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SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008

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Apresentação em tema: "SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008"— Transcrição da apresentação:

1 SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
TREM E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Eng. RAUL DE BONIS ALMEIDA SIMÕES DIRETOR DE PLANEJAMENTO, EXPANSÃO E MARKETING CBTU

2 SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
a disponibilidade de condições adequadas de acessibilidade e mobilidade constitui elemento essencial para a realização das atividades em geral (econômicas ou não) e a qualidade de vida da população, influenciando, assim, o estabelecimento e a evolução de processos de desenvolvimento nas cidades e regiões.

3 SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
de outra parte, no tocante aos sistemas e serviços de transporte – componente maior na produção e oferta da mobilidade e da acessibilidade nas cidades e regiões – as condições citadas no quadro anterior decorrem de um amplo conjunto de características e comportamentos, a seguir apontados:

4 SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
capacidade e oferta de transporte; velocidades médias e tempos de percurso; itinerários; níveis de integração entre modalidades e serviços de transporte; facilidade de acesso da população aos serviços de transporte prestados (tarifas); facilidade de acesso a estações, terminais e pontos de parada; níveis de conforto oferecidos, etc.

5 SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
ainda no tocante às relações dos transportes com o desenvolvimento, é fundamental destacar que as características e o comportamento dos sistemas e serviços de transporte são capazes de impactar as decisões e os padrões de uso e ocupação do solo nas cidades e regiões onde estão localizados: - facilidade de acesso e conveniência, atratividade; valorização do espaço; integração entre serviços e atividades complementares, etc.

6 SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
duas outras questões importantes relacionadas aos sistemas de transporte, se pensamos o dia a dia e o desenvolvimento de áreas urbanas ou regionais, referem-se às significativas parcelas dos territórios dessas localidades empregados pelas vias de circulação, estações e terminais, estacionamentos e as condições em que esses se localizam nesses territórios.

7 SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
não há nenhuma novidade na afirmativa de que, observados os aspectos mencionados nos quadros anteriores, os mesmos devem estar presentes nas análises e considerações compreendidas pelos processos de elaboração dos planos diretores de desenvolvimento e planos diretores de transporte. em resumo, estabelecer e implementar características e condições ao setor de transportes que contribuam efetivamente para o desenvolvimento

8 SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
os sistemas de trens regionais de passageiros e o desenvolvimento

9 SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
poderíamos indagar se a implantação de sistemas de trens regionais de passageiros – questão que assume no momento um novo patamar de apoio e realização no Brasil – poderá contribuir para o desenvolvimento das áreas onde estão sendo ou serão implantados em nosso País ?

10 SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
é importante lembrar que vários projetos de sistemas ferroviários leves já se encontram em implantação ou dispõem de recursos e têm sua implantação programada ou ainda, já avaliados em termos de sua viabilidade, aguardam decisão quanto à sua implantação: - sistemas em implantação ou cuja implantação já está decidida e programada: região do Cariri (CE); Fortaleza; Recife; Distrito Federal; Acesso ao aeroporto de Guarulhos (SP); Baixada Santista (SP); - aguardando decisão quanto sua implantação: Natal, João Pessoa, Maceió, Vitória, Florianópolis (PAC – Mobilidade)

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a implantação desses sistemas de transporte, tanto em escala local/intra-urbana quanto regional, está vinculada a dois conjuntos de objetivos relacionados aos propósitos de desenvolvimento: - o primeiro referente especificamente aos transportes e à circulação; - o segundo, aos objetivos mais gerais relacionados ao desenvolvimento

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quanto aos objetivos relacionados aos transportes é importante destacar uma série de características e qualidades que esses sistemas proporcionam a suas respectivas cidades e regiões: - altos níveis de eficiência, inclusive energética; - qualidade elevada de serviço, em termos de conforto, segurança, rapidez, regularidade, confiabilidade, dentre outros; - pouca exigência no tocante à largura das faixas de domínio, se comparados às soluções rodoviárias de mesma capacidade de transporte; (cont.)

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(cont.) - facilidade quanto às condições de inserção nos tecidos urbanos e regionais (raios de curvatura reduzidos, capacidade de superar rampas expressivas – superiores a 6%); - pouca agressão ao meio construído, mesmo em áreas históricas (baixos níveis de vibração e de exigência quanto a desapropriações; são operados, em muitos casos, partilhando as vias públicas com os demais veículos); - apresentam altos índices de qualidade quanto suas relações com o meio ambiente ( poluição atmosférica, níveis de ruído, etc.)

14 SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
somente se os serviços de transporte coletivos oferecem adequados padrões de qualidade serão os mesmos capazes de atrair os proprietários de veículos de passeio!

15 SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
quanto a tratarmos, através da implantação de corredores de transporte ferroviário leve, especialmente se em escala intermunicipal – ou regional – do estímulo ao desenvolvimento em geral, é importante perceber as oportunidades aí existentes para se trabalhar políticas integradas de desenvolvimento. ou seja, tratarmos as faixas ferroviárias e seu espaço lindeiro como objetos de projetos de desenvolvimento regional.

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Em outras palavras: - trabalharmos esses projetos – no tocante às faixas ferroviárias e suas áreas lindeiras - através de soluções que integrem políticas e ações relacionados a diferentes dimensões do desenvolvimento: geração de trabalho e renda, saneamento ambiental, habitação, serviços, etc. , tudo isso sendo apoiado por condições adequadas de acessibilidade e mobilidade!


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