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PublicouArtur Madruga Alterado mais de 10 anos atrás
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Por: Caroline Leane Regina Sandra Regiane Albertina Valdori Nélcio Fabrícia Margit Letícia Silvia
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Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42). “[...] uma das melhores maneiras para a gente trabalhar como seres humanos é não só saber que somos seres incompletos [...].” (2009, p.43).
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Myles: “O que significa que manter a curiosidade é absolutamente indispensável para que continuemos a ser ou a vir a ser.” (2009, p.43). “[...] ler para fazer sentido.” (2009, p.51)
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Paulo: “É preciso que a leitura seja um ato de amor”. (2009, p.52)
“[...] as palavras com as quais comecei meu aprendizado eram palavras de meu horizonte, da minha experiência [...]” (2009, p. 52).
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Myles: “Era ali que as pessoas estavam
Myles: “Era ali que as pessoas estavam. Era ali que a vida social acontecia.” (2009, p. 56) Paulo: “[...] o processo de ler a realidade no qual estamos envolvidos exige, sem dúvida, um certo entendimento teórico daquilo que está acontecendo na realidade.” (2009, p. 58)
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Paulo: “O professor tem que ensinar, mas [
Paulo: “O professor tem que ensinar, mas [...] tem que saber o que ensina.” (2009, p. 81). “[...] diretrizes não significam necessariamente autoritarismo ou manipulação. [...]. A educação não é neutra.” (2009, p. 84)
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Myles: “[. ] mas principalmente, você gosta das pessoas
Myles: “[...] mas principalmente, você gosta das pessoas. Você sabe como se comunicar com elas, você as inspira. Você sabe que não se sente superior.” (2009, p. 90) “ Mas sua boa vontade em ensinar tinha como base o amor que tinha pelas pessoas de sua raça e o fato de que queria ser útil.”(2009, p. 90)
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“O objetivo era se tornar um cidadão [...]”. (2009, p.99)
Paulo: “[...] para nós educadores, é interessante pensar constantemente sobre o clima político, o clima social, o clima cultural nos quais estamos trabalhando como educadores.” (2009, p. 94) “O objetivo era se tornar um cidadão [...]”. (2009, p.99)
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Myles: “A história atravessa o seu caminho.” (2009, p. 109).
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Ideias Paulo: “Sem prática não há conhecimento”.
O conhecimento transforma-se à medida que a realidade também se movimenta e se transforma.” (2009, p.114)
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“Biologia: é possível apenas ensiná-la?”
Paulo: “O professor não precisa saber apenas o conteúdo, mas também como ensinar aquele conteúdo. Saber a história do conteúdo e não exclusivamente o conteúdo.” (2009, p.119/120)
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“Sempre fui ambivalente com relação a líderes carismáticos.”
Paulo: “O líder tem que entender que ele ou ela foi moldado pela massa do povo também e não somente que ele ou ela está moldando o povo.” (2009, p.122)
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“A diferença entre educação e organização”
Paulo: “[...] é impossível organizar sem educar e sem ser educado pelo próprio processo de organizar.” (2009, p.130)
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“Minha especialidade é saber não ser um especialista”
Myles: “Há uma grande diferença em dar informação e em dizer às pessoas com usar essa informação.” (2009, p.137)
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“Meu respeito pela alma da cultura”
Paulo: “Não podemos interferir nessa cultura. Sem entender a alma da cultura invadimos essa cultura.” (2009, p.138)
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“Aprendi muito com a paternidade”
Paulo: “Sem a autoridade do pai e da mãe as crianças não podem crescer bem [...] sem os limites do professor e da professora, os alunos e alunas não podem saber.” (2009, p.146)
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A Prática Educacional “Quanto mais as pessoas se tornam elas mesmas, melhor será a Democracia” Myles: “Você tem que praticar até que você descubra que sabe como fazê-lo e a partir daí, é como qualquer outra coisa.” (2009, p.153)
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“A Highlander é uma tapeçaria de muitas cores”
Paulo: “[...] tenho que ensinar como pensar, pensando sobre alguma coisa e depois sabendo alguma coisa.” (2009, p.170)
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“Os conflitos são a porteira da consciência”
Paulo: “O educador ou educadora como um intelectual tem que intervir. Não pode ser um mero facilitador. Tem que afirmar.” (2009, p.177)
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Educação e mudança social
“É preciso contrabandear a educação” Myles: “Nós sempre chamávamos o que fazíamos de educação.” (2009, p.193)
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“As pessoas começam a agarrar sua história com as próprias mãos e, com isso, o papel da educação muda” Paulo: “Temos que ter o direito de comandar nossa educação, a educação que precisamos, e também temos que obter o direito de expressar nosso sofrimento...” (2009, p. 204)
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Reflexões “Picos e vales, subidas e descidas”
Myles: “Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado.” (2009, p.219)
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“É preciso rir com as pessoas”
Paulo: “É necessário rir com elas, porque se você não fazer isso, não poderemos aprender com as pessoas e, ao não aprender com as pessoas, tampouco posso ensiná-las.” (2009, p.228)
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ALGUMAS IMAGENS PARA REFLEXÃO
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Para não dizer que não falei das flores
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Composição: Geraldo Vandré
Charlie Brown Jr. Composição: Geraldo Vandré
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Caminhando e cantando
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E seguindo a canção
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Somos todos iguais
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Braços dados ou não
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Nas escolas
34
Nas ruas
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campos
36
construções
37
Caminhando e cantando
38
E seguindo a canção
39
ENTÃO
40
VEM VAMOS EMBORA
41
Que esperar não é saber
42
Quem sabe faz a hora
43
E não espera acontecer
44
ENTÃO
45
Vem vamos embora
46
Que esperar não é saber
47
Quem sabe faz a hora
48
E não espera acontecer
53
Pelos campos a fome... ...em grandes plantações
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Pelas ruas marchando
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Indecisos cordões
56
E
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Seu mais forte refrão
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E acreditam nas flores...
59
...vencendo o canhão
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ENTÃO
61
Vem vamos embora
62
Que esperar não é saber
63
Quem sabe faz a hora
64
E não espera acontecer
65
ENTÃO
66
Vem vamos embora
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Que esperar não é saber
68
Quem sabe faz a hora
69
E não espera acontecer
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Há soldados armados
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Amados ou não
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Quase todos perdidos
81
De armas na mão
82
Nos quartéis lhes ensinam
83
Uma antiga lição:
84
De morrer pela pátria
85
E viver sem razão
86
ENTÃO
87
Vem vamos embora
88
Que esperar não é saber
89
Quem sabe faz a hora
90
E não espera acontecer
91
ENTÃO
92
Vem vamos embora
93
Que esperar não é saber
94
Quem sabe faz a hora
95
E não espera acontecer
104
Nas escolas
105
Nas ruas
106
Campos
107
Construções
108
Somos todos soldados
109
Armados ou não
110
Caminhando e cantando
111
E seguindo a canção
112
Somos todos iguais
113
Braços dados ou não
114
Os amores na mente
115
E as flores no chão
116
A certeza na frente
117
E a história na mão
118
Caminhando e cantando
119
E seguindo a canção
120
E aprendendo
121
E ensinando...
122
...uma nova lição
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ENTÃO
124
Vem vamos embora
125
Que esperar não é saber
126
Quem sabe faz a hora
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E não espera acontecer
128
ENTÃO
129
Vem vamos embora
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Que esperar não é saber
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Quem sabe faz a hora
132
E não espera acontecer.
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Elaboração: Camila, Patrícia e Robson
Créditos Elaboração: Camila, Patrícia e Robson Professora: Lurdes de Oliveira Montagem: Silvia Hentges 8ª série 83 EMEF BOM PASTOR Novembro 2009
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