Eulina Pessoa de Carvalho, docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

6

7 EM BILHETE, A TROCA DE INFORMAÇÕES
Enviados por , escritos em papel avulso, no caderno ou na agenda, os bilhetes são um meio de comunicação rápida e prática entre os professores e as famílias. Eles podem informar algo relacionado à criança, passar um recado breve ou convidar para eventos. Na prática, acabam servindo como reclamação formalizada aos pais sobre conflitos e descumprimentos de regras, conforme indica a pesquisa de Sandra Cristina Dedeschi, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Não é preciso comunicar tudo. Problemas pontuais devem ser resolvidos internamente. “As famílias não sabem como agir diante de críticas. Ficam paralisadas ou usam artifícios muitas vezes equivocados como bater no filho ou castigá-lo”, afirma Daniela Ribeiro. Enviados por , escritos em papel avulso, no caderno ou na agenda, os bilhetes são um meio de comunicação rápida e prática entre os professores e as famílias. Eles podem informar algo relacionado à criança, passar um recado breve ou convidar para eventos. Na prática, acabam servindo como reclamação formalizada aos pais sobre conflitos e descumprimentos de regras, conforme indica a pesquisa de Sandra Cristina Dedeschi, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Não é preciso comunicar tudo. Problemas pontuais devem ser resolvidos internamente. “As famílias não sabem como agir diante de críticas. Ficam paralisadas ou usam artifícios muitas vezes equivocados como bater no filho ou castigá-lo”, afirma Daniela Ribeiro. Enviados por , escritos em papel avulso, no caderno ou na agenda, os bilhetes são um meio de comunicação rápida e prática entre os professores e as famílias. Eles podem informar algo relacionado à criança, passar um recado breve ou convidar para eventos. Na prática, acabam servindo como reclamação formalizada aos pais sobre conflitos e descumprimentos de regras, conforme indica a pesquisa de Sandra Cristina Dedeschi, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Não é preciso comunicar tudo. Problemas pontuais devem ser resolvidos internamente. “As famílias não sabem como agir diante de críticas. Ficam paralisadas ou usam artifícios muitas vezes equivocados como bater no filho ou castigá-lo”, afirma Daniela Ribeiro.   EM BILHETE, A TROCA DE INFORMAÇÕES Enviados por , escritos em papel avulso, no caderno ou na agenda, os bilhetes são um meio de comunicação rápida e prática entre os professores e as famílias. Eles podem informar algo relacionado à criança, passar um recado breve ou convidar para eventos.

8 AVALIAÇÕES MERECEM COMENTÁRIOS
As avaliações e os registros dos alunos nos cadernos, incluindo a lição de casa, podem informar também para os responsáveis como o estudante está em relação ao conteúdo, assim como o relatório individual de aprendizagem.

9 Porém, muitas escolas não compartilham a avaliação com as famílias, outras apenas divulgam as notas, sem contextualizá-las. “Dessa forma, os pais não conseguem ter a real dimensão do desempenho de seus filhos e como ajuda-los” , diz Patricia Guedes. Para piorar, parte deles vê a avaliação como algo punitivo, não como medida que ajuda o professor a aperfeiçoar suas práticas.

10 Evasão, repetência, taxa de aprovação entre outros.
Roteiro para o sucesso “ Por melhor que seja a Escola, ela nunca vai suprir a carência de uma família ausente. Portanto a família deve participar de verdade do processo educativo de seus filhos.” Gabriel Chalita Atenção aos fluxos que determinam o Índice de Desenvolvimento do Ensino - IDEB Evasão, repetência, taxa de aprovação entre outros.

11

12 Problemas Soluções Os pais não se sentem à vontade para falar com o professor. Os responsáveis não participam dos eventos escolares. Não consigo dar atenção a todos na hora da entrada. É impossível todos ficarem juntos na porta da escola. Os pais deixam de levar os filhos à escola a partir do 6° ano Os responsáveis não vão à reunião. Os pais reclamam que no encontro só se fala de problemas dos alunos. As famílias não sabem o que a escola realiza e que os alunos aprendem. Só você e os gestores falam no encontro. Os professores por área, têm várias turmas e não conseguem falar com os pais. Os bilhetes só contem reclamação sobre os estudantes Os pais não sabem como ajudar os filhos nos estudos. Os pais não acompanham a lição de casa Os alunos não entregam os recados pois tem medo de ser punidos.

13

14

15

16

17

18 Em 2012 os 14 anos, a paquistanesa Mala Yousufzai, foi atacada pelo Taliban ao sair da escola, por se manifestar contra a militância islâmica e promover a educação para moças. Mala foi baleada na cabeça e passou meses se recuperando com auxílio da ONU. A jovem pregava o direito das meninas irem à escola desde os 11 anos.

19 Vamos juntos fazer a nossa parte!
Não importa a rede de ensino ou a classe social... A ausência da família afeta a realidade da escola brasileira. Vamos juntos fazer a nossa parte! Roberta Barreto Especialista em Gestão Escolar Fun Page: Roberta Barreto


Carregar ppt "Hora de firmar a parceria!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google