A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Composição e componentes (Classificação das cores)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Composição e componentes (Classificação das cores)"— Transcrição da apresentação:

1 Composição e componentes (Classificação das cores)
Escola Secundária Dr. José Afonso Composição e componentes (Classificação das cores) Aplicações Informáticas B Trabalho realizado por: Manuel Semedo Pedro Sousa 12ºA Professora: Bernardete Vicente

2 Introdução As cores têm uma extrema importância quer a nível de arte, como por exemplo na pintura, quer a nível de fotografia. O que faz com que as bases da teoria das cores sejam um conhecimento indispensável para o sucesso da correta utilização e combinação das cores. A teoria da cor compreende um conjunto de regras básicas que permitem misturar as cores para conseguir um resultado desejado. Devemos entender que as cores são tanto produzidas por pigmentos, como produzidas por luz. Assim como os pigmentos e a luz se comportam de forma diferente, em termos de como eles se combinam para criar as cores, assim também são diferentes as regras para lidar com cada um deles.

3 Tríade de cores Tríades são formadas por três cores equidistantes na roda de cores. Como por exemplo o azul, vermelho e amarelo ou laranja, verde e roxo. Desta forma, ao utilizarmos as tríades obtemos um alto contraste visual, ao mesmo tempo que conservamos o balanço e a riqueza das cores.

4 Cores análogas Nas cores análogas são formadas uma cor primária combinada com duas cores vizinhas na roda das cores. De forma a conseguirmos dar uma sensação de uniformidade.

5 Cores quentes e frias

6 Cores quentes As cores quentes, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho. Transmitem-nos a sensação de alegria, de dinamismo, de confiança e amizade. Sugerem calor, fogo, luz de sol, sangue, e possuem carácter inquieto, vivo e estimulante.

7 Cores frias As cores frias, são associadas à água, ao gelo, ao céu, e às arvores: violeta, azul e verde. Transmitem-nos a sensação de frieza, mas também de tranquilidade, de seriedade e de distanciamento. Sugerem frio, humidade, agua, luz de lua e relaxamento.

8 Cores aditivas e subtrativas
Cores subtrativas

9 Cores aditivas  Chama-se a esta mistura de aditiva, pois se juntarmos duas cores obtemos uma cor mais luminosa, em que, caso juntemos todas as cores obtemos o branco. São usadas em : Monitores de computador; Televisores; Iluminação em peças de teatro, concertos e espetáculos de circo.

10 Cores aditivas No processo de reprodução aditivo, são usadas as cores vermelho, verde e azul (cores primárias) para a reprodução de outras cores, ou seja, combinam-se duas cores primárias em quantidades iguais para produzir cores secundárias aditivas: Por exemplo: Vermelho + verde = Amarelo  Vermelho + Azul = Magenta  Azul + Verde = Azul Ciano

11 Cores subtrativas Neste processo a mistura das cores irão dar origem a cores cada vez menos luminosas, em que caso, misturemos todas as cores obteremos o preto.

12 Cores subtrativas No processo de reprodução subtrativo usam-se as cores ciano, magenta, e amarela (cores primárias) e são aplicadas juntas em quantidades variáveis. De forma a produzir cores secundárias subtrativas Amarelo + Azul Ciano = Verde Amarelo + Magenta = Vermelho Magenta + Azul Ciano = Azul

13 Conclusão Concluímos que as cores são de extrema importância para todos os trabalhos visuais e para os mais diversos tipos de arte, sendo preciso ter uma boa combinação de cores para que sejam esteticamente mais apreciáveis.

14 Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor_prim%C3%A1ria


Carregar ppt "Composição e componentes (Classificação das cores)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google