A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing UNIDADE CURRICULAR CRIATIVIDADE E PROPAGANDA MKT 2 N / 2013 2 Introdução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing UNIDADE CURRICULAR CRIATIVIDADE E PROPAGANDA MKT 2 N / 2013 2 Introdução."— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing UNIDADE CURRICULAR CRIATIVIDADE E PROPAGANDA MKT 2 N / 2013 2 Introdução Tópicos para pensar a noção de criatividade nos negócios Prof. Irapuã Pacheco Martins Este material está embasado no texto “Motivos e objetivos para treinar a criatividade pessoal, capítulo 1 do livro Criatividade hoje : como se pratica, aprende e ensina / José Predebon. Esse livro está disponível na biblioteca da Faculdade e o texto é material de estudo para a primeira avaliação.

2 Mundo mutante, base crescente do uso da criatividade. MUDANÇA DIFERENÇA?

3 Ato repetitivo, seguro e confortável ROTINA SITUAÇÃO NORMAL?

4 Rotina não rima com conquista! Diante dessa realidade temos um problema que tem a ver com a criatividade: o que fazer para se sentir menos desconfortável com as mudanças do mundo??

5 PROBLEMA? Eis a questão!

6 CONSCIÊNCIA. Pode estar aí a solução!

7 Os adaptados às mudanças e os agentes de mudança. O tempo em questão – que tempo? Necessidade de consciência.

8 Planos de vida definem quem deve se preocupar com a criatividade. Plano racional de vida e de carreira. Balanço sobre propósitos de vida e sua sintonia com a criatividade.

9 Adaptar-se ao novo. Problema?? Tudo em nossa volta é movimento e renovação. Nada se repete de fato. Conservação ao extremo leva à imobilização... à estagnação

10 Características associadas aos processos de mudança... Curiosidade, desapego, entusiasmo e ousadia. Tendências que devem ser privilegiadas.

11 Como e porque tornar-se agente de mudanças? Os processos sociais são dinâmicos. Pensemos na metáfora: Se considerarmos a dinâmica social como um trem, com as pessoas de vanguarda viajando no primeiro vagão e as estagnadas no último, poderemos armar um interessante raciocínio. O trem viaja renovando os vagões. O último é sempre deixado nas estações dos desajustados e, a cada novo território, um vagão de novidades é incorporado, para as pessoas de vanguarda.

12 A condição de agente de mudança está associada à pessoas que, além de criativas, comparadas com a média geral, são: menos apegadas ao que possuem, mais sensíveis, mais determinadas, mais idealistas.

13 Mundo profissional e competências do terceiro milênio Tecnologia mudando ambientes, o pano de fundo. E a experiência nesse contexto?

14 Para pensar: “Revelou um astronauta americano, Edgar Mitchell, o sexto homem a pisar na Lua, que 10% do treinamento para a sua missão focalizava ações técnicas, e 90% cuidava do desenvolvimento de sua capacidade intuitiva para enfrentar desafios.”

15 A capacidade de improvisar é a grande competência do terceiro milênio. “O mundo está mudando de dono. Está deixando de pertencer aos que conhecem os fatos e caindo sob o domínio dos que sabem lidar com fatos desconhecidos”.

16 Exercício prático: Elaboração de RESUMO ESQUEMÁTICO. 1. Caracterize o contexto de mundo e de mercado que justifica desenvolvimento do pensamento criativo. 2.Eleja aspectos / ideias que contribuam para a compreensão e construção da “noção de criatividade” no âmbito dos negócios. Discorra brevemente. 3.Procure relacionar alguns dos aspectos / ideias com situações ligadas ao seu momento de vida pessoal ou profissional num exercício de conscientização sobre a sua condição de “ser criativo”.


Carregar ppt "Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing UNIDADE CURRICULAR CRIATIVIDADE E PROPAGANDA MKT 2 N / 2013 2 Introdução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google