A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Massagem Transversa Profunda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Massagem Transversa Profunda"— Transcrição da apresentação:

1 Massagem Transversa Profunda
Fricções de Cyriax

2 Introdução A massagem transversa de Cyriax consiste em mobilizar as estruturas moles realinhando o tecido conectivo e devolvendo a sua fisiologia, assim como a quebra de aderência instalada na região. Trata-se de uma técnica de massagem aplicada transversalmente, com a intenção de manter ou restabelecer a mobilidade normal em uma estrutura atingida, ou ainda, retomar a função.

3 Definição Consiste de movimentos breves, precisamente localizados e profundamente penetrantes realizados numa direção circular ou transversal. Ponta dos dedos, polegar ou a palma podem ser utilizados.

4 Objetivo Mobilizar os tendões, ligamentos, cápsulas articulares e músculos. Particularmente se estão presentes inflamação ou aderências crônicas.

5 Técnica Contato firme com a pele – não é necessário nenhum lubrificante.

6 Fricções transversais
São efetuadas em ângulo reto com o eixo longitudinal das fibras nas estruturas envolvidas(transversalmente às fibras).

7 Fricções circulares Pode ser efetuada com as pontas do segundo, terceiro e quarto dedos ou com o polegar. Disposição de tripé - As pontas dos dedos indicador e anular se tocam, e o dedo médio pousa em cima dos dois. Pressão obliqua em círculos pequenos, se aprofundando ligeiramente a cada círculo sucessivo. Ao atingir a profundidade necessária, a pressão é liberada gradualmente.

8 Tópicos relevantes Deve ser aplicada exatamente no ponto correto
A estrutura a ser tratada deve estar em estiramento Os dedos devem movimentar-se com a pele e tecidos subcutâneos, sobre os tecidos mais profundos. O atrito é efetuado com um movimento transversal às fibras (é o método mais efetivo para a mobilização dos músculos estriados)

9 Tópicos relevantes A pressão é aplicada apenas numa direção, seja para frente ou para trás. Os movimentos devem possuir suficiente profundidade e amplitude de modo a atingir a lesão. Isso pode exigir um reforço, com o uso de dois dedos (ou polegares), ao ser tratado um músculo de grandes dimensões como o quadríceps. Aumento gradativo de pressão e profundidade

10 Velocidade Tanto as fricções transversais como as circulares são efetuadas lentamente, com um ritmo uniforme.

11 Profundidade e pressão
Tanto as fricções transversais como as circulares são movimentos muito profundos. Uma pressão significativa é aplicada a uma área muito pequena de tecido, sendo importante que os dedos não se movam através da pele, a pressão é gradualmente aumentada nas primeiras passagens sobre o tecido em tratamento. O movimento será pouco desconfortável ou doloroso, mas não deve ser insuportável.

12 Duração O tratamento pode se prolongar por 5 a 20 minutos em cada sessão e poderá ser repetido duas ou três vezes por semana, por quanto tempo se faça necessário.

13 Efeitos da fricção transversa
A pressão profunda e continua nos tecidos causa lesão local e libera uma substância similar à histamina e outros metabólitos que atuam diretamente nos capilares e arteríolas do local, causando vasodilatação. A vasodilatação local promove um aumento do liquido tecidual da área, o que provocará distensão local. O movimento produz uma inflamação controlada da área-alvo e, ao mesmo tempo, mobiliza as estruturas que não estavam tendo uma mobilidade correta.

14 Indicações Fricções profundas, juntamente com outras intervenções, são úteis no tratamento das contraturas e distensões musculares, tendinites e rupturas tendinosas parciais, tenossinovites, torções ligamentares, endurecimento de áreas subcutâneas e tecido cicatricial.

15 Contra-indicação Lacerações musculares agudas
Inflamação articular aguda Doenças de pele na área a ser tratada; Vasos sanguíneos lesionados (flebite e TVP) na área a ser tratada; Neoplasia ou tuberculose na área a ser tratada ou em suas proximidades; Infecções bacterianas na área a ser tratada

16 Conclusão A Massagem Transversa Profunda, faz parte do arsenal do profissional da fisioterapia para que o utilize sempre quando o tecido músculo-esquelético apresente limitações decorrentes de uma fibrose tecidual demasiada a qual atrapalha o movimento funcional normal dos pacientes.

17 Escafóide

18 Infra-espinhoso

19 Rombóide


Carregar ppt "Massagem Transversa Profunda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google