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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

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Apresentação em tema: "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
AULA DE REVISÃO AV1

2 Conteúdo Programático desta aula
• Revisão das aulas 1, 2, 3, 4 e 5 História da \\educação

3 REVISÃO • Europa – Renascença/Renascimento – séculos XV e XVI • Reforma Protestante – Contra-Reforma – século XVI • Concílio de Trento – 1545 a 1563 • Companhia de Jesus – criada em 1534 por Inácio de Loyola e oficializada em 1540. Objetivos da Companhia - aumentar o número de fieis para a igreja católica.

4 • Início da colonização brasileira – 1530 – Capitanias Hereditárias
• Tomé de Souza – Governador Geral – chega em 1549 acompanhado dos primeiros jesuítas chefiados pelo padre Manoel de Nóbrega. • Tinham plano de estudos, selecionavam professores e eram muito rígidos. • Destaque – Padre José de Anchieta

5 • Século XVIII – Inglaterra – capitalismo industrial.
• Declínio de Portugal – não acompanhou as transformações. • Tentativa de superação – D. José I nomeia Marquês de Pombal como primeiro ministro – déspota esclarecido. Jesuítas não eram convenientes aos interesses comerciais de Portugal. • Portugal temia o poder da Companhia.

6 • Expulsão dos jesuítas – 1759 – Tratado de Madri.
• Ensino oficial após 10 anos. • Aulas Régias – autônomas e isoladas – Subsídio literário. • Professores mal preparados e mal pagos.

7 • Chegada da Família Real – 1808 Transformações :
- Criação da Imprensa Régia; - Criação de uma biblioteca; - Criação do Jardim Botânico; - A Missão Cultural Francesa; - Criação do Museu Real; - Criação de Cursos Superiores; 

8 INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – 1822
- Escolas de Direito – São Paulo e Recife - Exames Preparatórios Parcelados - Constituição de 1824 “...instrução primária gratuita a todos os cidadãos.”

9 LEI GERAL DO ENSINO – 1827 - Criação de escolas primárias, - Adoção do método lancasteriano, - Escolas públicas de meninas.

10 • Abdicação ao trono – 1831 – período da Regência • Ato Adicional – 1834 – autonomia das províncias em organizar a educação primária e secundária. • O ensino superior continua sob a responsabilidade da Corte. • Colégio Pedro II – 1837

11 - Primeira Escola Normal – 1835 – Niterói.
- Escola Normal de São Paulo – 1846. - Formação superficial e baixos salários. . Exigências para matrículas. - Abolição da Escravatura – 1888

12 Última Fala do Trono – D. Pedro II
- Criação do Ministério da Educação, - Criação de uma rede de escolas técnicas, - Criação de duas Universidades, - Criação de faculdades isoladas. Neste período acentua-se o viés elitista da educação brasileira.

13 Questões Segundo Lima (1975) “os jesuítas montaram, quase clandestinamente, uma rede escolar, de caráter estritamente profissional (...) a única oportunidade escolar da Colônia em quase três séculos”. Com base nos textos e discussões feitas em sala, responda: Como se organizou a primeira estrutura educacional do Brasil Colônia? b) Como era a pedagogia jesuíta?

14 Com relação a educação no período do Império, podemos dizer que o Ato Adicional de 1934 foi o mais duro golpe que a educação poderia ter recebido nesta época, pois se já tínhamos como letra morta todos os projetos de lei e até mesmo a referência constitucional, a partir deste o ensino perde de vez a possibilidade de organicidade. Comente.

15 RESUMINDO • Revisão das aulas 1, 2, 3, 4 e 5

16 Muito obrigado!!!


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