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Organização de um Relatório

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Apresentação em tema: "Organização de um Relatório"— Transcrição da apresentação:

1 Organização de um Relatório
Um relatório deve descrever de forma detalhada, clara e objetiva a realização e conclusão de um experimento. Apenas os dados relevantes para compreensão dos resultados devem ser descritos. A clareza e a objetividade têm, por finalidade, uma leitura prática e rápida sem perdas de informações. Para as disciplinas do Curso de Engenharia Civil o relatório deve conter as seguintes partes: Título do experimento, data de realização e identificação dos discentes (capa) Objetivo do experimento Fundamentação teórica; Parte experimental e discussão; Análise de Dados e Resultados; Conclusão; Referências bibliográficas; A subdivisão de cada parte acima em dois ou mais itens é possível e recomendada; mas apenas quando necessária para sua melhor compreensão.

2 Objetivo do Experimento
Esta seção designada para, em poucas linhas, detalhar o que se pretende com o experimento. 1.2 Fundamentação Teórica Os objetivos da experiência devem ser discutidos nesta seção. As leis físicas necessárias para compreensão do tema devem ser abordadas, bem como os comentários relevantes na abordagem do experimento e que não se enquadram nas outras partes do relatório. 1.3 Parte Experimental e Discussão. Esta seção deve conter, principalmente, uma descrição detalhada do aparato experimental utilizado, bem como o procedimento utilizado durante a realização das medidas e tomada de dados. As características dos instrumentos utilizados, suas incertezas e cuidados particulares adotados são informações extremamente importantes. 1.4 Análise de Dados e Resultados Os dados, quando repetitivos, devem ser apresentados na forma de tabelas. Os cálculos utilizados para obtenção dos resultados das medidas devem ser apresentados nesta seção. Gráficos utilizados para análise dos dados devem ser incluídos também. Tabelas, gráficos e fórmulas físicas utilizados são apresentados devidamente enumerados para uso em citações posteriores. As tabelas devem conter uma pequena legenda descritiva.

3 1.6 Referências Bibliográficas
1.5 Conclusão É nesta parte que deve ser discutida a experiência como um todo. Os valores experimentais obtidos podem ser comparados com outras medidas ou valores de outras referências teóricas ou experimentais. Comentários, sugestões e críticas relevantes aos equipamentos utilizados, suas incertezas e métodos de medidas utilizados para obtenção do resultado final devem ser feitos. É essencial que se discutam os resultados, os quais, os dados do experimento permitem atingir. 1.6 Referências Bibliográficas Todas as referências bibliográficas citadas no relatório devem ser enumeradas no final e na seguinte seqüência: autor, título do livro ou artigo, edição e ano de publicação. As referências bibliográficas são indispensáveis em um relatório, seja ele com formatação de trabalho científico ou com formatação de artigo científico, e devem seguir normas pré-estabelecidas. Abaixo são apresentados modelos das referências bibliográficas mais comuns. Livros com um autor: - SOBRENOME, Nome do Autor. Título do livro. n° ed. Cidade: Editora p. Livros com dois ou três autores: - SOBRENOME, Nome do Primeiro Autor & SOBRENOME, Nome do Segundo Autor. Título do livro. no ed. Cidade: Editora p. Livros com mais que três autores: - SOBRENOME, Nome do Primeiro Autor... [et all.] Título do livro. no ed. Cidade: Editora p. Artigo com um autor: - SOBRENOME, Nome do Autor. Título do Artigo. Nome da Revista. Cidade: v.vol, n.no, p mês.2005. Artigo com dois ou três autores: - SOBRENOME, Nome do Primeiro Autor & SOBRENOME, Nome do Segundo Autor. Título do artigo. Nome da Revista. Cidade: vol. no: p mês.2005. Artigo com mais que três autores: - SOBRENOME, Nome do Primeiro Autor... [et al.]. Título do artigo. Nome da Revista. Cidade: v.vol, n.no, p mês.2005. Artigo de autor desconhecido: - TÍTULO do artigo. Nome da Revista. Cidade: v.vol, n.no,. p mês.2005. Trechos de uma obra, sem autoria especial:


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