A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apnea do Sono "A apnea do sono: o que a Equipe de Saúde da Família deve saber?".

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apnea do Sono "A apnea do sono: o que a Equipe de Saúde da Família deve saber?"."— Transcrição da apresentação:

1 Apnea do Sono "A apnea do sono: o que a Equipe de Saúde da Família deve saber?".

2 Apnea do Sono Convencionalmente define-se apnéia do sono como a parada respiratória durante o sono. Estes episódios podem durar alguns segundos, após os quais é retomada a respiração normal, e ocorrem várias vezes durante o sono.

3 Sono Não Reparador Apnea -Hipoapnea (10s)
Ambas se acompanham de uma diminuição dos níveis de oxigênio no sangue e culminam com um micro despertar cerebral que definimos como despertar breve. Sono Não Reparador

4 Apnea do sono Causas Maturação neurológica central
Espaços respiratórios Peso corporal Aeração durante o sono Outros fatores

5 Diagnóstico O diagnóstico clínico dos maiores especialistas do mundo é considerado correcto em 50% dos casos considerando uma prevalência de 5% da doença. O único método de diagnóstico conhecido é a polissonografia, que mede o número total de eventos de apneia + hipopneia por hora, o índice de apnéia e hipopnéia (IAH). Para um evento ser considerado como obstrutivo é necessário haver aumento do esforço respiratório reflexo. Se o IAH for maior ou igual a cinco o paciente é considerado portador da síndrome da apnéia obstrutiva do sono. De 5-15 leve, de moderado e mais que 30 grave. O único método de diagnóstico conhecido é a polissonografia, que mede o número total de eventos de apnea + hipopnea por hora. (IAH). índice de apnéia e hipopnéia Se o IAH >cinco o paciente é considerado portador da síndrome da apnéia obstrutiva do sono. De 5-15 leve, de moderado e mais que 30 grave.

6 Apnea obstrutiva do sono
O fator determinante da OSA está localizado nas vias aéreas superiores (VAS), especialmente na faringe. O colapso de suas paredes durante o sono pode restringir, em parte, o fluxo aéreo, produzindo vibrações de baixa frequência, constituindo o ronco.

7 Ronco O ronco não pode mais ser avaliado simplesmente pelo seu aspecto social e deve ser considerado um problema médico, pois pode preceder a OSA em mais de 90% dos casos. O ronco é também um fator de desagregação familiar, muitas vezes levando a pessoa que ronca a dormir em quarto separado, bem como torna a pessoa que ronca motivo de piadas entre companheiros de trabalho, de pescarias ou acampamentos, ou quando tem que dividir quarto de hotel

8 Ronco de maridos provoca dor nas mulheres, revela estudo(Folha de S
Ronco de maridos provoca dor nas mulheres, revela estudo(Folha de S. Paulo) 4 Dez 2004 Roizenblatt As noites mal dormidas ao lado do marido provocam sonolência, fadiga e irritação no dia seguinte. 81% das mulheres casadas com apnéicos, além de sofrerem os efeitos da preocupação e do cansaço, queixam-se de dor, mostra uma pesquisa realizada pelo Instituto do Sono da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)

9 Epidemiologia e serviços de saúde
A abstinência de sono pode colocar em risco os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente os motoristas de ambulância. (Patrícia Ambrósio; Lorena Teresinha Consalter Geib) Objetivo :investigar a sonolência excessiva diurna desses motoristas da área de abrangência da Macrorregião Norte do Rio Grande do Sul,.

10 Apnea do Sono Multidisciplinaridade Maturação neurológica central Neurologista Especialista em sono Central Obstrutiva (OSA) Ortodontista Endocrinologista Otorrino Aeração durante o sono Otorrino

11 Como a Equipe da Saúde da Família Pode Diagnosticar?
Qualidade de sono ?(não reparador) Histórico do paciente (anamnese) Multiplo despertares Sonolência diurna Ronco Dificuldade em manter a concentração Consumo de álcool (deprime o sono)

12 Apnea do Sono Aparelhos Dentários Tratamento:
Evidência científica sugere que os aparelhos dentários constituem uma ferramenta coadjuvante no tratamento da apnea obstrutiva do sono Evidence-Based Dentistry (2002) 3, 51-51Evidence-Based Dentistry (2002)

13 Avanço Mandibular Mecanismo Os pacientes com apnea do sono com aparelhos orais (com magnetos )) apresentam mudanças de tamanho e forma na faringe em três dimensões Avanço Mandibular Liberação dos espaços aéreos superiores Avanço mandibular progressivo

14 Aparelho com magnetos em ambas as arcadas com selamento labial
Plano de tratamento Inicial : Placas flexíveis ambas as arcadas ) com Magnetos )para construir a mordida e liberar e espaços aéreos Aparelho com magnetos em ambas as arcadas com selamento labial

15 Conseqüências (não tratamento)
A apnea do sono conduz a sonolência diurna inibindo a concentração mudança de humor, depressão, irritabilidade , disfunção sexual, dificuldade de memória , aprendizado e má qualidade de vida. As pesquisas recentes confirmam que apnea é responsável pela pressão alta assim como pelo  risco de problemas cardíacos e derrames.

16 Bibliografia Evidence-Based Dentistry (2002) 3, 51-51Evidence-Based Dentistry (2002) Botler, Lya.Magnetismo em Ortodoncia y Ortopedia dos maxilares Revista Ortodoncia Clinica, Barcelona; v.2, n.3, Octubre/Novembre, 1999 Botler, Lya.Aparatologia Híbrida Ativa-Hibrid Active Device-Jornal da ABOM Órgão informativo da Associação Brasileira de ortopedia dos maxilares Rio de janeiro; v.1, n.4, p.7, Novembro/Dezembro, 1993 Endereço :


Carregar ppt "Apnea do Sono "A apnea do sono: o que a Equipe de Saúde da Família deve saber?"."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google