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Levantamento realizado pela Coordenação de Pós-Graduação do Programa de Saúde Pública / ENSP MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PÚBLICA 2010.

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1 Levantamento realizado pela Coordenação de Pós-Graduação do Programa de Saúde Pública / ENSP MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PÚBLICA 2010

2 Produtos do mestrado profissional Qual deve ser o produto final do mestrado profissional? Qual o tipo / especificidade do produto final desenvolvido em seu curso? Nos nossos cursos, o produto final tem sido uma dissertação, com conteúdos aplicados à resolução de problemas encontrados na prática profissional. O produto final não precisa necessariamente ser uma dissertação. Não pode eximir, entretanto, o aluno do domínio básico de ferramentas metodológicas próprias da atividade acadêmica.

3 Que nível de qualidade estamos alcançando? Percebida como boa. O acompanhamento e avaliação sistemática dos cursos de mestrado profissional ainda é uma lacuna a ser trabalhada. Produtos do mestrado profissional

4 Como tem sido a implementação? Os trabalhos dos egressos têm sido incorporados? Para a maioria dos cursos ainda é cedo para dizer. Em geral as informações disponíveis chegam através de notícias enviadas pelos próprios alunos; alguns cursos fazem acompanhamento eventual. Não existe um mecanismo formal de acompanhamento através da Escola.

5 Processo de orientação Tempo de orientação / prazo para defesa Os cursos atuais têm duração entre 18 e 24 meses. O período de 24 meses é preferido: · o esforço necessário é o mesmo que para o acadêmico · os orientadores são designados após o início do curso · os alunos não têm tempo por terem que atender necessidades do seu trabalho · os alunos têm um tempo razoável de afastamento da área acadêmica · a orientação à distância dificulta o processo

6 Dificuldades com relação à orientação à distância disponibilização de materiais para leitura, que muitas vezes são enviados pelas dificuldades de acesso local à informação inexperiência e dificuldades na disponibilização de recursos de ensino a distância e de meios diretos de contato orientador aluno tipo videoconferências, Skype etc inexistência de infra-estrutura de apoio como chats, depósito de documentos, gerenciadores de trabalho em grupo etc. em nível institucional > EAD pode ser útil na condução de soluções Processo de orientação

7 dificuldade para estabelecimento da relação de orientação uma vez que não há, por limitação de orçamentos, oportunidade de ter um contato pessoal inicial (em geral o contato só se dá na qualificação e na defesa) Dificuldades com relação à orientação à distância (cont) desigualdade de qualidade do acesso á internet nos diversos locais Processo de orientação

8 Dificuldades com relação à distância As barreiras culturais para atuação em áreas tão distantes em todos os sentidos penalizam as relações, principalmente quando se trabalha à distância. A orientação seria facilitada se os orientadores tivessem podido viajar para o local do curso e ter contato direto com a realidade dos alunos e dos materiais de que dispunham para definir seus projetos de pesquisa. Processo de orientação

9 Sim, é a garantia para a Escola de que ele está capacitado para orientar, mantem o curso em bons patamares de avaliação pela CAPES porém a flexibilidade dada atualmente é importante: às vezes não encontramos orientadores credenciados que trabalhem com o problema que as organizações clientes trazem. E o MP visa atender as demandas do cliente – obviamente dentro do tema do curso. Credenciamento de orientadores Em sua opinião, o credenciamento no mestrado profissional deve acompanhar o credenciamento do acadêmico?

10 Não, deveria ser feito de acordo com as necessidades específicas do curso necessidade de combinar o acúmulo/ a experiência acadêmica com a profissional novos produtos Deve levar em consideração a participação dos docentes externos que tem produção e trabalham em parceria no mestrado. maior participação de orientadores de fora da área, e também de orientadores não doutores, mas com expertise


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