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Pesquisa em Psicologia

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Apresentação em tema: "Pesquisa em Psicologia"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa em Psicologia
8/6/ :38 AM Pesquisa em Psicologia Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá © 2007 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION.

2 O problema de Pesquisa Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão que a pesquisa visa responder. Um problema científico visa responder como são as coisas, e não como fazer as coisas.

3 O problema de Pesquisa Problemas de “valor” – “qual a melhor técnica psicoterápica”, “como devemos educar nossos filhos?”, “é bom utilizar jogos na educação infantil?” – não são problemas científicos. Isso não significa que a ciência não pode ajudar nessas questões, mas que não é possível testá-las empiricamente.

4 O problema de Pesquisa Um problema científico, portanto, é aquele que pode ser verificado através da pesquisa. Exemplo: ao invés de perguntar se “é bom utilizar jogos na educação infantil?”, testar a correlação entre o uso de jogos e o desempenho das crianças em testes e avaliações. A correção ou incorreção de uma hipótese deve ser passível de verificação empírica.

5 O problema de Pesquisa um problema é testável cientificamente quando envolve variáveis que podem ser observadas ou manipuladas. Exemplos: Como a escolaridade influencia a preferência político-partidária? A desnutrição contribui para o rebaixamento intelectual? Técnicas de dinâmica de grupo facilitam a interação entre os alunos?

6 O problema de Pesquisa A escolha do problema tem a ver com grupos, instituições, comunidades ou ideologias com que o pesquisador se relaciona. Elementos como relevância, oportunidade e comprometimento do pesquisador influenciam a escolha do problema.

7 O problema de Pesquisa Relevância do problema: pode ter relevância científica e/ou prática. Um problema é cientificamente relevante se conduzir à obtenção de novos conhecimentos. A relevância prática do problema está nos benefícios que podem decorrer de sua solução.

8 O problema de Pesquisa Oportunidade: o pesquisador deve considerar os contextos que permitem a ele tratar de certos problemas. Proximidade geográfica, condições materiais, possibilidade de acesso aos sujeitos podem determinar a escolha de um problema de pesquisa.

9 O problema de Pesquisa A escolha do problema de pesquisa sempre implica algum tipo de comprometimento. Exemplo: quando o pesquisador está integrado como técnico numa organização, tende a desenvolver as pesquisas que lhe são propostas pela direção ou por seus clientes.

10 Formulação do Problema
Em geral, a pesquisa começa com uma pergunta provisória ou um tema geral. Essa pergunta geralmente muda à medida em que se faz o levantamento bibliográfico ou pesquisas exploratórias iniciais. Leituras asseguram a qualidade na formulação do problema. O campo, por sua vez, possibilita o contato com a realidade.

11 Formulação do Problema
Importante na formulação do problema: “explicitar de forma clara uma questão de pesquisa que sirva de base para o planejamento, entender sua ligação com a metodologia a ser empregada e aprender a partir do trabalho já realizado por outro” (hitchcock e hughes apud moura e ferreira, 2005)

12 Formulação do Problema
Regras para formulação do problema: O problema deve ser formulado como pergunta: uma maneira simples e direta de abordar o problema. O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável: Não deve ser muito amplo, deve ser específico e executável.

13 Formulação do Problema
Regras para formulação do problema: O problema deve ter clareza e ser conceitualmente bem definido: é preciso deixar claro o sentido dos termos e conceitos utilizados. O problema deve ser preciso: devemos buscar problemas passíveis de definição e observação.

14 Formulação do Problema
Regras para formulação do problema: O problema deve conduzir a uma pesquisa factível: não adianta ser claro e bem definido se não for realizável. O problema deve ser ético: a ética no cuidado com os sujeitos da pesquisa é um dos princípios fundamentais.

15 Formulação do Problema
Antes de definir uma questão, parte-se de um tema mais geral, e refina-se com a revisão bibliográfica. O problema determina a metodologia usada. Depois de definido o problema, especifica-se os objetivos. É comum, mas não obrigatório, haver um objetivo geral e objetivos específicos.

16 Hipótese Hypo (abaixo) + Thesis (afirmação, proposição)
É uma formulação provisória, com intenção de ser posteriormente demonstrada ou verificada pela pesquisa. É uma provável resposta ao problema de pesquisa. O processo de pesquisa se volta para a busca de evidências que comprovem ou refutem a afirmativa feita na hipótese.

17 Hipótese As hipóteses podem estar implícitas ou explícitas, mas são elas que orientam a coleta de dados. É possível reconhecer as hipóteses subjacentes a uma pesquisa quando observamos os instrumentos adotados para a coleta de dados (GIL, 1991)

18 Hipótese As hipóteses devem ter:
Consistência lógica: não devem conter contradições e devem ser coerentes com o conhecimento científico e com a pesquisa Verificabilidade: devem ser passíveis de verificação na pesquisa Simplicidade: Uma hipótese não deve conter grandes e complexos enunciados, o que comprometeria a verificabilidade Relevância: deve ter função preditiva ou explicativa

19 Hipótese Viés do pesquisador:
Um pesquisador deve ter o cuidado de não buscar apenas atentar aos fatos que confirmem sua hipótese. É uma tendência humana dar atenção aos fatos que confirmem nossas crenças, nossos valores e interesses, e o pesquisador deve estar atento a esse risco.

20 Atividade Pensar em um tema ou área do seu interesse;
Pensar em um possível problema nessa área, considerando os possíveis sujeitos de pesquisa;


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