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Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42).

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Apresentação em tema: "Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42)."— Transcrição da apresentação:

1 Por: Caroline Leane Regina Sandra Regiane Albertina Valdori Nélcio Fabrícia Margit Letícia Silvia

2 Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42). “[...] uma das melhores maneiras para a gente trabalhar como seres humanos é não só saber que somos seres incompletos [...].” (2009, p.43).

3 Myles: “O que significa que manter a curiosidade é absolutamente indispensável para que continuemos a ser ou a vir a ser.” (2009, p.43). “[...] ler para fazer sentido.” (2009, p.51)

4 Paulo: “É preciso que a leitura seja um ato de amor”. (2009, p.52)
“[...] as palavras com as quais comecei meu aprendizado eram palavras de meu horizonte, da minha experiência [...]” (2009, p. 52).

5 Myles: “Era ali que as pessoas estavam
Myles: “Era ali que as pessoas estavam. Era ali que a vida social acontecia.” (2009, p. 56) Paulo: “[...] o processo de ler a realidade no qual estamos envolvidos exige, sem dúvida, um certo entendimento teórico daquilo que está acontecendo na realidade.” (2009, p. 58)

6 Paulo: “O professor tem que ensinar, mas [
Paulo: “O professor tem que ensinar, mas [...] tem que saber o que ensina.” (2009, p. 81). “[...] diretrizes não significam necessariamente autoritarismo ou manipulação. [...]. A educação não é neutra.” (2009, p. 84)

7 Myles: “[. ] mas principalmente, você gosta das pessoas
Myles: “[...] mas principalmente, você gosta das pessoas. Você sabe como se comunicar com elas, você as inspira. Você sabe que não se sente superior.” (2009, p. 90) “ Mas sua boa vontade em ensinar tinha como base o amor que tinha pelas pessoas de sua raça e o fato de que queria ser útil.”(2009, p. 90)

8 “O objetivo era se tornar um cidadão [...]”. (2009, p.99)
Paulo: “[...] para nós educadores, é interessante pensar constantemente sobre o clima político, o clima social, o clima cultural nos quais estamos trabalhando como educadores.” (2009, p. 94) “O objetivo era se tornar um cidadão [...]”. (2009, p.99)

9 Myles: “A história atravessa o seu caminho.” (2009, p. 109).

10 Ideias Paulo: “Sem prática não há conhecimento”.
O conhecimento transforma-se à medida que a realidade também se movimenta e se transforma.” (2009, p.114)

11 “Biologia: é possível apenas ensiná-la?”
Paulo: “O professor não precisa saber apenas o conteúdo, mas também como ensinar aquele conteúdo. Saber a história do conteúdo e não exclusivamente o conteúdo.” (2009, p.119/120)

12 “Sempre fui ambivalente com relação a líderes carismáticos.”
Paulo: “O líder tem que entender que ele ou ela foi moldado pela massa do povo também e não somente que ele ou ela está moldando o povo.” (2009, p.122)

13 “A diferença entre educação e organização”
Paulo: “[...] é impossível organizar sem educar e sem ser educado pelo próprio processo de organizar.” (2009, p.130)

14 “Minha especialidade é saber não ser um especialista”
Myles: “Há uma grande diferença em dar informação e em dizer às pessoas com usar essa informação.” (2009, p.137)

15 “Meu respeito pela alma da cultura”
Paulo: “Não podemos interferir nessa cultura. Sem entender a alma da cultura invadimos essa cultura.” (2009, p.138)

16 “Aprendi muito com a paternidade”
Paulo: “Sem a autoridade do pai e da mãe as crianças não podem crescer bem [...] sem os limites do professor e da professora, os alunos e alunas não podem saber.” (2009, p.146)

17 A Prática Educacional “Quanto mais as pessoas se tornam elas mesmas, melhor será a Democracia” Myles: “Você tem que praticar até que você descubra que sabe como fazê-lo e a partir daí, é como qualquer outra coisa.” (2009, p.153)

18 “A Highlander é uma tapeçaria de muitas cores”
Paulo: “[...] tenho que ensinar como pensar, pensando sobre alguma coisa e depois sabendo alguma coisa.” (2009, p.170)

19 “Os conflitos são a porteira da consciência”
Paulo: “O educador ou educadora como um intelectual tem que intervir. Não pode ser um mero facilitador. Tem que afirmar.” (2009, p.177)

20 Educação e mudança social
“É preciso contrabandear a educação” Myles: “Nós sempre chamávamos o que fazíamos de educação.” (2009, p.193)

21 “As pessoas começam a agarrar sua história com as próprias mãos e, com isso, o papel da educação muda” Paulo: “Temos que ter o direito de comandar nossa educação, a educação que precisamos, e também temos que obter o direito de expressar nosso sofrimento...” (2009, p. 204)

22 Reflexões “Picos e vales, subidas e descidas”
Myles: “Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado.” (2009, p.219)

23 “É preciso rir com as pessoas”
Paulo: “É necessário rir com elas, porque se você não fazer isso, não poderemos aprender com as pessoas e, ao não aprender com as pessoas, tampouco posso ensiná-las.” (2009, p.228)

24 ALGUMAS IMAGENS PARA REFLEXÃO

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27 Para não dizer que não falei das flores

28 Composição: Geraldo Vandré
Charlie Brown Jr. Composição: Geraldo Vandré

29 Caminhando e cantando

30 E seguindo a canção

31 Somos todos iguais

32 Braços dados ou não

33 Nas escolas

34 Nas ruas

35 campos

36 construções

37 Caminhando e cantando

38 E seguindo a canção

39 ENTÃO

40 VEM VAMOS EMBORA

41 Que esperar não é saber

42 Quem sabe faz a hora

43 E não espera acontecer

44 ENTÃO

45 Vem vamos embora

46 Que esperar não é saber

47 Quem sabe faz a hora

48 E não espera acontecer

49

50

51

52

53 Pelos campos a fome... ...em grandes plantações

54 Pelas ruas marchando

55 Indecisos cordões

56 E

57 Seu mais forte refrão

58 E acreditam nas flores...

59 ...vencendo o canhão

60 ENTÃO

61 Vem vamos embora

62 Que esperar não é saber

63 Quem sabe faz a hora

64 E não espera acontecer

65 ENTÃO

66 Vem vamos embora

67 Que esperar não é saber

68 Quem sabe faz a hora

69 E não espera acontecer

70

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78 Há soldados armados

79 Amados ou não

80 Quase todos perdidos

81 De armas na mão

82 Nos quartéis lhes ensinam

83 Uma antiga lição:

84 De morrer pela pátria

85 E viver sem razão

86 ENTÃO

87 Vem vamos embora

88 Que esperar não é saber

89 Quem sabe faz a hora

90 E não espera acontecer

91 ENTÃO

92 Vem vamos embora

93 Que esperar não é saber

94 Quem sabe faz a hora

95 E não espera acontecer

96

97

98

99

100

101

102

103

104 Nas escolas

105 Nas ruas

106 Campos

107 Construções

108 Somos todos soldados

109 Armados ou não

110 Caminhando e cantando

111 E seguindo a canção

112 Somos todos iguais

113 Braços dados ou não

114 Os amores na mente

115 E as flores no chão

116 A certeza na frente

117 E a história na mão

118 Caminhando e cantando

119 E seguindo a canção

120 E aprendendo

121 E ensinando...

122 ...uma nova lição

123 ENTÃO

124 Vem vamos embora

125 Que esperar não é saber

126 Quem sabe faz a hora

127 E não espera acontecer

128 ENTÃO

129 Vem vamos embora

130 Que esperar não é saber

131 Quem sabe faz a hora

132 E não espera acontecer.

133

134

135

136

137

138 Elaboração: Camila, Patrícia e Robson
Créditos Elaboração: Camila, Patrícia e Robson Professora: Lurdes de Oliveira Montagem: Silvia Hentges 8ª série 83 EMEF BOM PASTOR Novembro 2009


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