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A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.

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Apresentação em tema: "A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino."— Transcrição da apresentação:

1 A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola
Profa. Kátia Aquino

2 criança família escola
referência no intuito de compreender e estabelecer relações com os conteúdos curriculares

3 Ensino Fundamental: compartilhando experiências

4 Ensino fundamental e suas bases legais
4 anos LDB n° 4024/61 8 anos LDB n° 5692/71 Manteve os 8 anos e acenou para 9 anos LDB n° 9394/96

5 A ampliação do ensino fundamental
Em 2005 foi promulgada a primeira lei específica do Ensino Fundamental de nove anos (11.114/05) tornando obrigatória a matrícula da criança aos seis anos de idade no Ensino Fundamental. Enquanto esta lei modifica a idade de ingresso neste nível de ensino, outra lei a de n° /06 trata da duração do Ensino Fundamental, ampliando-o para nove anos, com matrícula obrigatória aos seis.

6 Fundamental em nove anos e as práticas pedagógicas
Disciplinas

7 Ensino médio: a ampliação e a aplicação cidadã

8 O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidade : I - a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; II - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina. LDB 9394/96 artigo 35°

9 Estudante ativo Reformulação do Ensino Médio LDB 1996 Conselho Nacional de Educação PCN

10 Necessidade de um instrumento de avaliação
Reformulação do Ensino Médio Necessidade de um instrumento de avaliação Fornecer imagem realista e atualizada da educação brasileira

11 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (INEP) Exame Nacional do Ensino Médio ENEM 1998

12 Interdisciplinaridade
Eixo metodológico do ENEM Interdisciplinaridade Contextualização Situação-problema

13 Direcionamento da escola
competência habilidade Capacidade de levantar todas as possibilidades para resolver um problema Modos como o indivíduo utiliza suas competências, ou seja, como ele mobiliza seus recursos e toma decisões

14 O mundo atual, com avanços científicos e tecnológicos, não mais permite que o ensino médio seja apenas preparatório para um exame de seleção, onde o estudante é treinado em resolver questões que exigem sempre a mesma resposta padrão.

15 Novos e bem sucedidos paradigmas educacionais
Escola: Novos e bem sucedidos paradigmas educacionais Gestão escolar Capacitação de professores; atualização profissional Sintonia de professores, alunos e família Identifica dificuldades do aluno; coordena ações culturais e/ou sociais; incentiva o conhecimento científico

16 Integração escola e família

17 A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. LDB 9.394/96 Art. 2º

18 Família Ensino da língua materna
Socialização da criança Ensino da língua materna Convivência em grupo Inserção na educação formal

19 Escola Saber organizado Noções de Disciplinas ações científicas
políticas Disciplinas científicas Cidadania

20 de uma maneira coordenada.
Enquanto a escola estimula e desenvolve uma perspectiva mais universal e ampliada do conhecimento científico, a família transmite valores e crenças e, como consequência, os processos de aprendizagem e desenvolvimento se estabelecem de uma maneira coordenada.

21 Obrigada!


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