A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SINALIZAÇÃO TURÍSTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SINALIZAÇÃO TURÍSTICA"— Transcrição da apresentação:

1

2 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
O QUE É? - A sinalização é um dos elementos fundamentais para o bom andamento do trânsito, orientando tanto motoristas quanto pedestres. - A sinalização turística dirige-se àquele usuário que, via de regra, não conhece bem a região ou cidade onde está circulando, especialmente quando visitada pela primeira vez. Visa informar os usuários sobre a existência de atrativos turísticos, melhores percursos de acesso e a distância a ser percorrida para se chegar ao local pretendido. - A linguagem pictográfica, a cor padronizada internacionalmente e a articulação com a sinalização indicativa em geral são elementos que destacam as atrações turísticas e, ao mesmo tempo, tornam mais racional o caminho para cada uma delas, independentemente da nacionalidade e do idioma do turista.

3 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
REGULAMENTAÇÃO - A sinalização de orientação turística faz parte de um conjunto de sinalização de indicação de trânsito. Assim, cumpre o estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro, bem como nas resoluções do Contran. Além disto, cumpre a legislação de preservação de sítios tombados pelo IPHAN (Decreto-lei nº 25/1937) e protegidos pela Lei de Arqueologia (Lei nº 3924/1961). - A cor marrom, implantada no Brasil por meio de regulamentação do Denatran, é reconhecida e consagrada na maioria dos países como indicativa de bens turísticos e patrimoniais. - Os pictogramas foram desenvolvidos de acordo com padrões e recomendações internacionais.

4 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
PRINCÍPIOS Legalidade: Cumprir o disposto no Código de Trânsito Brasileiro e nas Resoluções do Contran; Cumprir a legislação de preservação de sítios tombados pelo Iphan e protegidos pela lei de Arqueologia. Padronização: Seguir um padrão preestabelecido quanto a: formas e cores dos sinais; letras, tarjas, setas e pictogramas; aplicação – situações idênticas sinalizadas da mesma forma; colocação na via ou nas localidades. Visibilidade, legibilidade e segurança: Ser visualizada e lida a uma distância que permita segurança e tempo hábil para a tomada de decisão, de forma a evitar hesitação e manobras bruscas; Selecionar trajetos de fácil compreensão para os usuários, com o objetivo de valorizar os aspectos de interesse cultural e turístico, levando em conta a segurança do trânsito. Garantir a integridade dos monumentos destacados e impedir que a sinalização interfira em sua visualização; Resguardar as peculiaridades dos sítios.

5 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
PRINCÍPIOS Suficiência: Oferecer as mensagens necessárias a fim de atender os deslocamentos dos usuários; Auxiliar a adaptação dos usuários às diversas situações viárias. Continuidade e coerência: Assegurar a continuidade das mensagens até atingir o destino pretendido, mantendo coerência nas informações; Ordenar a cadência das mensagens, para garantir precisão e confiabilidade. Atualidade e valorização: Acompanhar a dinâmica dos meios urbano e rural, adequando a sinalização a cada nova realidade; Assegurar a valorização da sinalização, mantendo-a atualizada e evitando gerar desinformações sucessivas. Manutenção e conservação: Estar sempre conservada, limpa, bem fixada e , quando for o caso, corretamente iluminada.

6 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
Projeto para Usuários de Veículos Motorizados Projeto preliminar:

7 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
Projeto para Usuários de Veículos Motorizados Locação das Placas em Planta:

8 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
Projeto para Usuários de Veículos Motorizados Padronização – elementos da composição:

9 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
Projeto para Usuários de Veículos Motorizados Fixação e suportes:

10 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
Projeto para Usuários de Veículos Motorizados Exemplos de placas: Identificação de atrativo turístico: Indicativa de distância: Indicativa de sentido (direção): Posicionamento na pista:

11 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
Projeto para Circulação de Pedestres Projeto preliminar: Locação das placas em planta:

12 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
Projeto para Circulação de Pedestres Padronização – elementos da composição: fontes e cores:

13 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
Projeto para Circulação de Pedestres Fixação e suportes:

14 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
Projeto para Circulação de Pedestres Exemplos de placas: - Placa de região:

15 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
Projeto para Circulação de Pedestres Exemplos de placas: - Placa de mirante:

16 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
Projeto para Circulação de Pedestres Exemplos de placas: - Vista em perspectiva:

17 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
Projeto para Circulação de Pedestres Exemplos de placas: - Placas direcionais: Vista em perspectiva:

18 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
Projeto para Circulação de Pedestres Exemplos de placas: - Placa interna de monumento:

19 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
Projeto para Circulação de Pedestres Exemplos de placas: - Vista em perspectiva:

20 SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
NOVIDADES TECNOLÓGICAS - Totens com touchscreen; - Interação com smartphones por meio de QR Code, Bluetooth e Wi-Fi.


Carregar ppt "SINALIZAÇÃO TURÍSTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google