Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNathan Alvaro Alterado mais de 10 anos atrás
1
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele o gás carbônico e outras substâncias.
2
TECIDOS Grupos de células especializadas e semelhantes entre si, que desempenham funções específicas no organismo. Algumas células, por exemplo, tornam-se alongadas e são capazes de se contrair; outras acumulam gordura no seu interior. Cada movimento do nosso corpo é produzido por um conjunto de células musculares que trabalham juntas.
3
As diferenças entre os tecidos devem-se:
Ao tipo de células; Ao material intercelular; À função.
4
Os tecidos são classificados em quatro grupos principais.
Tecido epitelial Tecido conjuntivo Tecido muscular Tecido nervoso
5
Tecido epitelial De revestimento Glandular
TECIDOS Tecido epitelial De revestimento Glandular
6
PELE A pele é um dos órgãos do nosso corpo. (união de tecidos que desempenham funções diferentes). A parte externa da pele, denominada epiderme, é formada por várias camadas de tecido epitelial. A parte interna, denominada derme, é formada de tecido conjuntivo.
7
A pele As células mais superficiais da epiderme são impregnadas por uma proteína impermeabilizante chamada queratina. As células superficiais ficam impedidas de receber nutrientes e morrem. Queratina representa uma importante barreira contra a desidratação e invasão de micróbios do ambiente.
8
MELANINA Proteína responsável pela variação da cor da pele (produzidas por algumas células da epiderme) e sua função é proteger os tecidos internos contra os raios ultravioleta emitidos pelo sol. Quanto maior a presença de melanina, mais escura é a pele da pessoa e maior proteção contra radiações solares.
11
TECIDO EPITELIAL Especializado em revestir e proteger todas as superfícies do organismo; São formados por células justapostas, achatadas, e com pouco material intercelular.
12
Tecido epitelial de revestimento: proteção e revestimento da superfície externa e interna do nosso corpo e dos órgãos. Revestimento externo: papel proteção (serosa). Coração:pericárdio Pulmão:pleura Intestino:peritônio
13
Revestimento interno: mucosa
Mucosa da boca,da bexiga,do estômago Tecido epitelial glândular: produzir secreções, forma as glândulas como: sudoríparas,salivares,mamárias,lacrimais e sebáceas etc...
16
Tecido conjuntivo Tecido conjuntivo: unir outros tecidos, preecher espaços e dar-lhes sustentação. Grande quantidade de substância intercelular, por entre as células.
17
Tecido conjuntivo propriamente dito;
Tecido adiposo; Tecido cartilaginoso; Tecido ósseo; Tecido sanguíneo
18
Tecido conjuntivo Pode ser comparado a uma palha, frágil. Grande quantidade de substância intercelular e notável distância entre as células.
19
Tecido conjuntivo propriamente dito
Substância intercelular gelatinosa e fios microscópicos de proteínas que dão resistência e elasticidade à pele – as fibras.
20
Tecido conjuntivo adiposo
Células enormes, com grande quantidade de reserva de gordura. (proteção contra o frio e pancadas ou choques mecânicos) Reserva de alimento.
21
Tecido conjuntivo cartilaginoso
Forma as cartilagens (partes firmes e flexíveis). Na espécie humana ele é presente no estágio embrionário, depois é substituído por ossos. Vertebrados retêm partes de cartilagens: nariz, orelhas, traquéia e nos brônquios e revestindo extremidades de alguns ossos. Entre as vértebras amortecem o impacto dos movimentos sobre a coluna vertebral.
22
Tecido conjuntivo ósseo
Forma os ossos, substância intercelular é rica em sais minerais de cálcio e em fibras de colágeno ( uma espécie de proteína), que torna o osso rígido e resistente. Além de sustentar o corpo, os ossos protegem órgãos: cérebro e a medula espinhal, e apoiam os músculos, permitindo os movimentos do corpo.
23
Tecido conjuntivo sanguíneo
Forma o sangue, glóbulos vermelhos e brancos, e plaquetas, todos mergulhados no plasma. Material intercelular líquido, que contém água, proteínas, sais e nutrientes.
25
Tecido muscular Esse tecido tem a capacidade de se contrair, produzindo movimentos. Suas células são alongadas, podendo encurtar-se e depois se relaxar, retomando o tamanho inicial.
26
Tecido muscular Forma os músculos
Tecido muscular liso- reveste a parede de órgãos internos (vísceras). T.muscular estriado esquelético- constitui a massa muscular do corpo. T.muscular estriado cardíaco- constitui a parede do coração.
28
Tecido nervoso Captar estímulos ambientais ou do próprio corpo, conduzir impulsos nervosos e interpretá-los. Suas células são estreladas, geralmente longas, e recebem o nome de neurônio.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.