A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPITULO 1- PODER E TECNOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPITULO 1- PODER E TECNOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 CAPITULO 1- PODER E TECNOLOGIA
Turma: M3 Professor: João Claudio Alcantara dos Santos

2 O poder da tecnologia sempre significou para os diferentes povos a expansão de seus interesses econômicos, militares e até ideológicos.

3 Neste contexto, a evolução do poder tecnológico se deu de vários acontecimentos históricos como :
A expansão do império Romano A Era das navegações A Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX

4 Durante a Guerra Fria , a tecnologia se expandiu como nunca, especialmente nas áreas bélica e espacial. Destaca-se ainda outros avanços tecnológicos como: celular, internet banda larga , câmera digital dentre outros.

5 As tecnologias é essencial nas nossas vidas hoje
As tecnologias é essencial nas nossas vidas hoje. Porém em meio a tudo isso nos questionamos: A quem servem as novas tecnologias???

6 Repensando as ideias sobre Globalização
O que é globalização??? É um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado. Rapidez e integração são as palavras chaves

7 Para que o mundo atual seja realmente globalizado é necessário que essa tecnologia chegue para todos. Falsa ideia de globalização Quais ações vem sendo tomadas para levar as tecnologias aos paises subdesenvolvidos??

8 Aldeia Global Criado pelo canadense Marshall McLuhan, a aldeia global é um mundo interligado com ideias comuns difundidas e criadas, voltadas para o bem comum dos homens e do planeta.

9 Recursos x Tecnologia Qual conceito de tecnologia atualmente?
Países industrializados? Os que detém os recursos naturais do planeta? O pais e considerado uma grande potencia quando o mesmo controla boa parte da tecnologia utilizada no mundo.

10 O Oriente Médio e o Petróleo
Região que possui as maiores reservas de petróleo do mundo (64%) de todo planeta. Até 1973 era comercializado por apenas dois dolares, cobrindo os custos dos países explorados e das grandes empresas (Sete irmãs) Em 1973 é criada a OPEP ( Organização dos Países Exportadores de Petróleo) Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Venezuela

11 A Opep assumiu o controle sobre a exploração do petróleo e impôs os preços mais elevados para o barril de petróleo. Embora fosse uma atitude que simbolizou uma vitória de países subdesenvolvidos, para a população desses países pouca coisa mudou. Os atuais membros da Opep são: Angola, Arábia Saudita, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Qatar e Venezuela.

12 Tecnologia Bélica Outra forma de dominação e poder e a posse de uma tecnologia bélica avançada. A Segunda Guerra Mundial é considerada como o marco no desenvolvimento da tecnologia bélica Sua evolução se deu principalmente na Guerra Fria

13 A evolução bélica na Guerra Fria
A disputa entre EUA x URSS chegou a colocar a vida humana e do planeta em risco A criação de alianças militares de ambos os lados: OTAN (1949) e Pacto de Varsóvia (1955). As armas nucleares evoluíram no maior alcance e maior poder de destruição.

14 Na corrida espacial os soviéticos saíram na frente lançaram Iuri Gagarin que deu uma volta completa no planeta. E resposta os EUA lançam os homens a Lua (1969). Os gastos foram enormes, o qual forcou as potencia a uma politica de distensão, criando acordo de desmilitarização. A partir da década de 1980 vários acontecimentos demonstraram o fim da Guerra Fria.

15 Questão UEM (2011) Sobre globalização, assinale o que for correto.
01) Globalização é o nome que se dá à atual fase da mundialização capitalista. Está para o capitalismo informacional como o colonialismo esteve para seu período comercial e o imperialismo para sua etapa industrial e financeira 02) A Globalização é um fenômeno muldimensional. Apresenta uma faceta econômica, a mais evidente e perceptível, mas também possui outras dimensões, como a social, a política e a cultural, dentre outras 04) Globalização consiste em uma crescente interdependência das economias de todas as nações, o que pode ser observado pela intensidade cada vez maior do comércio e do turismo internacionais, dos investimentos no exterior e dos meios de comunicação e de transporte. 08) Globalização só ocorre, como processo gerado pelas relações capitalistas, nos países onde existem as chamadas cidades globais e as redes urbanas por elas polarizadas. São elas importantes centros urbanos, geralmente localizados no hemisfério norte, dinamizador da economia mundial. 16) No Brasil, a globalização, que ainda não está consolidada, teve início com a política neoliberal implantada nos anos de 1990, marcada pela privatização de empresas públicas e pela liberação das bolsas de valores para a entrada do capital externo.


Carregar ppt "CAPITULO 1- PODER E TECNOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google